MAterial utilizado durante as aulas em power point!
A imagem acima que provavelmente não estará visível para você, é um rascunho de "Vidas Secas" feito por Graciliano Ramos, um dos nossos excelentes escritores. Ela foi inserida para mostrar a você que até os mestres, antes do texto final, rascunhavam a redação.
O esquema que passo em sala de aula é o seguinte:
Antes de iniciar, você que ainda tem dúvida, pode clicar no link abaixo e assistir a uma aula minha sobre a dissertação-argumentativa no ENEM!
Introdução - é a parte do texto em que você apresenta a tese (ponto de vista). O ideal é que seja feita em um parágrafo.
Desenvolvimento - parte da redação em que se argumenta, ou seja, utiliza estratégias argumentativas para defender o ponto de vista explícito na introdução. São estratégias argumentativas: citação, exemplos, causa e consequência, comparação, dados estatísticos, entre outras. Agora presta atenção, viu que a parte do texto é chamada de desenvolvimento? Se não, olhe de novo! Sabe o que isso significa? Que você, além de citar uma frase de um especialista, por exemplo, deve desenvolvê-la, detalhá-la e relacionar com as suas ideias. O ideal é que o desenvolvimento tenha pelo menos dois parágrafos.
Dois tipos de estratégias são bastante empregadas pelos alunos que tiram nota mil no ENEM: Dados estatísticos, mas principalmente Argumento de Autoridade, ou seja, citação direta ou indireta. Nessa última, você a empregando bem, ganha ponto em mais de uma competência.
Conclusão - é a última parte do texto. Só no ENEM ela deve ser exequível, quer dizer, viável e detalhada. Detalhada significa ter a resposta no texto dos seguintes elementos: o que vai ser feito? Quem vai fazer? Como? Para quê?
Quem vai fazer? Lembra do seguinte esquema a seguir: (Ah! um parágrafo para a conclusão está ótimo!)
G - governo
O - ONGs
M - mídia
I - indivíduo
F - família
E - estado
S - sociedade
Coloca na frente do espelho, na tela da televisão ou de teu celular para você memorizar isso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário