quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

CULTURA DO CANCELAMENTO - ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO - 1ª ATIVIDADE REMOTA

 

TEMA: CULTURA DO CANCELAMENTO

HABILIDADES: ARGUMENTAÇÃO, LEVANTAMENTO DE IDEIAS, DEFESA DE PONTO DE VISTA, DESENVOLVIMENTO DE EMPATIA, COMBATE À CULTURA DO CANCELAMENTO

 

Olá, tudo bem contigo? Espero que sim! Eu sou o professor Alessandro e o meu desejo é que tenhamos um excelente ano letivo, apesar do período de pandemia que estamos passando.

Eu sou professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Caso você tenha interesse em aprender esse conhecimento para o ENEM e concurso público, eu tenho um canal no Youtube “Professor Alessandro”, elaborado para democratizar o conhecimento.

Nessa atividade recente eu apresento um tema que talvez você já tenha ouvido falar: uma tal de “cultura do cancelamento”. Pesquise sobre esse assunto para saber mais a respeito dele. Observe as fontes, não leia e acredite em tudo. Leia, reflita e faça uma crítica sobre a opinião do autor ou da autora do texto. A partir da leitura desses textos, a missão será a de responder às duas perguntas seguintes sobre o tema em análise. Para isso, eu coloquei dois textos para que você tenha uma noção melhor do que estamos falando.

O texto que você vai ler agora é uma charge. Charge é um gênero textual em que há uma intenção de criticar ou denunciar algum comportamento do ser humano, da sociedade ou das instituições sociais.

Esse tipo de gênero textual usa a linguagem multimodal, ou seja, emprega palavras (linguagem verbal, pois verbal provém do termo latim verbum que significa palavra) e imagens (linguagem não verbal). Para interpretar esse tipo de gênero textual, é fundamental relacionar as duas linguagens.


 









Agora, leia o texto abaixo para responder às questões 01 e 02.

 

O que é a 'cultura de cancelamento'

Mariana Sanches - @mariana_sanches

Da BBC News Brasil em Washington

 

O movimento hoje conhecido como "cultura do cancelamento" começou, há alguns anos, como uma forma de chamar a atenção para causas como justiça social e preservação ambiental. Seria uma maneira de amplificar a voz de grupos oprimidos e forçar ações políticas de marcas ou figuras públicas.

Funciona assim: um usuário de mídias sociais, como Twitter e Facebook, presencia um ato que considera errado, registra em vídeo ou foto e posta em sua conta, com o cuidado de marcar a empresa empregadora do denunciado e autoridades públicas ou outros influenciadores digitais que possam amplificar o alcance da mensagem. É comum que, em questão de horas, o post tenha sido replicado milhares de vezes.

A cascata de menções a uma empresa costuma precipitar atitudes sumárias para estancar o desgaste de imagem, sem que a pessoa sob ataque possa necessariamente se defender amplamente.

O cancelamento é diferente da trollagem típica de internet, eventualmente com insultos coordenados, frequente em disputas de opinião entre usuários das redes. O "cancelamento" é um ataque à reputação que ameaça o emprego e os meios de subsistência atuais e futuros do cancelado. Extremamente frequente nos Estados Unidos, ela hoje abate personalidade, mas também anônimos.

"Você pode ser cancelado por algo que você disse em meio a uma multidão de completos estranhos se um deles tiver feito um vídeo, ou por uma piada que soou mal nas mídias sociais ou por algo que você disse ou fez há muito tempo atrás e sobre o qual há algum registro na internet. E você não precisa ser proeminente, famoso ou político para ser publicamente envergonhado e permanentemente marcado: tudo o que você precisa fazer é ter um dia particularmente ruim e as consequências podem durar enquanto o Google existir", definiu o colunista do The New York Times Ross Douthat em uma coluna sobre cancelamento há alguns dias.

O fenômeno acontece também no Brasil, mas frequentemente tem como alvo famosos. Um exemplo recente de cancelamento foi o da blogueira Gabriela Pugliesi. Depois de postar imagens de uma festa que deu em sua casa, em abril, em meio a uma quarentena por conta da epidemia de coronavírus, uma multidão online passou a cobrar as marcas que a patrocinavam para que rescindissem os contratos de publicidade com ela. Pugliesi perdeu pelo menos cinco contratos e seu prejuízo teria superado os R$ 2 milhões.

(Fonte: BBC NEWS Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-53537542. Acesso em 04 de fev. de 2021).

 

 

De acordo com a leitura dos textos acima, responda:

 

QUESTÃO 01 – Faça uma descrição pormenorizada dos elementos presentes na charge de Duke. Diga o que os três personagens, bem como o monitor representam na sociedade atual. Por fim, argumente se você concorda ou discorda da forma como o juiz sentenciou o réu.

Obs.: Leia bem o comando. Há três missões para você realizar na questão 01.

 

QUESTÃO 02 – Leia esta situação hipotética:

 

Maria é paraense e gosta muito de açaí. Ela postou nas redes sociais dela um vídeo em que toma açaí com farinha e charque. Ocorre que uma amiga virtual dela, Marinete, residente no Rio de Janeiro, fez um comentário dizendo que só tomava açaí com sorvete, leite condensado, pois açaí tem gosto de terra. Desde o dia do comentário, Marinete recebeu várias respostas nada elegantes, com palavrões, xingamentos etc. Marinete foi cancelada!.

A família de Marinete contratou um psicólogo para cuidar dela, mas também precisa de um (a) advogado (a) para defendê-la. Assim, você escreverá um texto em prosa, usando a norma culta da língua portuguesa, para postar na rede social de Marinete, no papel de advogado (a) dela, defendendo-a dos comentários maldosos e propondo uma alternativa para combater a cultura do cancelamento em nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reportagem

 GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM Olá, eu sou o professor Alessandro. Na aula de hoje vamos abordar o assunto reportagem. Reportagem é um gênero te...