INSTRUÇÕES
PARA A REDAÇÃO – proposta professor Alessandro – alessilva801.blogspot.com
•
O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
•
O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em 30 linhas.
•
A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno
de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de
correção.
Receberá nota zero, em
qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
•
tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”
•
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
•
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
•
apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Em um primeiro momento é difícil não tentar
estabelecer um paralelo entre a tragédia ocorrida nessa manhã na Escola
Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP) com a realidade análoga dos Estados
Unidos, um país cujo histórico de chacinas em estabelecimentos de ensino é
datado desde 1764, quando ainda era uma colônia inglesa. Guilherme Taucci
Monteiro, de 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, de 25 anos, invadiram a escola
da Região metropolitana de São Paulo e mataram cinco alunos e duas
funcionárias.
No entanto,
para Renan Theodoro de Oliveira, mestre em sociologia e pesquisador do Núcleo
de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP), “Isso
acontece lá há muito tempo. Há pelo menos 30 anos notícias sobre isso naquele
país são divulgadas aqui. A grande pergunta é por que isso começa a acontecer
no Brasil?” (Marcelo Menna Barreto, jornalista)
TEXTO II
O PLC 171/2017, da deputada Keiko Ota
(PSB-SP), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB-Lei
9.394/1996) para incrementar o combate a todas as formas de
violência nas escolas, reforçando a Lei de Combate ao Bullying (Lei 13.185/2015).
A relatora da proposta em Plenário, senadora
Simone Tebet (PMDB-MS), informou que dados do Diagnóstico Participativo das
Violências nas Escolas, feito em 2016 pela Faculdade Latino-Americana de
Ciências Sociais em parceria com o Ministério da Educação, apontam que 69,7%
dos jovens afirmam terem visto algum tipo de agressão dentro da escola, seja
agressão verbal, física, discriminação, bullying, furto, roubo ou ameaças.
Para Simone Tebet, o projeto complementa a Lei
de Combate ao Bullying. A senadora observou que o bullying é “um dos males”
enfrentados atualmente por crianças e adolescentes.
(Disponível
em: https://www12.senado.leg.br).
TEXTO III
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A
partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos
construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo
em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Violência na escola e a ameaça ao direito à
educação”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos
humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos
e fatos para defesa de seu ponto de vista.
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