quinta-feira, 13 de junho de 2019

Interpretação de Texto II


Leia um fragmento de um texto a seguir para responder às questões propostas.
O sono, a internet e a inteligência (Augusto Cury)
Lúcio tinha fascinação por computadores.
Era um internauta de primeira, mas não usava a internet para enriquecer seus conhecimentos. Não viajava pelos arquivos que estimulavam o mundo das ideias. Seu hobby era bater papo. Batia papo nas salas de seus colegas e na sala de pessoas estranhas.
Porém, no seu dia-a-dia, raramente conseguia conversar com um estranho. Até com os conhecidos
era inibido. Não conseguia falar olhando no olho do outro, expressar suas ideias e revelar seus sentimentos.
Era um bom jovem, entretanto vivia represado, isolado em seu mundo.
Mas, na internet, Lúcio era um avião. Era desinibido, solto, extrovertido, entendia de qualquer assunto. Falava até de si mesmo, era um mestre do disfarce. Nunca revelava seus reais problemas, medos e dificuldades, como quase todo internauta. Fez inúmeros “amigos” virtuais. A maioria era sem “rosto”, ou seja, sem identidade, sem um passado, sem uma história de vida.
O mundo da internet desinibiu o homem, mas, ao mesmo tempo, tornou-o um especialista em simular
seus sentimentos. Todavia, alguns revelam suas emoções sem máscaras. Esses têm chances de desenvolver uma paixão virtual, intensa, por uma pessoa do outro lado da tela. É uma loucura. Parece que a fantasia se torna realidade: o príncipe virtual se encanta pela Cinderela internauta. Entretanto, essa paixão, frequentemente, não tem nenhuma profundidade, embora tenha desespero e ansiedade.
A paixão gerada pela internet, no começo, produz a fantasia de que foram feitos um para o outro, até que saem da tela, se conhecem, convivem com os defeitos, e... Infelizmente, a maioria dos casos resulta em fracassos e produz cicatrizes.

Não procure amor platônico. Procure o amor brando, regado com diálogo e temperado com respeito e realidade. O amor é como uma delicada planta, se não tem raízes não suporta o calor, não resiste às dificuldades. Bom, mas a paixão dos internautas é uma outra história. Um dia, talvez, entre em mais detalhes.
Vamos à história do Lúcio.
Lúcio, às vezes, varava as madrugadas batendo papo na internet. Tinha de estudar de manhã, mas não se preocupava. Levantava reclamando, mas levantava. Dormia cerca de cinco horas. Às vezes menos. Seus pais imploravam para que ele dormisse cedo, mas ele se achava um super-homem.
Jamais acreditou que sua saúde física e sua inteligência poderiam ser prejudicadas por dormir tão 
pouco. Afinal de contas, pensava ele: “No sábado e domingo eu desconto”. Dormia até ao meio-dia.
Todavia, cada vez mais perdia o interesse pela escola. Ia mal nas provas, estudar era um sacrifício.
Andava impaciente e irritado. Nem ele se aguentava de manhã. Seu humor só melhorava à noite. Sonhava
em ser um cientista. Desejava conhecer os segredos da natureza. Mas, à medida que ficava fissurado no
computador, seu sonho ia para o espaço, parecia inalcançável.
Certa vez, foi a uma palestra de um pesquisador da inteligência. Foi obrigado a esse evento, porque a escola o tinha programado. O palestrante era conhecedor do assunto e, ao mesmo tempo, conhecia o mundo dos jovens.
Ele interagia muito com a plateia. A certa altura, começou a fazer uma série de perguntas para os alunos, como: Quem dorme pouco? Quem acorda cansado? Quem sente sono durante o dia? Quem tem déficit de memória ou esquecimento? Quem tem baixa concentração? Quem tem estado irritado ou ansioso?
Por incrível que pareça, a plateia de jovens parecia uma plateia de idosos. Havia cerca de duzentos alunos de várias classes da escola e a maioria deles levantou as mãos para quase todas as perguntas.
Alguns jovens estavam tão cansados que mal conseguiam levantar as mãos. Outros viviam bocejando na classe. Muitos estavam com a memória péssima.
O palestrante brincou com os alunos dizendo: “Vocês parecem uma plateia de velhos em final de
carreira
”. A turma deu gargalhada... Então, comentou que uma das grandes causas da péssima qualidade de vida dos jovens da atualidade é a síndrome SPA, síndrome do pensamento acelerado.

QUESTÃO 01 – Marque somente a alternativa correta. O título do texto é justificado

A) pela grande ferramenta de pesquisa e inteligência que tem sido usada pelos alunos: a internet.
B) pelo fato de que o amor platônico só pode ser encontrado na internet, ou seja, nas redes sociais.
C) pela atitude de muitos jovens que descobrem na internet uma maneira de melhorar seu relacionamento no mundo real.
D) pelo fato de que muitos estão perdendo o sono por causa do uso excessivo da internet, com efeito, estão tendo prejuízo no processo de aprendizagem.
E) pelo motivo de que a internet está tornando as pessoas velhas mais cedo, já que elas não vivem direito.

QUESTÃO 02 – Marque somente a alternativa que não tem correspondência com o texto lido.
A) Lúcio é viciado em internet e suas ferramentas, como as redes sociais.
B) O vício gerado pelas redes sociais podem ter efeitos contrários e afastar as pessoas fisicamente.
C) Dormir bem pode trazer benefícios à saúde das pessoas e ajudar na aprendizagem dos alunos.
D) Pessoas como Lúcio pensam que dormir bem é dormir até ao meio-dia no Sábado e Domingo.
E) Durante a palestra sobre a SPA havia exatamente duzentas pessoas presentes.

QUESTÃO 03 – Qual é o tema do texto lido? Explique.

QUESTÃO 04 – Marque somente a alternativa na qual as palavras destacadas são, respectivamente, artigo e pronome oblíquo.

A) O mundo da internet desinibiu o homem.
B) Foi obrigado a esse evento, porque a escola o tinha programado.
C) O palestrante brincou com os alunos dizendo.
D) a fantasia se torna realidade: o príncipe virtual se
encanta pela Cinderela internauta.
E) o calor, não resiste às dificuldades.

Nem ele se aguentava
de manhã. Seu humor só melhorava à noite. Sonhava
em ser um cientista. Desejava conhecer os segredos
da natureza. Mas, à medida que ficava fissurado no
computador, seu sonho ia para o espaço, parecia
inalcançável.
QUESTÃO 05 – No fragmento do texto acima, a quem o pronome ele está se referindo?


QUESTÃO 06 – Retire do texto de Augusto Cury pelo menos dois pronomes pessoais e identifique a quem eles estão se referindo.

Leia a charge que apresenta uma das temáticas discutidas também no texto de Augusto para responder à questão 07.



QUESTÃO 07 – Com base no texto de Augusto Cury, identifique e explique a crítica feita na charge acima. Fundamente sua resposta com pelo menos uma referência ao texto de Augusto Cury.




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