quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

2ª ATIVIDADE REMOTA DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

TEMA: COMBATE À DISSEMINAÇÃO DAS NOTÍCIAS FALSAS

HABILIDADES: TIPOLOGIA TEXTUAL, GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA: CONCEITO, CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS E LINGUÍSTICAS. INFOGRÁFICO SOBRE FAKE NEWS.

 

O texto que você vai ler agora é um gênero textual notícia. Recebe esse nome de gênero textual, porque nela nós encontramos uma ou mais de uma sequência tipológica. Quais são as sequências tipológicas que há na Língua Portuguesa? São estas: narrativa, descritiva, dissertativa expositiva ou dissertativa argumentativa, injuntiva ou dialogal. É um número limitado. Os gêneros textuais, por sua vez, são inúmeros. Assim, na notícia, nós encontramos sequências narrativas, descritivas, expositivas etc.

Como gênero textual, a notícia tem a intenção de informar um acontecimento recente, algo que acabou de ocorrer. Estruturalmente, ela possui os seguintes elementos:

Data da publicação do jornal e data do acontecimento.

Fonte: jornal, revista, site, TV, canal do Youtube etc.

Um título principal, que sintetiza a ideia central da notícia.

A linha-fina ou olho ou título auxiliar, que completa o sentido do título principal.

O lead (leia lide). É o primeiro parágrafo, escrito entre cinco e dez linhas, o qual costuma trazer as informações básicas de uma notícia, como o que aconteceu, quando, onde, com quem e por quê.

O corpo da notícia, isto é, o segundo parágrafo em diante, onde há o detalhamento das informações apresentadas no lide ou o acréscimo de informações novas.

O emprego da linguagem multimodal, isto é, da linguagem verbal (palavras) e linguagem não verbal (imagens, infográficos), relacionada com o fato informado.

A presença das vozes do jornalista e das pessoas envolvidas com o fato informado. Com efeito, pode aparecer o discurso direto, demarcado pelas aspas, é a fala dos entrevistados, na primeira pessoa, bem como o discurso indireto, em que alguém fala pelos entrevistados, na terceira pessoa.

Predominância das formas verbais do passado, pois indicam ações que ocorreram.

Presença das formas verbais do tempo presente no título ou no subtítulo, para conferir atualidade ao fato noticiado.

Uma linguagem nem sempre objetiva e impessoal, ou seja, às vezes há o posicionamento do autor da notícia sobre o tema dela.

Emprego da linguagem formal sem excesso, mas pode aparecer o emprego da variedade coloquial, a depender de quem é o entrevistado.

Guarde, anote essas informações no caderno, você vai precisar.

Conhecer a intenção e a estrutura de um gênero textual como o referido, ajuda você a ler, compreender e interpretar, assim como produzir gêneros textuais dos mais diversos. Mais do que isso, ajuda a combater as notícias falsas veiculadas por instrumentos que não têm a responsabilidade e a credibilidade em informar.

Veja um exemplo de uma notícia a fim de ilustrar os elementos elencados anteriormente. Você nunca mais vai ler uma notícia como lia até então! Ah, outra informação: quer uma explicação sobre esse assunto? Assista à videoaula “Gênero Textual: Notícia”, disponível no canal do Youtube do Professor Alessandro. Se você é estudante do segundo ou do terceiro ano, estude também o assunto reportagem, pois eles caem muito no ENEM!

Exemplo de notícia:

 

Forte chuva alaga casas e deixa 650 famílias desabrigados em Ipixuna do Pará (TÍTULO PRINCIPAL)

 

Horas de chuva fez igarapé transbordar e romper trecho da rodovia BR-010. Trânsito no quilômetro 211 da Belém-Brasília está interditado. (LINHA-FINA)

Por G1 PA — Belém

16/02/2021 17h57 Atualizado há 6 dias

 

(Fonte: portal G1 Pará de notícias, data de publicação da notícia: 16 de fevereiro de 2021)

(FOTO DO BURACO: RETIREI)

Em Ipixuna do Pará (ONDE), nordeste do estado, 650 famílias (QUEM) ficaram desabrigadas (O QUE) após terem as casas invadidas pela água (POR QUÊ) que submergiu diversas ruas e locais da cidade após horas de chuva. Segundo a Prefeitura, há ainda 300 famílias desalojadas; e 50 perderam as casas. Nesta terça-feira (16), (QUANDO) cerca de oito metros da rodovia BR-010 desabaram após a tempestade, que fez transbordar um igarapé. A força das águas fez romper o trecho na pista. (Primeiro parágrafo chamado de lide, ali encontramos resposta para o que aconteceu, com quem, onde, quando, por quê)

A partir do próximo parágrafo, temos o corpo da notícia, ou seja, algumas informações apresentadas no lide serão detalhadas.

Em visita ao município após o desabamento da via, o governador Helder Barbalho informou que o Estado vai prestar assistência para as famílias desabrigadas pelas chuvas na região e reforçar o pedido ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para reconstruir o trecho rompido.

"Parte da cidade está alagada, lamentavelmente pessoas estão desabrigadas e a BR-10 está interrompida pelo rompimento de parte do trecho. Estamos nos deslocando para cidade para podermos ver o problema e agir para viabilizar apoio às famílias, bem como, dialogar com o Dnit, já que é uma estrada federal, para que possamos retomar o tráfego na rodovia Belém-Brasília", disse o governador.

Ruptura de trecho da BR-010

Desde a madrugada desta terça (16), a região registra forte pancadas de chuvas. A pista ficou totalmente interditada no quilômetro 211 da Belém-Brasília.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um igarapé transbordou no quilômetro 210. A força da água partiu a pista, abrindo uma cratera de cerca de 8 metros de extensão de uma margem a outra.

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estão no local para orientar os motoristas.

 

G1 Pará.) Disponível em: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2021/02/16/forte-chuva-alaga-casas-e-deixa-desabrigados-em-ipixuna-do-para.ghtml. Acesso em 23 de fevereiro de 2021.

 

 

QUESTÃO 01 – Com base na leitura ATENTA da notícia e das informações sobre o gênero textual em estudo, marque somente a alternativa incorreta.

 

a) O primeiro parágrafo da notícia é conhecido como “lead” (lide).

b) O gênero textual notícia pode conter em sua estrutura sequências expositivas, narrativas e descritivas etc.

c) Nós temos um número limitado de sequências tipológicas na Língua Portuguesa.

d) O título da notícia também é conhecido de linha-fina ou olho.

e) Nem sempre a linguagem na notícia é impessoal.

 

 

Agora leia o gênero textual infográfico a seguir para responder à questão 02.




















QUESTÃO 02 – Esse gênero textual acima é um infográfico que usa a linguagem verbal e não verbal para orientar o leitor a identificar as Fake News, ou seja, as notícias falsas. De acordo com as informações contidas nele e no estudo do gênero textual notícia, marque apenas a alternativa correta.

 

a) As notícias falsas são criadas principalmente pelos jornais e revistas.

b) Se o texto apresenta qualquer erro de português é certeza de que a notícia veiculada nele é falsa.

c) Fake News é um termo estrangeiro, porque as notícias falsas acontecem apenas nos Estados Unidos.

d) Não é preciso verificar se um conteúdo de uma mensagem é verdadeiro, antes de compartilhar.

e) As imagens e os enunciados do infográfico relacionam-se para cumprir a função social de instruir o leitor a identificar notícias falsas.

  

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