Regência
verbal é o princípio pelo qual os verbos se ligam a seus complementos.
(Exigência, dependência, termo regente e termo regido).
Há verbos
que não precisam de nenhum complemento; já os verbos que precisam de
complemento podem se ligar a eles diretamente ou por meio de preposições como a,
de, em, com, entre outras. Há verbos que admitem mais de uma regência e
permanecem com o mesmo sentido; há outros que têm seu sentido modificado quando
alterada a preposição que o complementa.
VERBO CLASSIFICAÇÃO SIGNIFICADO EXEMPLO
VERBO CLASSIFICAÇÃO SIGNIFICADO EXEMPLO
VERBO
|
CLASSIFICAÇÃO
|
SIGNIFICADO
|
EXEMPLO
|
aspirar
|
VTD
VTI
|
sorver, respirar
pretender, desejar
|
Os atletas aspiravam o ar
das montanhas.
O vereador aspirava a um alto cargo.
|
assistir
|
VTI
VTD ou VTI
VI
|
estar presente, presenciar,
ver,
acompanhar, prestar assistência
morar, residir (rege adjunto
adverbial com a preposição em)
|
Ontem assisti a um filme
iraniano.
O médico assiste o
doente (ou ao doente).
Minha comadre assiste em Santos.
|
chamar
|
VTD
VTI
VTD ou
VTI
|
convocar, fazer vir
invocar (exige a preposição
por)
cognominar, qualificar,
denominar +
predicativo do objeto
|
Chamem a
polícia!
O pai chamava desesperadamente
pela filha.
Chamava-o
irresponsável.
Chamava-o de
irresponsável.
Chamava-lhe
irresponsável.
Chamava-lhe de irresponsável.
|
esquecer e
lembrar
|
VTD
VTI
VTI
|
(quando não pronominais)
(quando pronominais, exigem a
preposição de)
cair no esquecimento/vir à lembrança
|
Que chateação! Esqueci o
nome dele.
Lembrei o nome
dele.
Esqueci-me do
livro.
Lembrei-me do fato.
Esqueceram-me as chaves em casa.
|
informar
|
VTD
VTDI
|
dar notícias, esclarecer
(mesmo significado)
|
Os jornais informaram o
público consumidor.
A secretária informou a
nota ao aluno.
A secretária informou o aluno da nota.
|
obedecer e
desobedecer
|
VTI
|
(exigem a preposição a)
|
O bom motorista obedece às
leis do trânsito.
Felipe desobedeceu a seus superiores.
|
pagar e
perdoar
|
VTD
VTI
VTDI
|
(quando o objeto é coisa)
(quando o objeto é pessoa)
|
Paguei a conta.
Perdoei aos
inimigos.
Paguei a conta
ao feirante.
Perdoei a ofensa ao menino.
|
preferir
|
VTDI
VTD
|
querer antes, escolher entre
duas ou várias coisas
ter predileção por
|
Prefiro o amor à
guerra.
Preferimos a alegria, não aceitamos a dor.
|
querer
|
VTD
VTI
|
desejar
estimar, querer bem (exige a
preposição a)
|
Ela queria o disco da
Gal, mas não o quer mais.
Eu quero a meus amigos e sempre lhes quis.
|
simpatizar e
antipatizar
|
VTI
|
(exigem a preposição com; não
são pronominais)
|
Simpatizava com a
ideia.
Ao sermos apresentados, antipatizei com ele.
|
visar
|
VTD
VTI
|
mirar; pôr visto
ter em vista, pretender
(exige a preposição a)
|
Visou o alvo e
atirou.
O fiscal, aborrecido, visava
os passaportes.
Ele só visava a uma posição de destaque.
|
Regência
nominal é o princípio pelo qual os nomes se ligam a seus complementos.
REGÊNCIA DE ALGUNS NOMES
|
|
a
|
acessível, adequado, alheio, análogo, apto, avesso, benéfico,
cego, conforme, contíguo, desatento, desfavorável, desleal, equivalente,
fiel, grato, guerra, hostil, idêntico, inacessível, inerente, indiferente,
infiel, insensível, nocivo, obediente, odioso, oposto, peculiar, pernicioso,
próximo (de), superior, surdo (de), visível
|
de
|
amante, amigo, ansioso, ávido, capaz,
cobiçoso, comum, contemporâneo, curioso, devoto, diferente, digno, dessemelhante,
dotado, duro, estreito, fértil, fraco, incerto, indigno, inocente, menor,
natural, nobre, orgulhoso, pálido, passível, pobre, pródigo (em), temeroso,
vazio, vizinho
|
com
|
afável, amoroso, aparentado, compatível, conforme, cruel,
cuidadoso, descontente, furioso (de),
inconsequente, ingrato, intolerante, liberal, misericordioso,
orgulhoso, parecido (a), rente (a, de)
|
contra
|
desrespeito, manifestação, queixa
|
em
|
constante, cúmplice, diligente,
entendido, erudito, exato, fecundo, fértil, fraco, forte, hábil, impossibilidade
(de), incansável, incerto, inconstante, indeciso, lento, morador, parco (de),
perito, prático, sábio, sito, último (de, a), único
|
entre
|
convênio, união
|
para
|
apto, bom, diligente, disposição, essencial, idôneo, incapaz,
inútil, odioso, pronto (em), próprio (de), útil
|
para com
|
afável, amoroso, capaz, cruel, intolerante, orgulhoso
|
por
|
ansioso, querido (de), responsável, respeito (a, de)
|
sobre
|
dúvida, influência, triunfo
|
Crase é
a fusão escrita e oral de duas vogais idênticas.
A palavra crase nomeia a contração ou fusão da preposição a
exigida pela regência de um verbo ou um nome (substantivo, adjetivo ou
advérbio) com:
1 - o
artigo feminino a(s):
Exceto
para quem é alérgico à qualidade.
2 - os
pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo:
Por favor,
encaminhe-se àquele balcão.
3 - o pronome
demonstrativo a(s): Nossos atletas estão em condições
semelhantes às dos americanos.
Portanto, excluindo-se os casos dos
demonstrativos,
a crase ocorre apenas antes de palavra
feminina.
em caso de
dúvida...
Existem dois procedimentos que auxiliam na identificação da crase:
• Verifique se a palavra admite o artigo a, colocando-a depois de um
verbo que exige uma preposição diferente de a:
Vim da Itália.
Vou à Itália.
Vim de Recife.
Vou a Recife.
• Substitua a palavra feminina por uma masculina e observe se ocorre a
combinação ao antes do nome masculino:
Seu
discurso não fez referência aos candidatos. Seu discurso não fez
referência às candidatas.
casos especiais
Ocorre crase:
• em locuções adverbiais e prepositivas formadas por
substantivos femininos: À direita ficava a sala.
• antes de nomes de lugares determinados pelo artigo: O papa
regressou à Itália.
Os nomes de lugar que normalmente não admitem artigo passam a exigi-lo se
seguidos de um termo especificador. Compare:
Fiz uma
excursão a Roma.
Fiz uma
excursão à Roma de meus avós.
nas
expressões proporcionais à medida que, à proporção que:
À
proporção que se aproximava o dia da entrega do prêmio, mais ansiosos ficavam
os atores.
• antes da
palavra casa, se ela for determinada:
Voltamos à
antiga casa de nossos pais um dia destes.
Quando
indica residência, lar, morada, a palavra casa não admite artigo e,
portanto, não ocorre crase.
Compare:
Vou a casa
depois da aula de ginástica.
Venho de
casa.
Estou em
casa.
• antes da
palavra Terra:
A nave
espacial russa já voltou à Terra.
Quando se
opõe a bordo, a palavra terra não admite artigo e, portanto, não
ocorre crase:
Os
marinheiros, assim que o navio atracou no cais, desceram a terra.
• quando
estão subentendidas as expressões à moda de, à maneira de ou palavras
como faculdade, empresa, companhia, mesmo que seja diante de palavras
masculinas:
Refiro-me à
UFRJ. (à universidade)
a crase é facultativa:
• diante de
nomes próprios femininos:
Procurou
ser agradável a Lia (ou à Lia).
• diante de
pronomes possessivos femininos:
O diretor
fez uma advertência a sua irmã. (ou à sua irmã).
• na locução
prepositiva até a:
Levou a
discussão até as (ou até às) últimas consequências.
PONTUAÇÃO
A pontuação marca na
escrita as diferenças de entonação, contribuindo para tornar mais preciso o
sentido que se quer dar ao texto.
Vírgula
A vírgula entre os termos da oração
Emprega-se a vírgula:
• para
separar termos que exercem a mesma função sintática — sujeito composto, complementos, adjuntos —,
quando não vêm unidos por e, ou e nem:
Deu-me livros, revistas de arte, discos
antigos e CDs.
objeto direto
para
isolar o aposto:
O resto, as
louças, os cristais, os talheres, irá nas caixas
menores.
• para
isolar o vocativo:
Você
ouviu, Maria, que notícia estranha?
• para
isolar o adjunto adverbial, quando ele é extenso ou quando se quer destacá-lo:
À noite, faço um
curso de inglês intensivo.
• para
isolar expressões explicativas como isto é, por exemplo, ou
melhor, a saber, ou seja, etc.
Entregaram-me
a encomenda, isto é, os móveis e as cadeiras, com um mês de atraso.
• para
isolar o nome de um lugar anteposto à
data:
Ipixuna do
Pará, 28 de dezembro de 2017.
A vírgula entre as orações
Coordenadas
Emprega-se a vírgula para separar:
• as orações coordenadas assindéticas: Foi à porta, espiou,
correu para dentro assustada.
• as orações coordenadas sindéticas, com exceção das
introduzidas pela conjunção e:
Talvez seja engano meu, mas acho-a agora mais serena.
subordinadas substantivas
Somente as orações subordinadas substantivas apositivas devem ser
separadas por vírgula (ou dois-pontos) da oração principal; as demais
substantivas, não.
Ele só pensava numa coisa, que não cederia.
subordinadas adjetivas
Somente as orações subordinadas adjetivas explicativas devem ser
separadas por vírgula da oração principal; as restritivas, não.
Nem ele, que é o melhor da turma, quis participar do torneio de
xadrez.
subordinadas adverbiais
As orações subordinadas adverbiais são separadas por vírgula:
• opcionalmente, se vierem após a oração principal:
or. principal or. subord. adverbial temporal
Ouvia histórias macabras deste lugar, quando
eu era menino.
vírgula
optativa
obrigatoriamente,
se vierem antepostas ou intercaladas à oração principal:
Se tudo
der certo, voltarei hoje mesmo.
Esses
fatos, conforme informamos no jornal do meio-dia, são falsos.
PONTO E VÍRGULA
Emprega-se
o ponto e vírgula:
• antes das
orações sindéticas adversativas e conclusivas, quando apresentarem a conjunção
deslocada:
Os alunos
pretendiam montar um pequeno laboratório de ciências; o dinheiro arrecadado, entretanto,
não foi o suficiente.
Você já
recebeu dois convites; deve, portanto, comparecer à cerimônia.
Observe
que, nesse caso, a conjunção vem entre vírgulas.
• para
separar orações, desde que a segunda contenha zeugma:
Vocês
anseiam pela violência; nós, pela paz.
• para
separar os itens dos enunciados enumerativos:
As águas
das chuvas provocam sérios problemas à rede de esgotos. Evite problemas,
procedendo da seguinte forma:
a) não
ligue ralos de fundo de quintais às redes de esgoto;
b) tampe
as caixas de inspeção e limpe-as a cada três meses;
c) não
jogue nos vasos sanitários fraldas descartáveis, absorventes higiênicos,
plásticos, estopas, panos e produtos similares.
PONTO
Emprega-se no final de
frases declarativas: Os livros foram danificados pelas traças.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Emprega-se no final de
frases interrogativas
diretas:
E eu? O que devo fazer?
PONTO DE EXCLAMAÇÃO
Emprega-se no final de
frases exclamativas, com a finalidade de indicar estados emocionais, como
espanto, surpresa, dor, alegria, súplica, etc.:
Saia daqui já!
DOIS-PONTOS:
É usado para introduzir
palavras, expressões, orações ou citações que ser vem para enumerar ou esclarecer
o que se afirmou anteriormente:
“Lembrei-me do nome e do
tipo: era João Francisco Gregório, caboclo robusto, desconfiado…”
(Graciliano
Ramos)
ASPAS
São usadas no início e
no final de citações; para destacar palavras estrangeiras, neologismos, gírias;
para marcar ironia; para indicar mudança de interlocutor nos diálogos; quando o
termo não é muito preciso para o contexto.
Mário Quintana dizia: “Qualquer ideia que te agrade, por isso mesmo...é
tua”.
Ricardinho disse que acha os filmes de Indiana Jones “mó legal”.
PARÊNTESES
São empregados para
separar palavras ou frases explicativas e nas indicações bibliográficas:
“Depois do jantar (mal
servido) Seu Dagoberto saiu do Grande Hotel e Pensão do Sol (Familiar) palitando
os dentes caninos.”
(Alcântara
Machado)
TRAVESSÃO
É utilizado:
• para indicar a
mudança de interlocutor nos diálogos:
— Quer saber de uma
coisa?
O melhor é nós
terminarmos.
— Terminarmos?
Ele sentiu um frio.
— Não combinamos mais
mesmo.
(Luiz
Vilela)
• para isolar a fala
da personagem da fala do narrador:
— Que deseja agora? —
gritou-lhe, afinal, a voz transtornada. — Já não lhe disse que não tenho nada a
ver com suas histórias?
(Fernando
sabino)
para destacar ou isolar
palavras ou expressões no interior de frases:
Grande futuro? Talvez
naturalista, literato, arqueólogo, banqueiro, político, ou até bispo — bispo
que fosse —, uma vez que fosse um cargo…
(Machado
de Assis)
RETICÊNCIAS
Indicam a interrupção da
frase, feita com a finalidade de sugerir: dúvida,
hesitação, surpresa:
Não quero
ir à casa dela porque... porque não quero vê-la tão cedo.
Qualquer
dia destes, embarco... pra China!
• prolongamento
da frase: Naquele jardim havia de tudo: dálias, rosas, crisântemos,
violetas...
• interrupção
do pensamento ou sugestão para que o leitor complete o raciocínio:
Depois de
tantos anos, finalmente nos encontramos e...
• destaque a
uma palavra ou expressão: De todas as minhas experiências, nada
equivaleu a... ser pai!
• supressão
de trecho em textos:
“A
democratização dos estudos trouxe para as escolas de ensino médio alunos que
outrora ingressavam diretamente na vida ativa. [...] No ensino médio, os
estabelecimentos escolares recebem alunos muito heterogêneos no que tange à
relação com o saber.”
(Philippe Perrenoud)
ORTOGRAFIA
OFICIAL
Novo
Acordo Ortográfico (Destaques)
Alfabeto
A influência do inglês
no nosso idioma agora é oficial. Há muito tempo as letras “k”, “w” e “y” faziam
parte do nosso idioma, isto não é nenhuma novidade. Elas já apareciam em
unidades de medidas, nomes próprios e palavras importadas do idioma inglês,
como:
km – quilômetro,
kg – quilograma
Show, Shakespeare, Byron, Newton, dentre
outros.
Trema
1. Não se usa mais o
trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser
pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui.
Como era Como ficou
agüentar aguentar
argüir arguir
bilíngüe bilíngue
cinqüenta cinquenta
delinqüente delinquente
eloqüente eloquente
ensangüentado ensanguentado
eqüestre equestre
freqüente frequente
lingüeta lingueta
lingüiça linguiça
qüinqüênio quinquênio
sagüi sagui
seqüência sequência
seqüestro sequestro
tranqüilo tranquilo
Atenção: o trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em
suas derivadas. Exemplos: Müller, mülleriano.
2. Acentuam-se as oxítonas terminadas em “A”, “E”, “O”,
seguidas ou não de “S”, inclusive as formas verbais quando seguidas de “LO(s)”
ou “LA(s)”. Também recebem acento as oxítonas terminadas em ditongos abertos, como “ÉI”, “ÉU”,
“ÓI”, seguidos ou não de “S”, terminadas em em, ens.
Chá Mês nós
Gás Sapé cipó
Dará Café avós
Pará
Vocês compôs
Vatapá pontapés só
Aliás
português
robô
dá-lo vê-lo avó
recuperá-los Conhecê-los pô-los
guardá-la Fé compô-los
réis (moeda) Véu dói
méis céu mói
pastéis Chapéus anzóis
ninguém parabéns Jerusalém
Resumindo:
Só não acentuamos
oxítonas terminadas em “I” ou “U”, a não ser que seja um caso de hiato. Por exemplo: as palavras “baú”,
“aí”, “Esaú” e “atraí-lo” são acentuadas porque as semivogais “i” e “u” estão
tônicas nestas palavras.
(NOVO ACORDO)
Não se usa mais o acento
dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas
(palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).
Como era Como ficou
alcalóide alcaloide
alcatéia alcateia
andróide androide
apóia (verbo apoiar) apoia
apóio (verbo apoiar) apoio
asteróide asteroide
bóia boia
celulóide celuloide
clarabóia claraboia
colméia colmeia
Coréia Coreia
debilóide debiloide
epopéia epopeia
estóico estoico
estréia estreia
estréio (verbo estrear) estreio
geléia geleia
heróico heroico
idéia ideia
jibóia jiboia
jóia joia
odisséia odisseia
paranóia paranoia
paranóico paranoico
platéia plateia
tramóia tramoia
Atenção: essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser
acentuadas as palavras oxítonas
terminadas em éis, éu, éus, ói, óis. Exemplos: papéis, herói, heróis, troféu,
troféus.
3. Acentuamos as
palavras paroxítonas quando
terminadas em:
•
L – afável, fácil, cônsul, desejável, ágil, incrível.
•
N – pólen, abdômen, sêmen, abdômen.
•
R – câncer, caráter, néctar, repórter.
•
X – tórax, látex, ônix, fênix.
•
PS – fórceps, Quéops, bíceps.
•
Ã(S) – ímã, órfãs, ímãs, Bálcãs.
•
ÃO(S) – órgão, bênção, sótão, órfão.
•
I(S) – júri, táxi, lápis, grátis, oásis, miosótis.
•
ON(S) – náilon, próton, elétrons, cânon.
•
UM(S) – álbum, fórum, médium, álbuns.
• US – ânus, bônus, vírus, Vênus.
Também acentuamos as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes (semivogal+vogal):
Névoa, infância, tênue,
calvície, série, polícia, residência, férias, lírio.
(NOVO ACORDO)
Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento
no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo. Como era Como fica
baiúca
baiuca
bocaiúva bocaiuva
cauíla
cauila
feiúra feiura
Atenção: se a palavra for oxítona
e o i ou o u estiverem em posição final (ou seguidos de s), o acento permanece.
Exemplos: tuiuiú, tuiuiús, Piauí.
4. Todas as
proparoxítonas são acentuadas.
Ex.
México, música, mágico, lâmpada, pálido, pálido, sândalo, crisântemo, público,
pároco, proparoxítona.
QUANTO À
CLASSIFICAÇÃO DOS ENCONTROS VOCÁLICOS
5. Acentuamos as vogais
“I” e “U” dos hiatos, quando:
• Formarem sílabas sozinhos ou com “S”
Ex. Ju-í-zo, Lu-ís, ca-fe-í-na, ra-í-zes,
sa-í-da, e-go-ís-ta.
(NOVO ACORDO)
Não
se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s).
Como
era Como ficou
Abençôo abençoo
crêem (verbo crer) creem
dêem (verbo dar) deem
dôo (verbo doar) doo
enjôo enjoo
lêem (verbo ler) leem
magôo (verbo magoar) magoo
perdôo (verbo perdoar) perdoo
povôo (verbo povoar) povoo
vêem (verbo ver) veem
vôos voos
zôo zoo
Não se usa mais o acento
que diferenciava os pares pára/para, péla(s)/ pela(s), pêlo(s)/pelo(s),
pólo(s)/polo(s) e pêra/pera.
Como era Como ficou
Ele pára o carro. Ele para o carro.
Ele foi ao pólo Norte. Ele foi ao polo Norte.
Ele gosta de jogar pólo.
Ele gosta de jogar polo. Esse gato tem pêlos brancos. Esse gato tem pelos brancos. Comi uma
pêra. Comi
uma pera.
6.
Acento Diferencial
O acento diferencial
permanece nas palavras:
pôde (passado), pode
(presente)
pôr (verbo), por
(preposição)
Nas formas verbais, cuja
finalidade é determinar se a 3ª pessoa do verbo está no singular ou plural:
SINGULAR PLURAL
Ele tem Eles têm
Ele vem Eles vêm
Essa regra se aplica a
todos os verbos derivados de “ter” e “vir”, como: conter, manter, intervir,
deter, sobrevir, reter, etc.
Uso do Hífen
Regra Geral
A letra “H” é uma letra
sem personalidade, sem som. Em “Helena”, não tem som; em “Hollywood”, tem som
de “R”. Portanto, não deve aparecer encostado em prefixos:
pré-história anti-higiênico sub-hepático super-homem
Então, letras IGUAIS, SEPARA. Letras DIFERENTES, JUNTA.
Anti-inflamatório
neoliberalismo Supra-auricular extraoficial
Arqui-inimigo semicírculo
sub-bibliotecário
superintendente
Quanto ao “R” e o “S”, se o prefixo terminar em vogal, a
consoante deverá ser dobrada:
suprarrenal (supra+renal) ultrassonografia (ultra+sonografia)
minissaia antisséptico contrarregra megassaia
Entretanto, se o prefixo terminar em consoante, não se unem
de jeito nenhum.
Sub-reino
ab-rogar sob-roda
ATENÇÃO!
Quando
dois “R” ou “S” se encontrarem, permanece a regra geral: letras iguais, SEPARA.
super-requintado super-realista inter-resistente
CONTINUAMOS A USAR O HÍFEN
Diante dos prefixos
“ex-, sota-, soto-, vice- e vizo-“:
Ex-diretor,
Ex-hospedeira, Sota-piloto, Soto-mestre, Vice-presidente ,
Diante de “pós-, pré- e
pró-“, quando TEM SOM FORTE E ACENTO.
pós-tônico, pré-escolar,
pré-natal, pró-labore
pró-africano,
pró-europeu, pós-graduação
Diante de “pan-,
circum-, quando juntos de vogais.
Pan-americano,
circum-escola
OBS. “Circunferência” –
é junto, pois está diante da consoante “F”.
NOTA: Veja como fica
estranha a pronúncia se não usarmos o hífen:
Exesposa, sotapiloto,
panamericano, vicesuplente, circumescola.
ATENÇÃO!
Não se usa o hífen
diante de “CO-, RE-, PRE” (SEM ACENTO)
Coordenar reedição
preestabelecer
Coordenação refazer
preexistir
Coordenador reescrever
prever
Coobrigar relembrar
Cooperação reutilização
Cooperativa reelaborar
REGRA GERAL (Resumindo)
Letras iguais, separa
com hífen(-).
Letras diferentes,
junta.
O “H” não tem
personalidade. Separa (-).
O “R” e o “S”, quando
estão perto das vogais, são dobrados. Mas não se juntam com consoantes.
EXERCÍCIOS
(IVIN – MÃE DO RIO) – Em “Uma rede invisível e poderosa.”, a palavra
em negrito foi acentuada pela mesma razão que:
a)
História;
b)
Cuiabá;
c)
Trânsito;
d)
Ninguém;
e)
Palpável.
(IVIN – 2012) “Até as primeiras décadas do século 20, empresas
fabricavam seus produtos e procuravam vendê-los.” A acentuação
das palavras destacadas justifica-se por que:
a) São paroxítonas terminadas em “s” e “o”.
b) São oxítonas terminadas em “s” e “o”.
c) São iniciadas por monossílabos tônicos.
d) São proparoxítonas.
(IVIN –
2012) Atente para o trecho “... o ser humano consome não apenas para
satisfazer suas necessidades básicas, mas também para exibir suas qualidades
para o grupo...” (2°parágrafo). O uso da vírgula no trecho supracitado
justifica-se por:
a) Separar
orações subordinadas substantivas.
b) Separar
orações subordinadas adverbiais.
c) Separar
orações coordenadas.
d) Separar a oração principal da
oração subordinada adjetiva restritiva.
04 - Assinale o exemplo em que há emprego incorreto da
vírgula:
a) como está chovendo, transferi o passeio;
b) o pai e a mãe, agradeceram a presença de todos;
c) ele, caso queira, poderá vir hoje;
d) não sabia, porque não estudou;
e) o livro, comprei-o por conselho do professor.
a) como está chovendo, transferi o passeio;
b) o pai e a mãe, agradeceram a presença de todos;
c) ele, caso queira, poderá vir hoje;
d) não sabia, porque não estudou;
e) o livro, comprei-o por conselho do professor.
(FADESP – 2015) No que respeita às
regras de ortografia e pontuação, é correto afirmar que
(A)
a palavra “óbvio” é um monossílabo.
(B)
o grupo “qu” representa um só fonema em “enquanto” e “etiqueta”.
(C)
as vírgulas separam uma oração coordenada em “Dona Jandira, uma senhora mineira
de 85 anos, resumiu”.
(D)
os dois-pontos introduzem uma explicação em “idêntico ao de um viciado:
verifica se há mensagens a cada instante.
(IVIN – 2012) Na passagem: “(...)
O diretor, que apenas assistia à sessão, relatou-me sua impressão...”
A
opção em que observamos a mesma regência verbal da forma destacada acima
é:
a)
O advogado de defesa não assistiu o cliente.
b)
Não assisti ao final do julgamento do discente.
c)
A menina assistiu o garoto a pedido do juiz.
d)
O promotor assistiu a vítima do crime.
(IVIN) Assinale a alternativa que o acento grave indicativo de
crase está usado corretamente.
a) Sairemos às nove horas em ponto.
b) Viajaremos à Roma na próxima semana.
c) Caminhamos à paços lentos no museu.
d) Nenhuma das alternativas.
(IVIN) De acordo com a nova ortografia, assinale a alternativa em
que possui palavras em que o hífen foi colocado de forma INCORRETA:
a) Sob - roda, Sub - reino, Ab-rogar.
b) Super - requintado, Super - realista, Inter-resistente.
c) Micro-ondas, Anti-inflamatório, extra-oficial.
d) Todas as alternativas estão incorretas.
(IVIN) Assinale a alternativa em
que o emprego da crase está de forma INCORRETA:
a) Marcaram de se encontrar às 7hs
da manhã.
b) Amanhã irei à escola, hoje não.
c) Ele voltou à terra de seus pais.
d) Fazemos entrega à domicílio.
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