QUESTÃO 01 - Leia o texto abaixo.
A
TORRE EIFFEL DE UM BRASILEIRO
Inaugurada
em 1889 como parte da Exposição Mundial de Paris, a Torre Eiffel, com 324
metros de altura, se tornou um dos principais símbolos da capital francesa.
A
cada ano, ela recebe quase 7 milhões de visitantes. Um deles, o empresário
Edson Ferrarin, se apaixonou pela estrutura a ponto de construir uma réplica. A
obra custou R$ 180 mil e reproduz as formas da torre original, mas com apenas
10% de seu tamanho, o que equivale a um prédio de 11 andares. Foram usadas mais
de 2 mil peças de ferro, que somam 30.000 quilos (contra 10.000 toneladas da
verdadeira). A torre de Umuarama já está aberta para visitação.
ÉPOCA,
14 de agosto de 2008.
O
tema desse texto é a
A)
importância da torre.
B)
inauguração da torre
C)
origem da torre.
D)
réplica da torre.
E)
simbologia da torre.
QUESTÃO 02 - Leia o texto abaixo e responda.
Minha
viagem
Cada
um no seu quadrado.
Tenho
quatro filhos. De vez em quando penso comigo: não parecem nem um pouco com a mãe.
João, Gregório, Bárbara e Theodora têm estilos bem diferentes e cresceram com a
minha maneira de lidar com eles, não só respeitando, mas valorizando isso.
Gregório nasceu sabendo tudo, leu sozinho,
argumentava sobre qualquer assunto como um palestrante desde criancinha, mas
nunca gostou de sair de casa. Os amigos iam e vinham e ele ficava aqui,
recebendo. Era muito tímido quando pequeno, segurava a barra da minha saia,
tinha pavor de monstros e palhaços e roía muito as unhas. Meu pai, que é
psicanalista, um dia aconselhou:
–
Matricula agorinha no teatro e no futebol, tem que botar um fio terra nesse
menino.
BYINGTON, Olívia. In: O Globo.
31 jan.
2010, p. 46.
O
assunto desse texto é a
A)
competência de Gregório em aprender sozinho.
B)
dependência dos filhos em relação à mãe.
C)
forma de socialização empregada pelos filhos.
D)
quantidade de filhos que a família possui.
E)
valorização das diferenças entre os filhos.
QUESTÃO 03 - Leia o texto abaixo e responda.
A
vila de contêineres
Estudantes
de Amsterdã se mudam para apartamentos de Lata.
Em 1937, o americano Malcom McLean inventou
grandes caixas de aço para armazenar e transportar fardos de algodão: os contêineres,
hoje essenciais para o comércio na economia globalizada. Mas você aceitaria
viver dentro de um? Na cidade de Amsterdã, capital da Holanda, fica a maior
vila de contêineres do mundo: com aproximadamente 1000 apartamentos de metal.
Ela fica a 4 quilômetros do centro e foi construída para atender à demanda por
alojamentos estudantis na cidade. Os contêineres foram comprados na China, onde
passaram por uma reforma e ganharam os equipamentos básicos de um apartamento,
como pia, banheiro, aquecedor e isolamento acústico. Eles foram levados de navio
para a Holanda e empilhados com guindastes para formar um prédio de 5 andares, que
foi inaugurado em 2006 e hoje abriga cerca de 1000 estudantes.
Os contêineres são pequenos, e o prédio não
tem elevador (é preciso subir de escada).
Mas, como o aluguel custa 320 euros por mês,
barato para os padrões de Amsterdã, ninguém reclama. “No começo fiquei
apreensivo, mas hoje acho bem eficiente”, diz o estudante alemão Torsten
Müller, que já vive lá há 6 meses.
O sucesso foi tão grande que a empresa
responsável pelo projeto já construiu outra vila num subúrbio de Amsterdã – e
também está erguendo um hotel na cidade de Yenagoa, na Nigéria, para turistas
que quiserem ter a experiência de dormir num contêiner. Mas com acomodações de
luxo – lata por fora, quatro-estrelas por dentro.
Texto Caroline D’essen Revista Superinteressante - Edição 278 – Maio 2010 – p.28.
O tema desse texto é
A) a criação dos contêineres em 1937.
B) a influência da China no resto do mundo.
C) o valor do aluguel em Amsterdã.
D) uma inovação na moradia em Amsterdã.
E) um problema habitacional grave.
QUESTÃO 04 - Leia o texto abaixo e responda.
Para
entender as multidões
O
reino animal é uma fonte inesgotável de imagens incríveis. Peixes e aves, por
exemplo, quando organizados em cardumes e bandos, formam grupos cuja sincronia
é inexplicável.
No
entanto, existe uma lógica por trás desse tipo de deslocamento, estudado há
tempo por cientistas e biólogos. “O agrupamento de animais tem diversas
funções, como, por exemplo, confundir o predador, encontrar mais alimentos e
aumentar as chances de achar um parceiro reprodutivo”, explica César Ades,
pesquisador do Instituto de Psicologia da USP e especialista no estudo do
comportamento animal. Agora, trabalhos sobre o tema estão ajudando
pesquisadores a criar mais um novo campo de conhecimento: a nova ciência das multidões.
Os
biólogos britânicos Jens Krause e John Dyer [...] realizaram uma série de
experimentos cujo objetivo era comparar aspectos como liderança e tomada de
decisão entre grupos de animais e humanos. [...] Os resultados comparados a
estudos anteriores feitos com animais apresentaram resultados semelhantes. Os
pesquisadores observaram que, quando pelo menos 5% dos indivíduos têm uma
posição definida, os restantes tendem a seguir essa minoria, caracterizada como
uma liderança.
Istoé, 25 nov. 2009, n. 2089,
p. 120. Fragmento.
Qual
é a tese defendida pelos pesquisadores britânicos?
A) Os agrupamentos de animais têm a
função de confundir o predador.
B) Os animais e os humanos apresentam a
tendência de seguir a minoria.
C) Os animais se organizam em conjunto para
procurar alimentos.
D) Os peixes e as aves se organizam em
cardumes e bandos.
E) Os trabalhos estão ajudando os
pesquisadores no estudo das multidões.
QUESTÃO
05 – Leia
o texto abaixo e responda.
Publicidade:
a força das imagens a serviço do consumo
Comerciais
exibidos na televisão recorrem a estereótipos para criar a sensação de desejo inconsciente
do telespectador A
linguagem da propaganda, em qualquer meio de comunicação, é sempre a da sedução,
a do convencimento. Na TV, seu discurso ganha um reforço considerável: a força das
imagens
Aprender
a ler as peças publicitárias veiculadas pela TV tem a mesma importância na formação
de um telespectador crítico, que sabe analisar os noticiários e as telenovelas [...]
RIZO,
Sérgio. “O poder da telinha”. Nova Escola. São Paulo: Abril, ano XIII,
n. 118, p.17, dez. 1998.
O
assunto desse texto é
A)
a linguagem da propaganda.
B)
a publicidade e o consumo.
C)
a veiculação da propaganda.
D)
o comercial e a televisão.
E)
o valor da peça publicitária.
GABARITO
1 - D;
2 - E;
3 - D;
4 - E;
5 - D.
Cade as respostas?
ResponderExcluirVeja o gabarito acima.
ResponderExcluirVila de cotenineres
ResponderExcluirVila cotenineres reposta ?
ResponderExcluirCader as respostas
ResponderExcluir