A partir da leitura dos textos motivadores
seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação,
redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua
portuguesa sobre o tema “Alternativas
para combater o bullying contra crianças e adolescentes no Brasil”, apresentando
proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e
relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu
ponto de vista.
TEXTOS
MOTIVADORES
TEXTO I
O Brasil tem o segundo maior índice de pais e
mães que dizem que seus filhos já foram vítimas de bullying na internet. É o que
constata a pesquisa da Ipsos sobre o cyberbullying, em que o país, com 29% dos
entrevistados fazendo tal afirmação, só fica atrás da Índia, que tem índice de
37%. (Fonte: Revista Época)
TEXTO II
Bullying é
uma palavra que se originou na língua inglesa. “Bully” significa “valentão”, e
o sufixo “ing” representa uma ação contínua. A palavra bullying designa um
quadro de agressões contínuas, repetitivas, com
características de perseguição do agressor contra a
vítima, não podendo caracterizar uma agressão isolada, resultante de uma briga.
As agressões podem
ser de ordem verbal, física e psicológica,
comumente acontecendo as três ao mesmo tempo. As vítimas são intimidadas,
expostas e ridicularizadas. São chamadas por apelidos vexatórios e sofrem
variados quadros de agressão com base em suas características físicas, seus
hábitos, sua sexualidade e sua maneira de ser. (Professor de Sociologia, Francisco
Porfírio)
TEXTO III
Nenhum comentário:
Postar um comentário