SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
TERMOS ESSENCIAS DA ORAÇÃO:
SUJEITO – É o termo
sobre o qual se diz algo.
Para
analisar sintaticamente uma oração, inicia-se perguntando ao verbo: “Quem
pratica a ação?” ou “Quem sofre a ação?” ou “Quem possui a qualidade?” a
resposta a essa questão será o sujeito.
CLASSIFICAÇÕES:
Sujeito
simples: é aquele que possui apenas um núcleo (palavra mais importante).
Exemplo: Os
alunos do curso Passagem/ foram aprovados.
A menina
/ curte ouvir som alto.
Sujeito
composto: é aquele que possui dois ou mais núcleos.
Exemplo: Os
alunos e os professores/ foram à excursão.
O cachorro
e o gato lá de casa/ vivem deitados no mesmo lugar.
Sujeito
oculto ou elíptico: quando, ao perguntar para o verbo quem é o sujeito, a resposta for
um dos pronomes eu, tu, ele, ela, você, nós ou vós, sem surgirem
escritos na oração:
Exemplo:
Vendemos os convites da festa. (Quem vendeu? Nós)
Ontem
participei da festa da escola. (Quem participou? Eu.)
Também ocorre quando o sujeito não surgir na oração analisada, mas
em orações anteriores:
1ª oração
Esses alunos/ não
fizeram a aula de Educação Física hoje. Vieram sem uniforme. 2ª oração
Sujeito
indeterminado: Aquele que não se quer ou não se pode identificar. Na língua
portuguesa temos apenas dois casos de sujeito indeterminado.
I – Verbo
que deixa subentendido o pronome da terceira pessoal: eles/elas.
Exemplo:
Jogaram bombas em prédios americanos. (Quem jogou? Eles/Elas)
Roubaram
minha caneta. (Quem roubou? Eles/Elas)
II – Verbo
na terceira pessoa do singular mais a partícula se:
Exemplo:
Vende-se Chopp. (ele/ela vende)
Costura-se
roupas. (ele/ela costura)
Oração sem
sujeito: ocorre em circunstância de verbos impessoais nos casos:
a) verbos
que indicam fenômeno da natureza:
Exemplo: Nevou
em Montreal esta manhã.
Choveu muito esta noite!
ATENÇÃO!
Quando o
verbo que indica fenômeno da natureza aparecer numa frase com sentido
figurado, haverá sujeito. Veja:
Choveram papeizinhos
coloridos durante o desfile.
Choveram pedras
naquela noite.
b) Ser,
estar, parecer, ficar quando indicarem fenômenos da natureza:
Exemplo: É
verão, mas parece inverno em meu coração.
Está muito frio
hoje.
c) Verbo
fazer, quando indicar fenômeno da natureza ou tempo decorrido:
Exemplo: Faz
dias quentíssimos no verão carioca.
Faz quatro
meses que não a vejo.
d) Verbo haver, quando
significar existir ou acontecer ou quando dizer respeito a tempo decorrido:
Exemplo:
Houve muitos casos de problemas familiares.
Haverá
muitas garotas na festa sábado.
Há dez meses
ela mudou-se para o Canadá.
e) Verbo ser, indicando
horas, datas e distâncias. Observe que o verbo ser concorda com o numeral a
que se refere:
Exemplo: São duas horas.
São dois
quilômetros daqui lá.
É 10 de janeiro.
PREDICADO – É tudo o que
se informa sobre o sujeito. Estrutura-se em torno de um verbo. O
predicado deve concordar sempre em número e pessoa com o sujeito.
Classificações:
Predicado
Nominal – É aquele que tem como núcleo (palavra mais importante) um nome
(predicativo) e possui um verbo de ligação.
Verbos de ligação – são verbos que servem como elos (de
ligação) entre o sujeito e o predicativo do sujeito. Os principais verbos de
ligação são: ser, estar, parecer, permanecer, ficar, continuar.
Ex.: Os
adolescentes/não são os maiores compradores do setor. Verbo de ligação
Predicado Nominal
Sujeito Predicado Nominal
Eu / sou feliz.
Predicativo
do sujeito: É o núcleo do predicado nominal. Ele indica uma qualidade
ou um estado do sujeito. No predicado nominal sempre existe predicativo
do sujeito.
Sujeito V.L.
Ex.: Os adolescentes brasileiros /continuam consumistas.
(predicativo do sujeito)
Predicado
Verbal – No predicado verbal, o núcleo é sempre um verbo, que pode
ser transitivo ou intransitivo. Para ser núcleo do predicado, é
necessário que o verbo seja nocional (que demonstre uma ação).
Verbo
intransitivo – são verbos capazes de dar uma informação completa a respeito do
sujeito, não necessitando, dessa forma, de nenhum termo para completar-lhes o
sentido.
Verbo intransitivo
Exemplo: O moço
de casaco preto/ saiu.
Sujeito
Verbo
transitivo – São verbos incapazes de, sozinhos, formar o predicado, exigindo um
termo para completar-lhes o sentido.
Exemplo:
Ela/ contou um segredo.
1. Verbo
transitivo direto – não exige preposição, liga-se diretamente ao seu
complemento, chamado objeto direto.
verbo
transitivo direto
Exemplo: Os
alunos/ tiveram provas.
Sujeito
verbo transitivo direto
Ana Luíza/ comprou um livro.
2. Verbo
transitivo indireto – Exige preposição, liga-se indiretamente ao seu
complemento, chamado objeto indireto.
(Verbo transitivo indireto)
Exemplo:
Bruna / gosta de matemática.
Sujeito
(verbo transitivo
indireto)
Eu e minha
irmã / precisamos de sua ajuda.
Sujeito
3. Verbo
transitivo direto e indireto – Exige dois complementos: um sem preposição
inicial e outro com preposição.
(verbo transitivo direto e
indireto)
Ex.: O clube
enviou carta a todos os associados.
Predicativo do objeto- Além de caracterizar o sujeito, o
predicativo pode também atribuir uma característica ao objeto. VTD OD
TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO:
Complementos
verbais: Os complementos verbais são o objeto direto e objeto indireto que
completam o sentido de um verbo transitivo.
Objeto
direto – Vem “diretamente” ligado a um verbo transitivo direto, sem o
auxílio de uma preposição.
Exemplo: O
menino comprou o livro.
(quem
compra, compra alguma coisa: o livro) objeto direto
Objeto indireto – Vem “indiretamente” ligado a um
verbo transitivo indireto, com o auxílio de uma preposição:
Exemplo: Os
brasileiros gostam de futebol.
(Quem gosta,
gosta de alguma coisa: de futebol) objeto indireto.
Principais
preposições: de, para, com, contra, por, a.
Observação:
1- Um mesmo
verbo pode apresentar, simultaneamente, os dois objetos: o direto e o indireto.
VTDI OD OI
Ex.: O
prefeito enviou os documentos ao governador
2- O objeto
direto pode, às vezes, ocorrer com preposição não exigida pelo verbo.
Denomina-se, então, objeto direto preposicionado.
Compare:
O mocinho
sacou o revólver. (OD)
O mocinho
sacou do revólver. (OD preposicionado)
Pronomes
oblíquos na função de objeto:
Quando funcionam como objeto, alguns pronomes oblíquos têm
classificação fixa; outros têm classificação dependente do verbo ao qual servem
de complemento. Veja o quadro:
PRONOMES OBLÍQUOS
|
FUNÇÃO
|
EXEMPLO
|
o, a, os,as
|
Objeto direto
|
Todos o conhecem.
|
lhe, lhes
|
Objeto indireto
|
Eu jamais lhe obedeci.
|
demais pronomes: me, mim, te,
ti, se, si, nos, etc.
|
Objetos diretos, se ligados a
VTD;
ou objetos indiretos, se ligados
a VTI.
|
Todos nos conhecem.
(nos: objeto direto, porque
conhecer é VTD).
A proposta nos interessava.
(nos: objeto indireto,
porque interessar é VTI).
|
(IVIN 2016)
– “Fascinam-me esses
universos que me tangenciam e que, no entanto, estão distantes de mim”. O termo
em destaque trata-se de um:
a) Sujeito.
b) Objeto Direto.
c) Objeto indireto.
d) Aposto.
e) Adjunto adnominal.
Complemento
nominal: Não são apenas os verbos que podem necessitar de complemento. Um
substantivo, um adjetivo ou um advérbio também podem exigi-lo:
Exemplo:
Tenho necessidade de afeto.
(Tem
necessidade de quê? De afeto) complemento nominal
A desunião é
prejudicial à família.
(É
prejudicial à que? À família) complemento nominal.
Agente da
passiva:
Suponha a
seguinte oração:
Preços de
combustíveis serão liberados pelo governo.
Nela temos:
preços dos
combustíveis – sujeito paciente (sofre a ação de liberar);
serão liberados
– estrutura verbal na voz passiva;
pelo governo – termo que representa o agente, isto é, aquele
que pratica a ação de liberar.
Então,
agente da passiva é o elemento que, numa oração na voz passiva, pratica
a ação recebida pelo sujeito.
A vitamina foi comprada por João.
Sujeito paciente: a vitamina;
Agente da passiva: João
TERMOS
ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO:
Adjunto
adnominal – É o termo de valor adjetivo que acompanha o núcleo para
caracterizá-lo ou determiná-lo.
Ex.: Meu colega
de turma descobriu um selo raro.
Os meus dois
melhores amigos de infância mudaram de cidade.
Adjunto
adverbial – É o termo representado por advérbio ou equivalente, que acrescenta
uma circunstância ao verbo, ou intensifica ou gradua a ideia expressa por
adjetivo, verbo ou advérbio.
Eis alguns
tipos de adjuntos adverbiais:
a) de
tempo: Hoje, teremos uma refeição reforçada.
b) de
lugar: Rita guardou os livros na estante.
c) de
causa: O motorista tremeu de susto.
d) de
modo: Ele fez as malas rapidamente.
e) de fim: As tropas estão formadas para o ataque.
f) de
dúvida: Talvez ganhemos a causa.
g) de
negação: Não teremos prova.
h) de
intensidade: Recebeu a notícia muito contrariado.
i) de meio: A costura foi feita à mão.
Aposto – é o termo de valor substantivo que identifica, explica, desenvolve ou
resume um substantivo da oração, independentemente da função que este exerce.
Em alguns casos, separa-se do termo que identifica por vírgulas, por dois
pontos e, ocasionalmente, por travessões.
Exemplos:
Ontem, segunda-feira,
passei o dia com dor de cabeça.
A vida humana se compõe de muitas coisas: amor, trabalho, ação.
Drummond e Guimarães Rosa são dois grandes escritores, aquele na poesia e este na prosa.
Termo
independente da oração
Vocativo – é um termo independente da oração porque não se prende ao sujeito nem ao
predicado, servindo apenas para interpelar ou chamar aquele com quem se fala.
Não fale tão alto, Rita!
Vocativo
Senhor presidente, queremos nossos direitos!
Vocativo
A vida, minha amada, é feita de escolhas.
Vocativo
Vocativo
Senhor presidente, queremos nossos direitos!
Vocativo
A vida, minha amada, é feita de escolhas.
Vocativo
ORAÇÕES
SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
As orações
subordinadas substantivas apresentam as seguintes características:
Têm valor de
substantivo;
Funcionam
como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal,
predicativo ou aposto da oração principal;
Veem,
geralmente, introduzidas pelas conjunções integrantes que e se, com o verbo no
modo indicativo ou no modo subjuntivo;
Podem ser introduzidas
por pronomes ou advérbios interrogativos (quem, quanto, como, onde, quando, por
que etc).
CLASSIFICAÇÃO:
Subordinada
substantiva subjetiva
Funciona
como sujeito da oração principal:
Ex.: É
indispensável/ que estejamos presentes.
Convém/ que você esteja aqui amanhã.
Atenção: As orações
às quais a subjetiva está subordinada são formadas por verbos ou locuções
impessoais, tais como: é bom, é preciso, é necessário, é conveniente,
convém, cumpre, consta, urge, sabe-se, conta-se, diz-se etc.
Subordinada
substantiva objetiva direta
Funciona
como objeto direto da oração principal:
Ex.:
Confesso/ que não estudei muito.
Não vimos/
quem nos atacou no meio da noite.
Atenção: Observe que,
ao contrário da subjetiva, o sujeito da objetiva direta pode ser depreendido da
oração principal. Além disso, o verbo da oração principal é transitivo direto.
Subordinada
substantiva objetiva indireta
Funciona
como objeto indireto da oração principal:
Ex: Dependemos/ de que ele participe.
O ator reclamava/ que seus papéis em novela não eram bons.
Atenção: Observe que
o verbo da oração principal é transitivo indireto.
Subordinada
substantiva completiva nominal
Funciona
como complemento nominal da oração principal:
Ex: Temos necessidade/ de que todos compareçam.
Ficava-me a certeza/ de que havia ali vários trabalhos.
Atenção: Observe que,
assim como o complemento nominal, a subordinada substantiva completiva nominal
completa um nome presente na oração principal.
Subordinada
substantiva predicativa
Funciona
como predicativo do sujeito da oração principal:
Ex: O
importante é/ que todos compareçam.
O certo é/ que ficariam sozinhos uma parte da festa.
Atenção: Observe que
a subordinada predicativa liga-se à oração principal através de verbo de
ligação.
Subordinada
substantiva apositiva
Funciona
como aposto da oração principal:
Ex: Desejo
apenas uma coisa: que todos compareçam.
A ele só
interessava uma isto:/ que todo o dinheiro do mundo estivesse em suas mãos.
Atenção: A oração apositiva vem, geralmente, entre vírgulas ou depois de dois-pontos.
ORAÇÕES
SUBORDINADAS ADJETIVAS
As orações
subordinadas adjetivas apresentam as seguintes características:
Geralmente
são introduzidas por pronomes relativos (que, quem, cujo, onde etc.);
Funcionam
como adjunto adnominal (função própria do adjetivo);
Sempre ligam
a um nome da oração principal.
CLASSIFICAÇÃO:
Subordinada
adjetiva restritiva:
Restringe,
delimita, precisa o significado do substantivo; portanto, não pode ser retirada
do período, sendo indispensável para a sua compreensão.
Ex: O aluno que
faltou à prova fará novos exames.
Os livros que
estão sobre a mesa me pertencem.
O estudante
que se esforça progride.
Subordinada adjetiva explicativa:
Acrescenta
ao termo antecedente a que se refere uma informação acessória que, à semelhança
de um aposto, esclarece-o, explica-o ou desenvolve-o. A oração explicativa, ao
contrário da restritiva, costuma aparecer entre vírgulas.
Ex: Pedro, que
era ligeiro, foi o primeiro a chegar.
O leite, que ficara ao relento, azedou.
Meu pai, que é meu amigo, sempre me
auxilia.
CONCORDÂNCIA
NOMINAL
Concordância
Nominal é a que se faz, em gênero e número, entre o artigo, o pronome, o
numeral ou o adjetivo e o substantivo a que se referem. A concordância do
adjetivo com o substantivo pode, em alguns casos, trazer dúvidas. Por isso,
devemos conhecer algumas regras.
REGRAS
GERAIS:
1 – Concordância do adjetivo com um só substantivo:
O adjetivo
concorda com o substantivo em gênero e número.
Ex: Recebi
um bom livro - Recebi bons livros
Realizou uma
obra magnífica - Realizou belas obras.
2 –
Adjetivo anteposto a dois ou mais substantivos:
O adjetivo
concorda, por norma, com o substantivo mais próximo.
Ex: Seu
trabalho revelou-nos raro talento e beleza.
Seu trabalho
revelou-nos rara beleza e talento.
Atravessamos
tranquilos bosques e florestas.
Atravessamos
tranquilas florestas e bosques.
Observações:
a) Referindo
–se a nomes próprios, de parentesco ou a títulos, deve o adjetivo ir para o
plural:
Ex:
Estudamos os extraordinários Camões e Gil Vicente.
Colaborava com as esforçadas mãe, irmã e tia.
Chegaram os
vitoriosos governador e prefeito.
b) Quando em
função de predicativo, o adjetivo anteposto poderá concordar com o substantivo
mais próximo ou ir para o plural:
Ex: Estava
oculta a carta, a joia e o testamento.
Estavam
ocultos a carta, a joia e o testamento.
(Observe
que, neste caso, prevalece o masculino)
3 – Adjetivo
posposto a dois ou mais substantivos:
Neste caso,
há duas construções possíveis: concorda com o mais próximo, ou vai para o
plural, prevalecendo, então, o masculino.
Ex: Recebeu
um elogio e uma promoção merecida.
Recebeu um
elogio e uma promoção merecidos.
4 – Dois ou
mais adjetivos com um substantivo:
Neste caso, também há duas construções possíveis: permanecerá no
singular se houver repetição do artigo. Se não, irá para o plural juntamente
com o artigo que o antecede.
Ex: Suportou
a pressão interna e a externa.
Suportou as pressões interna e externa.
Casos
Particulares:
As expressões em anexo, incluso, obrigado, mesmo, próprio, quite,
junto, leso e meio concordam com a palavra a que se referem.
ANEXO
As certidões
vão anexas ao requerimento.
Os gráficos
vão anexos ao relatório.
Observação:
Precedido da preposição em, fica invariável: Em anexo,
seguem as faturas.
INCLUSO
Remeto-lhes,
inclusas, as faturas.
Remeto-lhes, inclusos, os documentos.
OBRIGADO
A moça
disse: muito obrigada.
O rapaz disse: muito obrigado.
MESMO
Ele mesmo
fará os convites.
Ela mesma
fará os convites.
Observação: Quando
significa de fato, realmente, é invariável:
Ela fará mesmo parte de banca examinadora.
PRÓPRIO
Ele próprio
expedirá a correspondência.
Ela própria expedirá a correspondência.
MEIO
Compramos
meio quilo de soja.
Serviu-nos
meia porção de arroz.
Observação: Meio,
advérbio, é invariável:
Encontrei-a
meio triste.
Eles estavam meio nervosos.
Adriana está
meio confusa.
QUITE
Estou quite
com o Serviço Militar.
Estamos
quites com o Serviço Militar.
Observação: Com o sentido de igualmente pago, igualado, o
adjetivo quite vai para o plural: Estamos quites.
JUNTO
Remeto-lhe,
juntas, as faturas.
Remeto-lhe,
juntos, os documentos
Observação: Junto,
funcionando como advérbio (= juntamente), ou compondo locução prepositiva
(junto com, junto de), é invariável:
Junto,
remeto-lhe as certidões.
As certidões seguem junto com os requerimentos.
ALERTA, MENOS
São sempre
invariáveis.
Os soldados
estavam alerta.
Há menos
convidados do que prevíamos.
Valor
adjetivo ou adverbial:
Há palavras
que funcionam ora com valor adjetivo, ora com valor adverbial.
Ex: Bastantes
alunos sabem esta lição. - refere-se ao substantivo - variável.
Os alunos
sabem bastante esta lição. - refere-se ao verbo - invariável.
Os alunos
são bastante estudiosos. - refere-se ao adjetivo – invariável.
É PROIBIDO, É PRECISO, É
BOM
Quando se
refere a sujeito de sentido genérico, o adjetivo fica sempre no masculino singular:
Fruta é bom
para a saúde.
Mas, se o
sujeito for determinado por artigo ou pronome, a concordância é feita
normalmente:
A fruta é boa
para a saúde.
É proibido
entrada de pessoas menores de idade neste local.
É proibida a
entrada de pessoas menores de idade neste local.
CONCORDÂNCIA
VERBAL
Observe: As florestas
ainda ocupam 43% do território brasileiro. É uma área tão extensa
que, se fosse emancipada, a nação verde seria o sétimo maior país do
mundo, superando, em tamanho, a Índia e a Argentina.
No período
acima os verbos concordam com o sujeito simples em número e pessoa:
As florestas
ocupam...... (sujeito no plural, verbo no plural);
A nação
verde seria... (sujeito no singular, verbo no singular)
Com o
sujeito composto, o verbo vai para o plural:
Exemplo: As
florestas e os oceanos devem ser tratados com respeito pela humanidade.
Outras normas da Concordância Verbal
Casos
|
Normas
|
Exemplo
|
||||
Verbo antecedendo o sujeito composto:
|
O verbo poderá concordar apenas com o núcleo mais próximo ou ir
para o plural.
|
Chegará o presidente e o ministro.
Chegarão o presidente e o ministro.
|
||||
Núcleos do sujeito constituídos pelos pronomes:
eu e ele = nós
tu e eu = nós
tu e ele = vós ou vocês
ele e ela = eles
eu, tu e ele = nós
|
O verbo irá para a 1ª pessoa do plural, se um dos núcleos do
sujeito for da 1ª pessoa.
eu + ele = nós
O verbo irá para a 2ª ou 3ª pessoa do plural se um dos núcleos
for da 2ª pessoa e não houver núcleo da 1ª pessoa.
|
Eu e ele recebemos as informações.
Tu e eu recebemos as informações
Tu e ele farão os testes.
Atenção:
Tu, ele e eu faremos os testes.
tu + ele = vós ou vocês.
|
||||
|
||||||
Grande parte, a maior parte...
|
O verbo pode ser usado no singular ou no plural
|
Grande parte dos alunos compareceu.
(ou compareceram)
A maior parte dos alunos compareceu.
(ou compareceram)
|
||||
Quando os núcleos do sujeito são sinônimos (ou quase)
|
O verbo poderá ficar no singular ou ir para o plural.
Observação:
O mesmo ocorre quando há gradação de ideias:
Aquele sofrimento, aquela dor, aquela agonia dilacerava-lhe (ou
dilaceravam-lhe) o espírito.
|
A tristeza, o desalento levou-o às lágrimas. (ou levaram-na)
A instabilidade e a incerteza caracterizava o seu comportamento
(ou caracterizavam...)
|
||||
Sujeitos resumidos por tudo, nada, ninguém, etc
|
O verbo fica no singular.
|
Os castiçais, os cristais, as joias, tudo estava penhorado.
|
||||
O sujeito representado pelo pronome relativo quem
|
O verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular ou concordar com o
antecedente do pronome.
|
Fui eu quem derramou a água.
Fui eu quem derramei a água.
|
||||
O sujeito representado pelo pronome relativo que
|
O verbo concorda com o antecedente do pronome.
|
Fui eu que derramei a água.
Foste tu que derramaste a água.
Fomos nós que derramamos a água.
|
||||
Um dos que..., uma das que...
|
O verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular ou do plural.
|
Ele foi um dos que esteve na manifestação.
Ele foi um dos que estiveram na manifestação.
|
||||
Núcleos do sujeito ligados por ou
|
O verbo ficará no singular se houver ideia de exclusão. Se não
houver ideia de exclusão, irá para o plural.
|
Pedro ou Chico casará com Isabel.
O original ou a cópia serão aceitos.
|
||||
Mais de um..., menos de três..., cerca de cem...
|
O verbo concorda com o numeral.
|
Mais de um aluno faltou à aula.
Mais de cinco faltaram à aula.
|
||||
Um e outro..., nem um nem outro...
|
O verbo poderá ficar no singular ou no plural.
|
Nem um nem outro assumiu (ou assumiram) a culpa.
|
||||
Nomes de países, estados e cidades normalmente pluralizados.
|
O verbo fica no singular, a menos que o sujeito venha precedido
de artigo no plural.
|
Pelotas fica no Rio Grande do Sul.
Buenos Aires é uma bela cidade.
Estados Unidos é uma nação opressora.
Os Estados Unidos são a maior potência mundial.
|
||||
Concordância
do verbo ser:
1 – Nos
predicados nominais, com o sujeito representado por um dos pronomes tudo,
nada, isto, isso, aquilo, os verbos ser e parecer concordam
com o predicativo:
Ex: Tudo são
esperanças.
Aquilo
parecem ilusões.
Aquilo é
ilusão.
2 – Nas orações
iniciadas por pronomes interrogativos, o verbo ser concorda sempre com o nome
ou pronome que vier depois:
Ex: Que são
florestas equatoriais?
Quem eram
aqueles homens?
3 – Nas
indicações de horas, datas, distâncias, a concordância se fará com a expressão
numérica:
Ex: São oito
horas.
De Botafogo
ao Leblon são oito quilômetros.
Observação:
Na indicação
de datas, admitem-se duas concordâncias:
Ex: Hoje são
31 de março.
Hoje é 31 de
março. (= Hoje é dia 31 de março)
Preferimos a
segunda concordância. A primeira, um preciosismo, soa artificial.
EXERCÍCIOS
01 - “Quando
me procurar o desencanto, eu direi, sereno e confiante, que a vida não foi de
todo inútil.”
O sujeito de
procurar é:
A)
indeterminado.
B) eu
(elíptico).
C) o
desencanto.
D) me.
e)
inexistente.
02 - Observe
as orações seguintes:
1) Dizem por
aí tantas coisas...
2) Nesta
faculdade acolhem muito bem os alunos.
3) Obedece-se
aos mestres.
O sujeito está
indeterminado:
a) somente
na 1.
b) na 2
somente.
c) na 3
somente.
d) em duas
delas somente.
e) nas três
orações.
03 - Em:
Pagar-lhe-ei a dívida, João.”, o verbo pagar
é:
a) transitivo
direto e indireto.
b)
transitivo direto.
c)
transitivo indireto.
d)
intransitivo.
e)
reflexivo.
04 - Em “Deu-lhe cem mil contos”, o termo destacado
é:
a) pronome
possessivo.
b)
complemento nominal.
c) objeto
indireto.
d) adjunto
adnominal.
e) objeto
direto.
05 - Ela
sempre soube que o maior desejo dele era este: ser aviador.
A oração em
destaque classifica-se como subordinada substantiva:
a) completiva
nominal.
b) objetiva
direta.
c)
subjetiva.
d)
apositiva.
e)
predicativa.
06 - Identifique
a alternativa cuja sequência preencha adequadamente as lacunas do seguinte período:
Nós............socorremos
o rapaz e a moça................
a) mesmos –
machucados.
b) mesmo –
machucados.
c) mesmos –
machucadas.
d) mesmo –
machucada.
e) mesmas –
machucados.
07 - Indique
a alternativa em que não há concordância segundo a norma culta da língua
portuguesa:
a) Terminadas
as aulas, os alunos viajaram.
b) Esta maçã
está meia podre.
c) É
meio-dia e meia.
d) Dinheiro,
benefícios pessoais, chantagens, nada podia corrompê-lo.
e) Ajudaram
no trabalho amigos e parentes.
(IVIN – 2012) Em: “Todos
vocês sabiam que o nosso colega estava em dificuldades.” (5º parágrafo)
A correta classificação
da oração destacada em negrito está na opção:
a) Subordinada adverbial
causal.
b) Subordinada adjetiva
restritiva.
c) Subordinada
substantiva objetiva direta.
d) Subordinada adverbial
proporcional.
(IDEM) Em: “O juiz -
não me lembro se menina ou menino - nomeou o advogado de acusação, e o réu nomeou
seu próprio advogado.” (3º parágrafo)
A forma verbal destacada
classifica-se como:
a) Verbo de ligação.
b) Transitivo indireto.
c) Intransitivo.
d) Transitivo direto.
(IVIN –
2016) Qual o termo grifado nas alternativas abaixo pode ser classificado como
adjunto adnominal?
A) Quebro – te o braço.
B) A sandália.
C) Quatro moedas.
D) Paula tem vontade de vencer.
E) Aquele homem.
(IVIN 2009)
“_ Muito bom dia,
senhora, que nessa janela está;
sabe
dizer se é possível algum trabalho encontrar” (João Cabral de Melo Neto)
No primeiro verso,
senhora vem entre vírgulas porque o termo é:
a) Um aposto
b) Um sujeito deslocado
c) Um vocativo
d) Um
predicativo
e) Um
sujeito simples
(IDEM) Na frase: “são
vinte anos de grandes reportagens”. O verbo ser concorda com:
a) Vinte anos
b) Grandes
c) Reportagens
d) Grandes reportagens
e) De grandes reportagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário