quinta-feira, 2 de julho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA – ENEM ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS

Nesta habilidade, o ENEM exige do candidato a capacidade de reconhecer quais as estratégias estão sendo utilizadas pelo autor de um texto argumentativo ou publicitário para gerar o convencimento. Em outras palavras, o candidato não deve apenas compreender a opinião expressa no texto, mas também quais são os recursos empregados para persuadir o leitor da validade dessa opinião.

ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS: são todos os recursos (verbais e não verbais) utilizados para envolver o leitor/ouvinte, para impressioná-lo, para convencê-lo melhor, para persuadi-lo mais facilmente, para gerar credibilidade etc.

I – Estratégias publicitárias

O objetivo fundamental de todos os anúncios publicitários é associar o objeto de consumo a sensações agradáveis, despertando o desejo do consumidor. Frequentemente, é vendido um estilo de vida mais do que o próprio produto. Para tal, as marcas recorrem a várias técnicas publicitárias:

Uso de imperativos

Todo anúncio publicitário tem como propósito persuadir, convencer o interlocutor, ou seja, chamar sua atenção e convencê-lo a comprar um determinado produto ou mudar um comportamento. Para isso, esses textos fazem uso de verbos no imperativo (explícitos ou implícitos).


Fatos comprovados

São utilizados dados estatísticos ou testemunhos reais, de forma a comprovar a eficácia do produto. Por vezes, são apresentados depoimentos de pessoas “especializadas” na área do produto (médicos, técnicos etc.) o que transmite uma maior confiança ao consumidor.


Apelo à beleza

O consumidor é atraído pela beleza associada ao produto, no seu aspecto, às pessoas e aos lugares presentes nos anúncios. A criatividade é o fator crucial neste tipo de anúncio. Muitas vezes, utiliza-se de efeitos especiais ou edição de imagem, de forma a criar uma realidade mais atrativa.


Ambiente familiar

O produto é apresentado no seio de uma família tradicional, associando um ideal de família ao objeto de consumo. AS famílias “perfeitas” são felizes e divertidas, e os problemas desaparecem com a aquisição do bem apresentado.


Cuidado e afeto

Quando aparecem animais ou crianças, o anúncio remete para os instintos de proteção. O produto é associado ao fato de tomar conta de algo ou de alguém.


Celebridades

O desejo pela fama e reconhecimento está presente na maioria de nós. Quando um produto é apresentado por uma figura conhecida, é vendida a ideia de que só os melhores usam aquele produto e, consequentemente, o produto irá aumentar o sucesso do consumidor.



 II – Texto dissertativo

Exemplificação (fato-exemplo)

Exemplificar é apresentar um fato ou cenário que confirma uma tese ou demonstra uma verdade.

Ex.: “Certos comportamentos humanos não podem ser tolerantes e, por isso, precisam ser constantemente relembrados para que não se repitam, como o massacre dos judeus pelos nazistas”.

 

Enumeração

Enumerar é fazer uma lista especificada uma relação metódica de algo; normalmente, há gradação em uma enumeração.

Ex.: “O Brasil, se quiser deixar de ser um país em desenvolvimento e se tornar um país desenvolvido, precisará urgentemente de algumas mudanças; investimentos em educação, saúde, segurança, saneamento básico, emprego etc.”.

Fato histórico

São evidências da história representadas por documentos ou vestígios.

Ex.: “Tendenciosamente, a religião, principalmente a católica, sempre esteve envolvida com a política. No golpe militar de 64, a Igreja esteve ao lado dos militares. Só após os seus terem sido perseguidos e torturados passou a reagir e a lutar em defesa de seus membros”.

Comparação

Comparar é confrontar elementos, identificando pontos de analogia ou de similaridade entre si, numa relação de igualdade, superioridade ou inferioridade.

Ex.: “Não há dúvidas de que os eventos esportivos nos países em desenvolvimento os ajudam a modificar seu cenário econômico e social. Assim como a África do Sul se beneficiou com o aumento de emprego e com o investimento em transporte, o mesmo ocorrerá no Brasil”.

Dados estatísticos

São observações coletadas e apresentadas de forma sintética e organizada.

Ex.: “O Vox Populi fez recentemente uma pesquisa de âmbito nacional. Deu o esperado: 48% dos entrevistados disseram simpatizar com algum partido. Mas 80% desses se restringiram a apenas três: PT (com 28% das respostas), PMDB (com 6%) e PSDB (com 5%). Olhando desse modo, o sistema é, portanto, bem menos heterogêneo, pois os restantes 26 partidos dividem os 20% que sobram”. (Marcos Coimbra; 30/05/2012).

Pergunta retórica

A pergunta retórica é aquela que não exige uma resposta imediata, pois seu objetivo é provocar a reflexão. Muitas vezes, a resposta à pergunta retórica vem embutida.

Ex.: “Em vista da pacificação das favelas do Rio de Janeiro, a força militar vem sendo muito elogiada por sua precisão e competência. Precisamos realmente de uma nova ação militar para restaurar a paz nas comunidades ou agora é o momento de levar a cultura a elas?”

A primeira parte da pergunta traz um “não com resposta embutida, afinal, já houve pacificação. A segunda parte da pergunta é o foco, o próximo passo a ser dado a fim de trazer mais um elemento positivo a esses grupos sociais, a cultura.

 

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