quinta-feira, 13 de junho de 2019

Interpretação de Texto III


Leia o texto a seguir e, em seguida, responda às questões 01 e 02.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Poderá um dia a máquina pensar melhor e de forma mais inteligente que um ser humano?
Qualquer resposta definitiva para esta questão parece precipitada, mas os cientistas estão de fato empenhados na busca de um computador capaz de pensar e evoluir mais do que um ser humano.
Para alguns, trata-se de uma tarefa impossível. A máquina jamais poderá superar seu criador. Estes aplaudem estrondosamente a recente vitória do enxadrista Garry Gasparov contra o computador Deep Blue, uma máquina inteligente construída pela IBM, a um custo de US$ 2,5 milhões, com o propósito único de jogar xadrez. O Deep Blue é capaz de analisar 200 milhões de lances por segundo; Gasparov, um ou dois.
Para outros, desenvolver as máquinas mais inteligentes que o homem é apenas uma questão de tempo. O cérebro humano não seria ele próprio mais do que uma máquina biológica, cujo mecanismo carbônico poderia ser transposto para o silício.
A primeira posição parece um pouco ingênua e é certamente alimentada por uma visão catastrofista do criador que perde o controle sobre a criatura, como o Frankenstein de Mary Shellley...
É igualmente precipitado afirmar que, algum dia, a humanidade estará construindo androides mais inteligentes que o homem. Nesse domínio, o bom senso recomenda que não se negue “a priori” o conceito de inteligência (ele próprio tão fluido) a computadores, nem que se considere a existência de androides hiperinteligentes como algo inelutável.
A discussão toda, no fundo, é muito antiga. Trata-se de saber se o homem é uma máquina biológica cuja inteligência seria o produto de estímulos eletroquímicos ou se existe um algo mais que os velhos filósofos gregos batizaram de alma.
(Editorial da Folha de São Paulo – 24-03-96)
QUESTÃO 01 – Que tema o texto discute? Marque somente a alternativa correta sobre o tema abordado no editorial.
A) O texto discute uma questão antiga: a “inteligência” das máquinas e a possibilidade de elas superarem seu criador;
B) A certeza de que poderá um dia a máquina pensar melhor e de forma mais inteligente que um ser humano;
C) O fato de que jamais a máquina poderá superar o ser humano;
             D) O princípio segundo o qual todos os seres humanos, naturais ou artificiais, são iguais;

E) A busca pelo homem a tão sonhada felicidade.

QUESTÃO 02 – O editorial A Inteligência Artificial aborda a evolução da ciência e da tecnologia, tema valorizado pela vanguarda europeia do século XX denominada

A) Dadaísmo;
B) Futurismo;
C) Cubismo;
D) Surrealismo;
E) Expressionismo;

QUESTÃO 03 – Para conhecer um objeto, é necessário observá-lo a partir de diferentes perspectivas. Esse pensamento foi difundido por uma das vanguardas europeias. Assinale a alternativa na qual a pintura faz referência a esse movimento revolucionário da arte e da literatura.

A) Dadaísmo;
B) Futurismo;
C) Cubismo;
D) Surrealismo;
E) Expressionismo;

QUESTÃO 04 – Qual dos enunciados a seguir estão de acordo com a Norma Culta da Língua Portuguesa? Explique.

I – Eu trabalhei há mais de três anos no Brasil.
II – Eu fui em Brasília há cinco anos atrás.
III – Dez anos atrás que eu cursei uma universidade.




QUESTÃO 05 – Complete com a ou :

A) _____três anos que não a vejo.
B) Daqui_____pouco, vamos embora.
C) Vamos______o outro lado.
D)Eu nasci_______dez mil anos atrás.


QUESTÃO 06 – Classifique o sujeito das orações a seguir:

A) Mega-Sena acumula.



B) Manifestações pela educação têm cobertura reduzida na imprensa estrangeira.



QUESTÃO 07 – Marque somente a alternativa na qual a oração não tem sujeito.

A) Ministro da Educação causa vergonha nacional.
B) Faz três anos que o Brasil não ganha uma partida.
C) Ana faz uma salada muito boa.
D) Penso, logo, existo.
E) O homem é mortal por seus temores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reportagem

 GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM Olá, eu sou o professor Alessandro. Na aula de hoje vamos abordar o assunto reportagem. Reportagem é um gênero te...