Atenção, no meu canal no youtube "Prof. Alessandro", você encontra a videoaula referente a este conteúdo. Basta digitar REDAÇÃO NOTA MIL - ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS. Assista e bons estudos!
A dissertação-argumentativa deve ser escrita em pelo menos 4 parágrafos: 1 para Introdução, com a TESE obrigatória; 2 para o desenvolvimento, onde deve apresentar a argumentação e 1 para a conclusão, espaço reservado para escrever a proposta de intervenção social exequível (viável e detalhada)!.
Professor, eu só consigo escrever em três parágrafos! É o limite. Continue lendo e praticando para que a composição tenha os quatros parágrafos, pois é o ideal para tirar notas excelentes no ENEM.
A
Argumentação é tão importante para a redação do ENEM que é avaliada em duas
competências. Numa, (competência II) a menção é implícita, noutra, é escancarada!
A
competência II configura o próprio gênero textual dissertação-argumentativa que está
sendo avaliado. O texto tem argumento? Se sim, é uma dissertação-argumentativa.
Caso não tenha, é apenas uma dissertação! Essa diferença significa muito para os avaliadores e pouco para o estudante.
Já a
competência III é o uso explícito das estratégias argumentativas, bem como o
detalhamento delas! Então, vale a pena demais estudar argumentação!
Veja o que está expresso no Manual de Redação do ENEM:
COMPETÊNCIA II: Compreender a proposta de redação e
aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema,
dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo em prosa.
Desenvolver o tema dentro desses limites é o texto apresentar INTRODUÇÃO COM TESE (PONTO DE VISTA), DESENVOLVIMENTO (ARGUMENTOS) E CONCLUSÃO (APENAS NO ENEM É EXIGIDA A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL).
Professor, e o que é PROSA? É escrever em parágrafos, ocupando os espaços das linhas até o limite permitido pela translineação!
COMPETÊNCIA
III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos,
opiniões e argumentos em defesa de um
ponto de vista.
Aqui, a relação entre TESE e ARGUMENTOS é explícita!
ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS MAIS USADAS POR ESTUDANTES QUE TIRAM NOTA 1000:
ARGUMENTO DE
AUTORIDADE
( SÃO CITAÇÕES OU DEPOIMENTOS DE PESSOAS ESPECIALIZADAS NO ASSUNTO)
NÃO BASTA CITAR, TEM QUE
RELACIONAR COM A TESE, O TEMA E DETALHAR:
VEJA UM EXEMPLO DO QUE VOCÊ NÃO PODE FAZER NA REDAÇÃO:
EXEMPLO I: (CITAÇÃO INDIRETA)
Outro desafio enfrentado pelos portadores de deficiência auditiva é a inobservância estatal, uma vez que o governo nem sempre cobra das instituições de ensino a existência de aulas especializadas para esse grupo – ministradas em Libras – além da avaliação do português escrito como segunda língua. De acordo com Habermas, incluir não é só trazer para perto, mas também respeitar e crescer junto com o outro. A frase do filósofo alemão mostra que, enquanto o Estado e a escola não garantirem direitos iguais na educação dos surdos – com respeito por parte dos professores e colegas – tal minoria ainda estará sofrendo práticas discriminatórias.
De acordo, segundo, consoante, para o autor... são recursos linguísticos usados para introduzir a citação.
Habermas: autoridade citada, que tem relação com o tema.
(...) incluir não é só trazer para perto...outro é a paráfrase da ideia de Habermas.
A frase do filósofo alemão... é o detalhamento do argumento!
EXEMPLO
II: (CITAÇÃO INDIRETA)
De acordo com
o sociólogo Émile Durkheim, é na infância que os indivíduos passam pelo
processo de socialização,
ou seja, adquirem os valores morais e éticos da sociedade em que se
encontram. Se, nesse período, a criança for bombardeada por uma série de
propagandas ideológicas, ela pensará que a felicidade só pode ser alcançada ao
lanchar em determinado restaurante, ao adquirir determinado brinquedo ou ao
vestir determinadas roupas. Há, portanto, a necessidade de banir quaisquer
tipos de publicidade que utilizem a ingenuidade infantil para a obtenção de um
maior mercado consumidor.
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