domingo, 3 de dezembro de 2017

TEXTO LITERÁRIO E NÃO LITERÁRIO


PROFESSOR ALESSANDRO
CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA CONCURSOS – NÍVEL SUPERIOR – TODOS OS CARGOS 1
O QUE É UM TEXTO?
O texto (do latim textum: tecido) é uma unidade básica de organização e transmissão de ideias, conceitos e informações de modo geral. Em sentido amplo, uma escultura, um quadro, um símbolo, um sinal de trânsito, uma foto, um filme, uma novela de televisão também são formas textuais. Tal como o texto escrito, todos esses objetos geram um todo de sentido.
Um fragmento, uma parte (frase, palavra) não possuem autonomia, não podem ser tomados isoladamente, na medida em que cada parte liga-se ao todo. Fora do contexto (o texto como um todo), uma determinada parte poderá ter seu sentido original alterado, impedindo a depreensão do que de fato se desejou transmitir - o real significado do texto como expressão do autor. Por isso é importante a leitura do enunciado da questão e do texto com bastante atenção.
Há ainda uma propriedade básica na organização dos textos, que é a coesão; além dessa, há outra, identificada com os mecanismos de constituição de sentidos, que é a coerência. Esses dois elementos que dão vida ao texto serão estudados detalhadamente no nosso curso. Vamos analisar uma questão de concurso recente e ver a eficácia na interpretação quando se ler o texto e o enunciado dela.
(VUNESP – ADVOGADO)
01. É correto concluir, a partir da leitura da tira, que o autor faz uma crítica ao que ele considera ser uma característica dos
(A) humanos: trabalharem em conjunto com vistas a um objetivo comum, que beneficie a todos os membros do grupo.
(B) pássaros: agirem de modo muito parecido com as ações humanas no que diz respeito ao bem-estar do grupo.
(C) humanos: em vez de se ajudarem, tendo em vista o bem comum de todo o grupo, comportam-se como os pássaros.
(D) pássaros: não serem capazes de imitar as ações dos homens, já que estes são exemplares quanto ao
trabalho em grupo.
(E) humanos: atuarem de modo individualista, não se organizando para trabalhar em grupo, em busca de um bem comum.
TEXTO LITERÁRIO
O texto literário se organiza em gêneros literários. Os textos literários são divididos em dois grupos: textos em verso, textos em prosa. Os textos em verso são os poemas, aqueles que são formados por versos; Os textos em prosa são aqueles construídos em linha reta, organizados em frases, parágrafos, capítulos, partes etc.
Características do texto literário:
Ficcionalidade: os textos não fazem, necessariamente, parte da realidade (ficção, simulação, fingimento, invenção, fantasia).
Função estética: o artista procura representar a realidade a partir da sua visão, interpreta o texto de maneira individual a partir do olhar do escritor. Não importa apenas o que diz, mas como se diz.
Plurissignificação: nos textos literários as palavras assumem diferentes significados. Por isso é conotativo (significação contextual de vocábulos), isto é, cria novos significados.
Subjetividade: expressão pessoal de experiências, emoções e sentimentos. Quanto à forma o texto literário pode ser escrito em:
Prosa: o texto se divide em blocos chamados parágrafos. Exemplos: crônica, conto, novela, romance, peça teatral etc.
Poesia (verso): o texto se divide em blocos chamados estrofes, a cada linha dá-se o nome de verso. Exemplos: poema e poesia.
Exemplo de uma questão de concurso cujo texto é literário (observar a forma e o sentido conotativo das palavras):
(UFSB – TÉCNICO ADMINISTRATIVO)
Aos poucos pesa em nosso corpo (e na alma não menos) a realidade de que o rio que empurra a vida não é miragem. Manchas, rugas, cansaço, impaciência e, sempre espiando atrás das portas, o medo: estou fora dos padrões, fora do esquadro, devo impedir isso, preciso mudar? O grande engodo da nossa cultura nos convoca: a endeusada juventude tem de ser a nossa meta.
Correr para frente, voltados para trás.
Ou nascemos assim, querendo permanência e achando, infantilmente, que criança não sofre, adolescente não adoece, só na adultez e na maturidade, pior ainda, na velhice, acontecem coisas negativas. Esquecemos a solidão, a falta de afeto, a sensação de abandono, o medo do escuro ou da frieza dos adultos, tudo o que nos atormentou nesse frágil paraíso chamado infância, ainda que ela tenha sido boa.
(LUFT, Lya. O tempo é um rio que corre. Rio de Janeiro: Record, 2014.)QUESTÃO 05A respeito da crônica, analise as afirmativas.
I - O segmento (e na alma não menos) conota que, para a narradora, o corpo sofre alterações ao longo do tempo, o que não acontece com a alma.
II - A frase Correr para frente, voltados para trás remete a outra anterior: a endeusada juventude tem de ser nossa meta.
III - Para a narradora, em todas as fases da vida, as pessoas passam por sofrimentos, por coisas negativas, não somente na maturidade.
IV - Manchas, rugas, cansaço, impaciência são marcas do medo dos adultos em relação a chegada do envelhecimento.
Está correto o que se afirma em

[A] I, II e IV, apenas.
[B] II, III e IV, apenas.
[C] I e III, apenas.
[D] II e III, apenas.
TEXTO NÃO LITERÁRIO
Função utilitária: explicar, divulgar, convencer, persuadir, conscientizar, informar etc.
Pode ser resumido, sem prejuízo de seu conteúdo ou plano de expressão.
É denotativo, ou seja, referencial, aspirando a ser o mais informativo possível. Assim sua linguagem busca transmitir um único significado para os termos que emprega.
Objetividade (impessoalidade): dificilmente há a impressão de emoções ou sentimentos do autor, pois o objetivo é tratar sobre a realidade.
Quanto à forma, a prosa é a mais usada. Exemplos: notícia, campanha publicitária, reportagem, editorial etc.
Exemplo:
(PSICÓLOGO)
A diferença do salário de admissão de homens e mulheres diminuiu pelo segundo ano consecutivo. Em 2015, ela ficou em 12,10%, apontam dados do Ministério do Trabalho referentes ao mercado formal de empregos.
A aproximação se deu porque a remuneração dos homens se deteriorou mais. O salário inicial masculino caiu 2,3%, e o feminino, 0,34%.
Em janeiro, os homens ingressaram no mercado com um salário R$ 100 mais baixo do que o valor de entrada dos demitidos – ou seja, o rebaixamento continuou.
Entre as mulheres, a tendência foi a mesma, mas a piora foi de R$ 70.
“As atividades mais atingidas pela crise são indústria e construção civil, tradicionalmente masculinas”, diz Lucia Garcia, coordenadora de pesquisas do Dieese (centro de estudos dos sindicatos).
(Fonte: Folha de São Paulo, Caderno Cotidiano, 08/03/2016)
De acordo com o texto:
a) Homens ganham mais do que mulheres porque elas não são tão demitidas quanto eles;
b) Um lado positivo das crises é a equidade de salários de homens e mulheres;
c) Salários de homens e mulheres têm se aproximado com a piora das condições do emprego;
d) Governo e sindicatos discordam sobre a distribuição de renda entre os gêneros.
Denotação e Conotação (Breve noção)
Denotação
O termo vem do latim (denotatione, indicação) e remete ao sentido literal das palavras; é aquilo que, no cotidiano, chamamos “ao pé da letra”. A denotação deve predominar em textos de natureza objetiva, como é o caso de notícias e artigos científicos.
Veja:
As equipes de resgate trabalharam durante a noite.
Na frase anterior, o sentido de noite é denotativo, já que a palavra mantém sua significação originária e, por isso, não permite mais de um sentido.
Conotação
O termo vem do latim (cum + notatione, notação, marca) e remete ao sentido figurado das palavras. A conotação ocorre em textos em que a linguagem adquire natureza poética ou estética.
Veja:
Apesar do dia lá fora, fazia-se noite em mim.
Na frase acima, o sentido de noite é conotativo, já que a palavra foge à sua significação originária. Nesse caso, a carga significativa é ampliada, fazendo o termo remeter, de forma poética e emotiva, ao estado de alma do indivíduo que fala.
ANOTAÇÕES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reportagem

 GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM Olá, eu sou o professor Alessandro. Na aula de hoje vamos abordar o assunto reportagem. Reportagem é um gênero te...