quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Atividade sobre Coesão Textual


QUESTÃO 01 – Os períodos abaixo estão alinhados sem ordem alguma. Organize-os em uma sequência lógica. Na resposta, indique, por meio dos números, a ordem em que eles devem dispor-se.
     1. Além disso, ainda há muitos lugares onde não há telefones.
     2. Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, existe disponibilidade de acesso ilimitado à Internet por uma tarifa mensal, incluindo o telefone.
     3. No Japão, por exemplo, todos têm de pagar 10 ienes por três minutos on line.
     4. A Internet pode ter um caráter mundial, mas em cada país há especificidades econômicas e sociais que podem facilitar ou limitar o acesso à rede.
     5. Na maioria dos países, no entanto, seu uso é cobrado por minuto.
     6. Por isso, em regiões da Rússia, da África ou da América Central, o acesso à Internet está fora de questão.
RESPOSTA: ___/___/___/___/___/___

Leia o texto antes de resolver as questões propostas.

PODERÍAMOS VIVER SEM CHUVA

            À primeira vista, parece que a chuva devia cair sempre à noite, porque é precisamente quando mais benefícios traz e menos prejudica nossos afazeres e divertimentos; mas quer ela caia em dias de festa ou de noite, enquanto dormimos tranquilamente, a chuva é sempre necessária.
            Seus efeitos consistem em penetrar na terra e ser absorvida pelas raízes das plantas, que dela necessitam para viver. Se não houvesse chuva, a vida seria possível no mar. Nas regiões onde nãochuva, nãotambém vida, e noutras onde a chuva escasseia ou cai certas estações do ano, as populações esperam-na e desejam-na, e atécostume de elevar preces ao céu para que a envie em tempo próprio.
            Devemos ver na chuva, por consequência, um agente que limpa e purifica o ar, alimenta a vida vegetal, da qual depende a nossa e nos fornece a água de que necessitamos durante todo o ano, nas regiões onde chove bastante.

QUESTÃO 02 – Indique a expressão a que se referem os seguintes itens linguísticos:

a) seus (linha 04):__________________________________________________________
b) dela (linha 04):___________________________________________________________
c) onde (linha 05):________________________________________________________
d) na (linha 07):____________________________________________________________
e) da qual (linha 10):_______________________________________________________

QUESTÃO 03 – Identifique as relações sintático-semânticas que se estabelecem no texto por meio dos seguintes conectivos.

a) porque (linha 01)
b) enquanto (linha 03)
c) mas (linha 02)
d) para que (linha 07)
e) e (linha 10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reportagem

 GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM Olá, eu sou o professor Alessandro. Na aula de hoje vamos abordar o assunto reportagem. Reportagem é um gênero te...