quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Período Composto por Coordenação 3º ano, ensino médio, introdução com texto


Leia o seguinte cartaz de uma campanha.
 

 TRABALHO FORÇADO, SEM DESCANSO, SEM CARTEIRA ASSINADA, SEM COMIDA, SEM ÁGUA LIMPA PARA BEBER...

ISSO É SINAL DE TRABALHO ESCRAVO, QUE SUBMETE AS PESSOAS A CONDIÇÕES DEGRADANTES.

FIQUE ATENTO! AJUDE O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL A ACABAR COM ESSE CRIME, PUNIR OS RESPONSÁVEIS E RESGATAR A DIGNIDADE DESSES TRABALHADORES. 




 1 – Que órgão público promoveu a campanha e com qual objetivo?

2 – A que público o cartaz é dirigido? Justifique.
3 – Segundo o cartaz, o que é trabalho escravo?

4 – O sistema escravocrata foi abolido no Brasil no século XIX. Por que a campanha ainda é válida nos dias de hoje? Justifique.
5 – Observe esta parte do cartaz em destaque:



a) Qual é o efeito de sentido produzido pelo uso da formal verbal na primeira pessoa do plural? (“Vamos limpar”)?
b) Identifique a metáfora utilizada nessa frase e, no caderno, explique seu significado.

6 – Observe esta outra parte do cartaz:
a) Transcreva o slogan da instituição no caderno.
b) Esse slogan apresenta um verbo elíptico, ou seja, um verbo que está subentendido, não aparece na frase. No caderno, reescreva o slogan explicitando o verbo.
c) Explique a quem se referem os pronomes possessivos seu e nosso, no contexto do cartaz.
Para entender o texto e outros textos multimodais!
No cartaz que você acaba de analisar, foram empregadas predominantemente as cores preta e branca. Culturalmente, a fato em preto e branco (ou com predominância de tons de cinza) tem uma forte carga dramática e pode sugerir a gravidade da situação retratada. É comum o emprego de preto e branco em peças publicitárias que denunciam atrocidades e desrespeito aos direitos humanos.
Mais questões:
1 – Releia o período em destaque no cartaz da campanha publicitária:
O trabalho escravo é crime e pode estar bem perto de você!
Esse período apresenta duas informações para o público-alvo:
I. O trabalho escravo é crime
II. (Ele) pode estar bem perto de você!
Agora, responda:
a) Cada uma dessas informações é uma oração? Justifique.
b) Que palavra conecta essas informações? A que classe gramatical pertence essa palavra?
2 – Registre no caderno a alternativa correta: Com relação às duas informações apresentadas no período em destaque no cartaz, pode-se dizer que a segunda informação...
a) apresenta uma conclusão para a primeira informação.
b) apresenta um acréscimo à primeira informação.
c) apresenta uma alternativa para a primeira informação.
d) faz uma ressalva em relação à primeira informação.











9 comentários:

  1. Envie me algo que me comprove que és educador para o meu e-mail: alessilva801@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi ,passando pra confirmar que tive aqui😅

    ResponderExcluir
  3. Beleza, esteja no meu canal do Youtube Professor Alessandro, também!!!

    ResponderExcluir
  4. 2.O cartaz convida à responsabilidade social tanto o empregador rural quanto o público em geral. ... Porque, como se afirma no cartaz da campanha, ainda existe trabalho escravo no Brasil.

    ResponderExcluir
  5. 3.trabalho forçado sem descanso, sem carteira assinada, sem comida, sem água limpa para beber... Isso é sinal de trabalho escravo que submetem as pessoas a condições degradantes.

    ResponderExcluir
  6. 4.O artigo 149 do Código Penal dispõe que configura crime a conduta de "reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados.

    Não sei se tá certo.

    ResponderExcluir
  7. Consegue responder as outras eu tô tentando mas não consigo responder não entendo

    ResponderExcluir

Reportagem

 GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM Olá, eu sou o professor Alessandro. Na aula de hoje vamos abordar o assunto reportagem. Reportagem é um gênero te...