Nesta
habilidade, o ENEM exige do candidato a capacidade de reconhecer quais as
estratégias estão sendo utilizadas pelo autor de um texto argumentativo ou
publicitário para gerar o convencimento. Em outras palavras, o candidato não
deve apenas compreender a opinião expressa no texto, mas também quais são os
recursos empregados para persuadir o leitor da validade dessa opinião.
ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS: são todos os recursos (verbais e não
verbais) utilizados para envolver o leitor/ouvinte, para impressioná-lo, para
convencê-lo melhor, para persuadi-lo mais facilmente, para gerar credibilidade
etc.
I
– Estratégias publicitárias
O
objetivo fundamental de todos os anúncios publicitários é associar o objeto de
consumo a sensações agradáveis, despertando o desejo do consumidor.
Frequentemente, é vendido um estilo de vida mais do que o próprio produto. Para
tal, as marcas recorrem a várias técnicas publicitárias:
Uso de imperativos
Todo anúncio publicitário tem como propósito persuadir, convencer o interlocutor, ou seja, chamar sua atenção e convencê-lo a comprar um determinado produto ou mudar um comportamento. Para isso, esses textos fazem uso de verbos no imperativo (explícitos ou implícitos).
Fatos comprovados
São
utilizados dados estatísticos ou testemunhos reais, de forma a comprovar a
eficácia do produto. Por vezes, são apresentados depoimentos de pessoas
“especializadas” na área do produto (médicos, técnicos etc.) o que transmite
uma maior confiança ao consumidor.
Apelo à beleza
O
consumidor é atraído pela beleza associada ao produto, no seu aspecto, às
pessoas e aos lugares presentes nos anúncios. A criatividade é o fator crucial
neste tipo de anúncio. Muitas vezes, utiliza-se de efeitos especiais ou edição
de imagem, de forma a criar uma realidade mais atrativa.
Ambiente familiar
O
produto é apresentado no seio de uma família tradicional, associando um ideal
de família ao objeto de consumo. AS famílias “perfeitas” são felizes e
divertidas, e os problemas desaparecem com a aquisição do bem apresentado.
Cuidado e afeto
Quando
aparecem animais ou crianças, o anúncio remete para os instintos de proteção. O
produto é associado ao fato de tomar conta de algo ou de alguém.
Celebridades
O
desejo pela fama e reconhecimento está presente na maioria de nós. Quando um
produto é apresentado por uma figura conhecida, é vendida a ideia de que só os
melhores usam aquele produto e, consequentemente, o produto irá aumentar o
sucesso do consumidor.
Exemplificação (fato-exemplo)
Exemplificar
é apresentar um fato ou cenário que confirma uma tese ou demonstra uma verdade.
Ex.:
“Certos comportamentos humanos não podem ser tolerantes e, por isso, precisam
ser constantemente relembrados para que não se repitam, como o massacre dos
judeus pelos nazistas”.
Enumeração
Enumerar
é fazer uma lista especificada uma relação metódica de algo; normalmente, há
gradação em uma enumeração.
Ex.:
“O Brasil, se quiser deixar de ser um país em desenvolvimento e se tornar um país
desenvolvido, precisará urgentemente de algumas mudanças; investimentos em
educação, saúde, segurança, saneamento básico, emprego etc.”.
Fato histórico
São
evidências da história representadas por documentos ou vestígios.
Ex.:
“Tendenciosamente, a religião, principalmente a católica, sempre esteve
envolvida com a política. No golpe militar de 64, a Igreja esteve ao lado
dos militares. Só após os seus terem sido perseguidos e torturados passou a
reagir e a lutar em defesa de seus membros”.
Comparação
Comparar
é confrontar elementos, identificando pontos de analogia ou de similaridade
entre si, numa relação de igualdade, superioridade ou inferioridade.
Ex.:
“Não há dúvidas de que os eventos esportivos nos países em desenvolvimento os
ajudam a modificar seu cenário econômico e social. Assim como a África do
Sul se beneficiou com o aumento de emprego e com o investimento em transporte,
o mesmo ocorrerá no Brasil”.
Dados estatísticos
São
observações coletadas e apresentadas de forma sintética e organizada.
Ex.:
“O Vox Populi fez recentemente uma pesquisa de âmbito nacional. Deu o esperado:
48% dos entrevistados disseram simpatizar com algum partido. Mas 80% desses
se restringiram a apenas três: PT (com 28% das respostas), PMDB (com 6%) e PSDB
(com 5%). Olhando desse modo, o sistema é, portanto, bem menos heterogêneo,
pois os restantes 26 partidos dividem os 20% que sobram”. (Marcos Coimbra;
30/05/2012).
Pergunta retórica
A
pergunta retórica é aquela que não exige uma resposta imediata, pois seu objetivo
é provocar a reflexão. Muitas vezes, a resposta à pergunta retórica vem
embutida.
Ex.:
“Em vista da pacificação das favelas do Rio de Janeiro, a força militar vem
sendo muito elogiada por sua precisão e competência. Precisamos realmente de
uma nova ação militar para restaurar a paz nas comunidades ou agora é o momento
de levar a cultura a elas?”
A
primeira parte da pergunta traz um “não com resposta embutida, afinal, já houve
pacificação. A segunda parte da pergunta é o foco, o próximo passo a ser dado a
fim de trazer mais um elemento positivo a esses grupos sociais, a cultura.
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