Leia com muita atenção o texto a seguir para
responder às questões 01 e 02:
Notícia ou reportagem?
No texto a seguir, o estudioso
Juarez Bahia comenta as diferenças entre notícia e reportagem.
Veja quais são elas.
Enquanto a notícia nos diz no mesmo dia ou no
seguinte se o acontecimento entrou para a história, a reportagem nos mostra
como é que isso se deu. Tomada como método de registro, a notícia se esgota no
anúncio; a reportagem, porém, só se esgota no desdobramento, na pormenorização,
no amplo relato dos fatos.
O salto da notícia para a reportagem se dá no
momento em que é preciso ir além da notificação — em que a notícia deixa de ser
sinônimo de nota — e se situa no detalhamento, no questionamento de causa e
efeito, na interpretação e no impacto, adquirindo uma nova dimensão narrativa e
ética.
Porque com essa ampliação de âmbito a reportagem
atribui à notícia um conteúdo que privilegia a versão. Se a nota é geralmente a
história de uma só versão [...], a reportagem é por dever e método a soma das
diferentes versões de um mesmo acontecimento.
[...] É fundamental ouvir todas as versões de
um fato para que a verdade apurada não seja apenas a verdade que se pensa que é
e sim a verdade que se demonstra e tanto que possível se comprova.
(Jornal,
história e técnica — As técnicas do
jornalismo.
4. ed. São Paulo: Ática, 1990.
v. 2. p. 49-50.)
QUESTÃO 01 – Com base na leitura do texto de Juarez, retire pelo menos
três características do gênero textual reportagem:
QUESTÃO 02 – Marque apenas a alternativa correta. Uma das características
da reportagem, que a diferencia da notícia, é o (a)
A) o detalhamento da informação;
B) falta de espaço para ouvir todas as versões de um fato;
C) privilégio de apenas uma versão de um acontecimento;
D) fato de tratar de histórias fictícias;
E) seu esgotamento no anúncio.
Leia a letra de música a seguir para
responder às questões 03 e 04
Coronavírus 2020
Ainda não está na hora de voar
Dentro do casulo tenho que ficar
Tem um vírus lá fora
Quer me contaminar
Mas vou me proteger
Pra isso não acontecer
Lavando bem as mãos
Abraço e beijo só de longe
Logo logo isso vai passar
E eu vou poder voar
E eu vou poder voar
E eu vou poder te abraçar
QUESTÃO 03 – Na letra da canção,
o autor emprega o substantivo casulo para metaforizar um comportamento adequado
ao período de pandemia vivenciado por muitos. Com base em seu conhecimento de
mundo sobre o tema da canção, bem como na sua interpretação acerca do texto de
Elias, responda: que sentidos é possível atribuir ao substantivo casulo
na canção?
QUESTÃO 04 – Todo texto tem um
tema, ou seja, um assunto sobre o qual o autor discorre. Tema não é título, por
isso, a partir de uma leitura cuidadosa é possível identificar o tema de
qualquer texto, tal como a letra da canção de Elias. Sendo assim, assinale
apenas a alternativa na qual a charge aborda o mesmo assunto discutido na letra
de música de Becky:
Nenhum comentário:
Postar um comentário