quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

REGÊNCIA, CRASE, PONTUAÇÃO, ORTOGRAFIA OFICIAL E ACENTUAÇÃO GRÁFICA PARA CONCURSOS E VESTIBULARES


Regência verbal é o princípio pelo qual os verbos se ligam a seus complementos. (Exigência, dependência, termo regente e termo regido).
Há verbos que não precisam de nenhum complemento; já os verbos que precisam de complemento podem se ligar a eles diretamente ou por meio de preposições como a, de, em, com, entre outras. Há verbos que admitem mais de uma regência e permanecem com o mesmo sentido; há outros que têm seu sentido modificado quando alterada a preposição que o complementa.
VERBO CLASSIFICAÇÃO SIGNIFICADO EXEMPLO
VERBO CLASSIFICAÇÃO SIGNIFICADO EXEMPLO
VERBO
CLASSIFICAÇÃO
SIGNIFICADO
EXEMPLO
aspirar
VTD
VTI
sorver, respirar
pretender, desejar
Os atletas aspiravam o ar das montanhas.
O vereador aspirava a um alto cargo.
assistir
VTI
VTD ou VTI
VI
estar presente, presenciar, ver,
acompanhar, prestar assistência
morar, residir (rege adjunto
adverbial com a preposição em)
Ontem assisti a um filme iraniano.
O médico assiste o doente (ou ao doente).
Minha comadre assiste em Santos.
chamar
VTD
VTI

VTD ou VTI
convocar, fazer vir
invocar (exige a preposição por)
cognominar, qualificar, denominar +
predicativo do objeto
Chamem a polícia!
O pai chamava desesperadamente pela filha.
Chamava-o irresponsável.
Chamava-o de irresponsável.
Chamava-lhe irresponsável.
Chamava-lhe de irresponsável.
esquecer e
lembrar
VTD
VTI

VTI
(quando não pronominais)
(quando pronominais, exigem a
preposição de)
cair no esquecimento/vir à lembrança
Que chateação! Esqueci o nome dele.
Lembrei o nome dele.
Esqueci-me do livro.
Lembrei-me do fato.
Esqueceram-me as chaves em casa.
informar
VTD
VTDI
dar notícias, esclarecer
(mesmo significado)
Os jornais informaram o público consumidor.
A secretária informou a nota ao aluno.
A secretária informou o aluno da nota.
obedecer e
desobedecer
VTI
(exigem a preposição a)
O bom motorista obedece às leis do trânsito.
Felipe desobedeceu a seus superiores.
pagar e
perdoar
VTD
VTI
VTDI
(quando o objeto é coisa)
(quando o objeto é pessoa)
Paguei a conta.
Perdoei aos inimigos.
Paguei a conta ao feirante.
Perdoei a ofensa ao menino.
preferir
VTDI
VTD
querer antes, escolher entre
duas ou várias coisas
ter predileção por
Prefiro o amor à guerra.
Preferimos a alegria, não aceitamos a dor.
querer
VTD
VTI
desejar
estimar, querer bem (exige a
preposição a)
Ela queria o disco da Gal, mas não o quer mais.
Eu quero a meus amigos e sempre lhes quis.
simpatizar e
antipatizar
VTI
(exigem a preposição com; não
são pronominais)
Simpatizava com a ideia.
Ao sermos apresentados, antipatizei com ele.
visar
VTD
VTI
mirar; pôr visto
ter em vista, pretender
(exige a preposição a)
Visou o alvo e atirou.
O fiscal, aborrecido, visava os passaportes.
Ele só visava a uma posição de destaque.



Regência nominal é o princípio pelo qual os nomes se ligam a seus complementos.

REGÊNCIA DE ALGUNS NOMES
a
acessível, adequado, alheio, análogo, apto, avesso, benéfico, cego, conforme, contíguo, desatento, desfavorável, desleal, equivalente, fiel, grato, guerra, hostil, idêntico, inacessível, inerente, indiferente, infiel, insensível, nocivo, obediente, odioso, oposto, peculiar, pernicioso, próximo (de), superior, surdo (de), visível
de
amante, amigo, ansioso, ávido, capaz, cobiçoso, comum, contemporâneo, curioso, devoto, diferente, digno, dessemelhante, dotado, duro, estreito, fértil, fraco, incerto, indigno, inocente, menor, natural, nobre, orgulhoso, pálido, passível, pobre, pródigo (em), temeroso, vazio, vizinho
com
afável, amoroso, aparentado, compatível, conforme, cruel, cuidadoso, descontente, furioso (de),
inconsequente, ingrato, intolerante, liberal, misericordioso, orgulhoso, parecido (a), rente (a, de)
contra
desrespeito, manifestação, queixa


em
constante, cúmplice, diligente, entendido, erudito, exato, fecundo, fértil, fraco, forte, hábil, impossibilidade (de), incansável, incerto, inconstante, indeciso, lento, morador, parco (de), perito, prático, sábio, sito, último (de, a), único
entre
convênio, união
para
apto, bom, diligente, disposição, essencial, idôneo, incapaz, inútil, odioso, pronto (em), próprio (de), útil
para com
afável, amoroso, capaz, cruel, intolerante, orgulhoso
por
ansioso, querido (de), responsável, respeito (a, de)
sobre
dúvida, influência, triunfo



Crase é a fusão escrita e oral de duas vogais idênticas.
A palavra crase nomeia a contração ou fusão da preposição a exigida pela regência de um verbo ou um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) com:
1 - o artigo feminino a(s):
Exceto para quem é alérgico à qualidade.
2 - os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo:
Por favor, encaminhe-se àquele balcão.
             3 - o pronome demonstrativo a(s): Nossos atletas estão em condições semelhantes às dos americanos.
Portanto, excluindo-se os casos dos demonstrativos,
a crase ocorre apenas antes de palavra feminina.
em caso de dúvida...
Existem dois procedimentos que auxiliam na identificação da crase:
Verifique se a palavra admite o artigo a, colocando-a depois de um verbo que exige uma preposição diferente de a:
Vim da Itália. Vou à Itália.
Vim de Recife. Vou a Recife.

Substitua a palavra feminina por uma masculina e observe se ocorre a combinação ao antes do nome masculino:
Seu discurso não fez referência aos candidatos. Seu discurso não fez referência às candidatas.

casos especiais
Ocorre crase:
em locuções adverbiais e prepositivas formadas por substantivos femininos: À direita ficava a sala.
antes de nomes de lugares determinados pelo artigo: O papa regressou à Itália.
Os nomes de lugar que normalmente não admitem artigo passam a exigi-lo se seguidos de um termo especificador. Compare:
Fiz uma excursão a Roma.
Fiz uma excursão à Roma de meus avós.
nas expressões proporcionais à medida que, à proporção que:
À proporção que se aproximava o dia da entrega do prêmio, mais ansiosos ficavam os atores.
antes da palavra casa, se ela for determinada:
Voltamos à antiga casa de nossos pais um dia destes.
Quando indica residência, lar, morada, a palavra casa não admite artigo e, portanto, não ocorre crase.
Compare:
Vou a casa depois da aula de ginástica.
Venho de casa.
Estou em casa.
antes da palavra Terra:
A nave espacial russa já voltou à Terra.
Quando se opõe a bordo, a palavra terra não admite artigo e, portanto, não ocorre crase:
Os marinheiros, assim que o navio atracou no cais, desceram a terra.
quando estão subentendidas as expressões à moda de, à maneira de ou palavras como faculdade, empresa, companhia, mesmo que seja diante de palavras masculinas:
Refiro-me à UFRJ. (à universidade)

a crase é facultativa:
diante de nomes próprios femininos:
Procurou ser agradável a Lia (ou à Lia).
diante de pronomes possessivos femininos:
O diretor fez uma advertência a sua irmã. (ou à sua irmã).
na locução prepositiva até a:
Levou a discussão até as (ou até às) últimas consequências.

PONTUAÇÃO
A pontuação marca na escrita as diferenças de entonação, contribuindo para tornar mais preciso o sentido que se quer dar ao texto.
Vírgula
A vírgula entre os termos da oração

Emprega-se a vírgula:
para separar termos que exercem a mesma função sintáticasujeito composto, complementos, adjuntos —, quando não vêm unidos por e, ou e nem:
Deu-me livros, revistas de arte, discos antigos e CDs.
                               objeto direto
para isolar o aposto:
O resto, as louças, os cristais, os talheres, irá nas caixas menores.
para isolar o vocativo:
Você ouviu, Maria, que notícia estranha?
para isolar o adjunto adverbial, quando ele é extenso ou quando se quer destacá-lo:
À noite, faço um curso de inglês intensivo.
para isolar expressões explicativas como isto é, por exemplo, ou melhor, a saber, ou seja, etc.
Entregaram-me a encomenda, isto é, os móveis e as cadeiras, com um mês de atraso.
para isolar o nome de um lugar anteposto à
data:
Ipixuna do Pará, 28 de dezembro de 2017.



A vírgula entre as orações

Coordenadas
Emprega-se a vírgula para separar:
as orações coordenadas assindéticas: Foi à porta, espiou, correu para dentro assustada.
as orações coordenadas sindéticas, com exceção das introduzidas pela conjunção e:
Talvez seja engano meu, mas acho-a agora mais serena.
subordinadas substantivas
Somente as orações subordinadas substantivas apositivas devem ser separadas por vírgula (ou dois-pontos) da oração principal; as demais substantivas, não.
Ele só pensava numa coisa, que não cederia.
subordinadas adjetivas
Somente as orações subordinadas adjetivas explicativas devem ser separadas por vírgula da oração principal; as restritivas, não.
Nem ele, que é o melhor da turma, quis participar do torneio de xadrez.
subordinadas adverbiais
As orações subordinadas adverbiais são separadas por vírgula:
opcionalmente, se vierem após a oração principal:

                      or. principal         or. subord. adverbial temporal
Ouvia histórias macabras deste lugar, quando eu era menino.
                               vírgula optativa
obrigatoriamente, se vierem antepostas ou intercaladas à oração principal:
Se tudo der certo, voltarei hoje mesmo.
Esses fatos, conforme informamos no jornal do meio-dia, são falsos.


PONTO E VÍRGULA
Emprega-se o ponto e vírgula:
antes das orações sindéticas adversativas e conclusivas, quando apresentarem a conjunção deslocada:
Os alunos pretendiam montar um pequeno laboratório de ciências; o dinheiro arrecadado, entretanto, não foi o suficiente.
Você já recebeu dois convites; deve, portanto, comparecer à cerimônia.
Observe que, nesse caso, a conjunção vem entre vírgulas.
para separar orações, desde que a segunda contenha zeugma:
Vocês anseiam pela violência; nós, pela paz.
para separar os itens dos enunciados enumerativos:
As águas das chuvas provocam sérios problemas à rede de esgotos. Evite problemas, procedendo da seguinte forma:
a) não ligue ralos de fundo de quintais às redes de esgoto;
b) tampe as caixas de inspeção e limpe-as a cada três meses;
c) não jogue nos vasos sanitários fraldas descartáveis, absorventes higiênicos, plásticos, estopas, panos e produtos similares.
PONTO
Emprega-se no final de frases declarativas: Os livros foram danificados pelas traças.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Emprega-se no final de frases interrogativas
diretas:
E eu? O que devo fazer?
PONTO DE EXCLAMAÇÃO
Emprega-se no final de frases exclamativas, com a finalidade de indicar estados emocionais, como espanto, surpresa, dor, alegria, súplica, etc.:
Saia daqui já!
DOIS-PONTOS:
É usado para introduzir palavras, expressões, orações ou citações que ser vem para enumerar ou esclarecer o que se afirmou anteriormente:
“Lembrei-me do nome e do tipo: era João Francisco Gregório, caboclo robusto, desconfiado…”
(Graciliano Ramos)
ASPAS
São usadas no início e no final de citações; para destacar palavras estrangeiras, neologismos, gírias; para marcar ironia; para indicar mudança de interlocutor nos diálogos; quando o termo não é muito preciso para o contexto.
Mário Quintana dizia: “Qualquer ideia que te agrade, por isso mesmo...é tua”.
Ricardinho disse que acha os filmes de Indiana Jones “mó legal”.
PARÊNTESES
São empregados para separar palavras ou frases explicativas e nas indicações bibliográficas:
“Depois do jantar (mal servido) Seu Dagoberto saiu do Grande Hotel e Pensão do Sol (Familiar) palitando os dentes caninos.”
(Alcântara Machado)
TRAVESSÃO
É utilizado:
para indicar a mudança de interlocutor nos diálogos:
— Quer saber de uma coisa?
O melhor é nós terminarmos.
— Terminarmos?
Ele sentiu um frio.
— Não combinamos mais mesmo.
(Luiz Vilela)
para isolar a fala da personagem da fala do narrador:
— Que deseja agora? — gritou-lhe, afinal, a voz transtornada. — Já não lhe disse que não tenho nada a ver com suas histórias?
(Fernando sabino)
para destacar ou isolar palavras ou expressões no interior de frases:
Grande futuro? Talvez naturalista, literato, arqueólogo, banqueiro, político, ou até bispo — bispo que fosse —, uma vez que fosse um cargo…
(Machado de Assis)
RETICÊNCIAS
Indicam a interrupção da frase, feita com a finalidade de sugerir: dúvida, hesitação, surpresa:
Não quero ir à casa dela porque... porque não quero vê-la tão cedo.
Qualquer dia destes, embarco... pra China!
prolongamento da frase: Naquele jardim havia de tudo: dálias, rosas, crisântemos, violetas...
interrupção do pensamento ou sugestão para que o leitor complete o raciocínio:
Depois de tantos anos, finalmente nos encontramos e...
destaque a uma palavra ou expressão: De todas as minhas experiências, nada equivaleu a... ser pai!
supressão de trecho em textos:
“A democratização dos estudos trouxe para as escolas de ensino médio alunos que outrora ingressavam diretamente na vida ativa. [...] No ensino médio, os estabelecimentos escolares recebem alunos muito heterogêneos no que tange à relação com o saber.”
(Philippe Perrenoud)
ORTOGRAFIA OFICIAL
Novo Acordo Ortográfico (Destaques)
Alfabeto
A influência do inglês no nosso idioma agora é oficial. Há muito tempo as letras “k”, “w” e “y” faziam parte do nosso idioma, isto não é nenhuma novidade. Elas já apareciam em unidades de medidas, nomes próprios e palavras importadas do idioma inglês, como:
km – quilômetro,
kg – quilograma
Show, Shakespeare, Byron, Newton, dentre outros.
Trema
1. Não se usa mais o trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui.

Como era                        Como ficou
agüentar                          aguentar
argüir                               arguir
 bilíngüe                           bilíngue
cinqüenta                        cinquenta
delinqüente                     delinquente
eloqüente                        eloquente
ensangüentado               ensanguentado
eqüestre                          equestre
freqüente                         frequente
lingüeta                            lingueta
lingüiça                            linguiça
qüinqüênio                      quinquênio
 sagüi                              sagui
seqüência                       sequência
seqüestro                        sequestro
tranqüilo                          tranquilo

Atenção: o trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas. Exemplos: Müller, mülleriano.

2. Acentuam-se as oxítonas terminadas em “A”, “E”, “O”, seguidas ou não de “S”, inclusive as formas verbais quando seguidas de “LO(s)” ou “LA(s)”. Também recebem acento as oxítonas terminadas em ditongos abertos, como “ÉI”, “ÉU”, “ÓI”, seguidos ou não de “S”, terminadas em em, ens.
Chá                                      Mês                                 nós
Gás                                      Sapé                                cipó
Dará                                    Café                                 avós
Pará                                     Vocês                              compôs
Vatapá                                 pontapés                       só
Aliás                                     português                      robô
dá-lo                                     vê-lo                               avó
recuperá-los                        Conhecê-los                 pô-los
guardá-la                              Fé                               compô-los
réis (moeda)                        Véu                               dói
méis                                       céu                               mói
pastéis                                  Chapéus                       anzóis
ninguém                               parabéns                     Jerusalém

Resumindo:
Só não acentuamos oxítonas terminadas em “I” ou “U”, a não ser que seja um caso de hiato. Por exemplo: as palavras “baú”, “aí”, “Esaú” e “atraí-lo” são acentuadas porque as semivogais “i” e “u” estão tônicas nestas palavras.

(NOVO ACORDO)

Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).
              Como era                  Como ficou
               alcalóide                    alcaloide
               alcatéia                      alcateia
               andróide                    androide
               apóia (verbo apoiar) apoia
               apóio (verbo apoiar) apoio
               asteróide                    asteroide
               bóia                            boia
               celulóide                    celuloide
               clarabóia                   claraboia
               colméia                     colmeia
               Coréia                       Coreia
               debilóide                 debiloide
               epopéia                    epopeia
               estóico                     estoico
               estréia                      estreia
               estréio (verbo estrear) estreio
               geléia                        geleia
               heróico                      heroico
               idéia                          ideia
               jibóia                         jiboia
               jóia                            joia
               odisséia                    odisseia
               paranóia                   paranoia
               paranóico                 paranoico
               platéia                      plateia
               tramóia                    tramoia

Atenção: essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas terminadas em éis, éu, éus, ói, óis. Exemplos: papéis, herói, heróis, troféu, troféus.

3. Acentuamos as palavras paroxítonas quando terminadas em:

• L – afável, fácil, cônsul, desejável, ágil, incrível.
• N – pólen, abdômen, sêmen, abdômen.
• R – câncer, caráter, néctar, repórter.
• X – tórax, látex, ônix, fênix.
• PS – fórceps, Quéops, bíceps.
• Ã(S) – ímã, órfãs, ímãs, Bálcãs.
• ÃO(S) – órgão, bênção, sótão, órfão.
• I(S) – júri, táxi, lápis, grátis, oásis, miosótis.
• ON(S) – náilon, próton, elétrons, cânon.
• UM(S) – álbum, fórum, médium, álbuns.
• US – ânus, bônus, vírus, Vênus.

Também acentuamos as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes (semivogal+vogal):
Névoa, infância, tênue, calvície, série, polícia, residência, férias, lírio.
(NOVO ACORDO)

Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo.                                   Como era                      Como fica
baiúca                            baiuca
bocaiúva                        bocaiuva
cauíla                             cauila
feiúra                              feiura

Atenção: se a palavra for oxítona e o i ou o u estiverem em posição final (ou seguidos de s), o acento permanece. Exemplos: tuiuiú, tuiuiús, Piauí.

4. Todas as proparoxítonas são acentuadas.

Ex. México, música, mágico, lâmpada, pálido, pálido, sândalo, crisântemo, público, pároco, proparoxítona.

QUANTO À CLASSIFICAÇÃO DOS ENCONTROS VOCÁLICOS

5. Acentuamos as vogais “I” e “U” dos hiatos, quando:
• Formarem sílabas sozinhos ou com “S”
Ex. Ju-í-zo, Lu-ís, ca-fe-í-na, ra-í-zes, sa-í-da, e-go-ís-ta.
(NOVO ACORDO)

Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s).

Como era                          Como ficou
Abençôo                             abençoo
crêem (verbo crer)              creem
dêem (verbo dar)                deem
dôo (verbo doar)                 doo
enjôo                                   enjoo
lêem (verbo ler)                   leem
magôo (verbo magoar)       magoo
perdôo (verbo perdoar)       perdoo
povôo (verbo povoar)          povoo
vêem (verbo ver)                 veem
vôos                                     voos
zôo                                       zoo

Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla(s)/ pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera.

Como era                              Como ficou
Ele pára o carro.                   Ele para o carro.
              Ele foi ao pólo Norte.            Ele foi ao polo Norte.
Ele gosta de jogar pólo.     Ele gosta de jogar polo.            Esse gato tem pêlos brancos.      Esse gato tem pelos brancos. Comi uma pêra.                                 Comi uma pera.

6. Acento Diferencial
O acento diferencial permanece nas palavras:
pôde (passado), pode (presente)
pôr (verbo), por (preposição)
Nas formas verbais, cuja finalidade é determinar se a 3ª pessoa do verbo está no singular ou plural:

SINGULAR                       PLURAL
                     Ele tem                             Eles têm
                     Ele vem                            Eles vêm

Essa regra se aplica a todos os verbos derivados de “ter” e “vir”, como: conter, manter, intervir, deter, sobrevir, reter, etc.

Uso do Hífen
Regra Geral
A letra “H” é uma letra sem personalidade, sem som. Em “Helena”, não tem som; em “Hollywood”, tem som de “R”. Portanto, não deve aparecer encostado em prefixos:
pré-história   anti-higiênico    sub-hepático   super-homem
Então, letras IGUAIS, SEPARA. Letras DIFERENTES, JUNTA.
Anti-inflamatório neoliberalismo Supra-auricular extraoficial    Arqui-inimigo    semicírculo
sub-bibliotecário        superintendente
Quanto ao “R” e o “S”, se o prefixo terminar em vogal, a consoante deverá ser dobrada:
suprarrenal (supra+renal)  ultrassonografia (ultra+sonografia)
minissaia antisséptico   contrarregra      megassaia
Entretanto, se o prefixo terminar em consoante, não se unem de jeito nenhum.
Sub-reino              ab-rogar           sob-roda
ATENÇÃO!
Quando dois “R” ou “S” se encontrarem, permanece a regra geral: letras iguais, SEPARA.
super-requintado     super-realista     inter-resistente
CONTINUAMOS A USAR O HÍFEN
Diante dos prefixos “ex-, sota-, soto-, vice- e vizo-“:
Ex-diretor, Ex-hospedeira, Sota-piloto, Soto-mestre, Vice-presidente ,
Diante de “pós-, pré- e pró-“, quando TEM SOM FORTE E ACENTO.
pós-tônico, pré-escolar, pré-natal, pró-labore
pró-africano, pró-europeu, pós-graduação
Diante de “pan-, circum-, quando juntos de vogais.
Pan-americano, circum-escola
OBS. “Circunferência” – é junto, pois está diante da consoante “F”.
NOTA: Veja como fica estranha a pronúncia se não usarmos o hífen:
Exesposa, sotapiloto, panamericano, vicesuplente, circumescola.
ATENÇÃO!
Não se usa o hífen diante de “CO-, RE-, PRE” (SEM ACENTO)
Coordenar reedição preestabelecer
Coordenação refazer preexistir
Coordenador reescrever prever
Coobrigar relembrar
Cooperação reutilização
Cooperativa reelaborar



REGRA GERAL (Resumindo)
Letras iguais, separa com hífen(-).
Letras diferentes, junta.
O “H” não tem personalidade. Separa (-).
O “R” e o “S”, quando estão perto das vogais, são dobrados. Mas não se juntam com consoantes.

EXERCÍCIOS

(IVIN – MÃE DO RIO) – Em “Uma rede invisível e poderosa.”, a palavra em negrito foi acentuada pela mesma razão que:
a) História;
b) Cuiabá;
c) Trânsito;
d) Ninguém;
e) Palpável. 

(IVIN – 2012) “Até as primeiras décadas do século 20, empresas fabricavam seus produtos e procuravam vendê-los.” A acentuação das palavras destacadas justifica-se por que:
a) São paroxítonas terminadas em “s” e “o”.
b) São oxítonas terminadas em “s” e “o”.
c) São iniciadas por monossílabos tônicos.
d) São proparoxítonas.

(IVIN – 2012) Atente para o trecho “... o ser humano consome não apenas para satisfazer suas necessidades básicas, mas também para exibir suas qualidades para o grupo...” (2°parágrafo). O uso da vírgula no trecho supracitado justifica-se por:
a) Separar orações subordinadas substantivas.
b) Separar orações subordinadas adverbiais.
c) Separar orações coordenadas.
d) Separar a oração principal da oração subordinada adjetiva restritiva.

04 - Assinale o exemplo em que há emprego incorreto da vírgula:

a) como está chovendo, transferi o passeio;
b) o pai e a mãe, agradeceram a presença de todos;
c) ele, caso queira, poderá vir hoje;
d) não sabia, porque não estudou;
e) o livro, comprei-o por conselho do professor.

(FADESP – 2015) No que respeita às regras de ortografia e pontuação, é correto afirmar que
(A) a palavra “óbvio” é um monossílabo.
(B) o grupo “qu” representa um só fonema em “enquanto” e “etiqueta”.
(C) as vírgulas separam uma oração coordenada em “Dona Jandira, uma senhora mineira de 85 anos, resumiu”.
(D) os dois-pontos introduzem uma explicação em “idêntico ao de um viciado: verifica se há mensagens a cada instante.

(IVIN – 2012) Na passagem: “(...) O diretor, que apenas assistia à sessão, relatou-me sua impressão...”
A opção em que observamos a mesma regência verbal da forma destacada acima é:
a) O advogado de defesa não assistiu o cliente.
b) Não assisti ao final do julgamento do discente.
c) A menina assistiu o garoto a pedido do juiz.
d) O promotor assistiu a vítima do crime.


(IVIN) Assinale a alternativa que o acento grave indicativo de crase está usado corretamente.
a) Sairemos às nove horas em ponto.
b) Viajaremos à Roma na próxima semana.
c) Caminhamos à paços lentos no museu.
d) Nenhuma das alternativas.

(IVIN) De acordo com a nova ortografia, assinale a alternativa em que possui palavras em que o hífen foi colocado de forma INCORRETA:
a) Sob - roda, Sub - reino, Ab-rogar.
b) Super - requintado, Super - realista, Inter-resistente.
c) Micro-ondas, Anti-inflamatório, extra-oficial.
d) Todas as alternativas estão incorretas.

(IVIN) Assinale a alternativa em que o emprego da crase está de forma INCORRETA:
a) Marcaram de se encontrar às 7hs da manhã.
b) Amanhã irei à escola, hoje não.
c) Ele voltou à terra de seus pais.
d) Fazemos entrega à domicílio.



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Reportagem

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