terça-feira, 29 de dezembro de 2020

4ª ATIVIDADE REMOTA DE REDAÇÃO 3º ANO

 

Na atividade de hoje, abordaremos mais estratégias argumentativas: o uso de dados estatísticos, alusão histórica e comparação entre fatos, épocas, situações e lugares distintos. A dissertação-argumentativa deve ser escrita em quatro parágrafos. O primeiro é o parágrafo de introdução, onde começa o texto, o qual deve apresentar uma tese, isto é, o ponto de vista do autor.

O segundo e o terceiro parágrafos compreendem o desenvolvimento, espaço do texto onde se deve argumentar, ou seja, sustentar, defender o ponto de vista apresentado na introdução. O último parágrafo, a conclusão, é onde se apresenta a proposta de intervenção social, tema de uma futura aula. Mas, caro estudante, caso queira estudar esse conteúdo, ele já está disponível no canal do youtube Prof. Alessandro de Ipixuna.

A fim de defender o ponto de vista, o estudante precisa utilizar as estratégias argumentativas. Além de outros tipos, nós temos o emprego de dados estatísticos, alusão histórica e comparação entre fatos, época, situações ou lugares distintos. Como nosso espaço é limitado, por hoje focaremos apenas o uso de dados estatísticos de maneira detalhada. Mas antes, responda à pergunta abaixo.

 

QUESTÃO 01 – Para defender o ponto de vista, o que o (a) autor (a) do texto precisa fazer? Cite exemplo de três estratégias argumentativas.

 

 

 

DADOS ESTATÍSTICOS: compreendem números e percentuais provenientes de uma FONTE, isto é, uma instituição social de reconhecimento público. Como exemplos de FONTE temos o IBGE, INPE, MEC, entre outros órgãos. Você não deve inventar dados ou escrever expressões do tipo “metade dos jovens não gosta de estudar” sem citar a fonte, porque não tem como comprovar.


Agora, se eu escrevo “Metade dos jovens não gosta de estudar, segundo pesquisa feita pelo IBGE”, eu posso usar como comprovação para a minha tese. Na prova de redação do ENEM há os textos motivadores em que vez ou outra existem dados disponíveis para interpretar e usar como estratégia argumentativa. É importante citar a FONTE e, claro, interpretar os números e relacioná-los com as ideias de seu texto. Leia um exemplo de minha autoria. Se quiser, você pode ficar à vontade para usar como modelo:

De acordo com dados obtidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), mais de 70% dos detentos brasileiros não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio. Isso evidencia que a falta de uma educação de qualidade, do acesso e permanência na escola, além de não garantir o desenvolvimento pleno de adolescentes e jovens no Brasil, contribui para o crescimento da população carcerária. Portanto, o jovem que não é assistido pelo estado acaba tornando-se alvo fácil para ser convocado pelas facções criminosas existentes.

QUESTÃO 02 – No parágrafo acima, qual foi a estratégia argumentativa utilizada por mim para defender meu ponto de vista? Qual é a fonte?

1

 

2

 

 

QUESTÃO 03 – Você concorda com o argumento empregado no parágrafo da questão anterior? Se a resposta for sim ou não, explique o motivo.

1

 

2

 

3

 

4

 

5

 

6

 

7

 

8

 

 

 

QUESTÃO 04 – Agora é com você. Com base na mesma pesquisa que o seu professor interpretou para criar um parágrafo, escreva também um parágrafo de desenvolvimento empregando a estratégia argumentativa dados estatísticos. Não esqueça de citar a fonte e interpretar os dados. Até a próxima!

1

 

2

 

3

 

4

 

5

 

6

 

7

 

8

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reportagem

 GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM Olá, eu sou o professor Alessandro. Na aula de hoje vamos abordar o assunto reportagem. Reportagem é um gênero te...