terça-feira, 15 de setembro de 2020

ARGUMENTO DE AUTORIDADE E DADOS ESTATÍSTICOS

 Atenção, no meu canal no youtube "Prof. Alessandro", você encontra a videoaula referente a este conteúdo. Basta digitar REDAÇÃO NOTA MIL - ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS. Assista e bons estudos!

A dissertação-argumentativa deve ser escrita em pelo menos 4 parágrafos: 1 para Introdução, com a TESE obrigatória; 2 para o desenvolvimento, onde deve apresentar a argumentação e 1 para a conclusão, espaço reservado para escrever a proposta de intervenção social exequível (viável e detalhada)!. 

Professor, eu só consigo escrever em três parágrafos! É o limite. Continue lendo e praticando para que a composição tenha os quatros parágrafos, pois é o ideal para tirar notas excelentes no ENEM.

A Argumentação é tão importante para a redação do ENEM que é avaliada em duas competências. Numa, (competência II) a menção é implícita, noutra, é escancarada!

A competência II  configura o próprio gênero textual dissertação-argumentativa que está sendo avaliado. O texto tem argumento? Se sim, é uma dissertação-argumentativa. Caso não tenha, é apenas uma dissertação! Essa diferença significa muito para os avaliadores e pouco para o estudante.

Já a competência III é o uso explícito das estratégias argumentativas, bem como o detalhamento delas! Então, vale a pena demais estudar argumentação!

Veja o que está expresso no Manual de Redação do ENEM:

COMPETÊNCIA II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. 

Desenvolver o tema dentro desses limites é o texto apresentar INTRODUÇÃO COM TESE (PONTO DE VISTA), DESENVOLVIMENTO (ARGUMENTOS) E CONCLUSÃO (APENAS NO ENEM É EXIGIDA A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL).

Professor, e o que é PROSA? É escrever em parágrafos, ocupando os espaços das linhas até o limite permitido pela translineação!


Leia esse quadro quando puder!
 Professor, o meu texto deve ter todas essas estratégias argumentativas? Claro que não! Não cabe no texto de 30 linhas no máximo. Mas, se tiver duas pelo menos, e detalhadas, já pode comemorar!

COMPETÊNCIA III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Aqui, a relação entre TESE e ARGUMENTOS é explícita!

ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS MAIS USADAS POR ESTUDANTES QUE TIRAM NOTA 1000:

 

ARGUMENTO DE AUTORIDADE ( SÃO CITAÇÕES OU DEPOIMENTOS DE PESSOAS ESPECIALIZADAS NO ASSUNTO)

NÃO BASTA CITAR, TEM QUE RELACIONAR COM A TESE, O TEMA E DETALHAR:

VEJA UM EXEMPLO DO QUE VOCÊ NÃO PODE FAZER NA REDAÇÃO:



Nesse parágrafo há apenas citação! Diferente dos próximos exemplos:

EXEMPLO I: (CITAÇÃO INDIRETA)

Outro desafio enfrentado pelos portadores de deficiência auditiva é a inobservância estatal, uma vez que o governo nem sempre cobra das instituições de ensino a existência de aulas especializadas para esse grupo – ministradas em Libras – além da avaliação do português escrito como segunda língua. De acordo com Habermas, incluir não é só trazer para perto, mas também respeitar e crescer junto com o outro. A frase do filósofo alemão mostra que, enquanto o Estado e a escola não garantirem direitos iguais na educação dos surdos – com respeito por parte dos professores e colegas – tal minoria ainda estará sofrendo práticas discriminatórias.

De acordo, segundo, consoante, para o autor... são recursos linguísticos usados para introduzir a citação.

Habermas: autoridade citada, que tem relação com o tema.

(...) incluir não é só trazer para perto...outro é a paráfrase da ideia de Habermas.

A frase do filósofo alemão... é o detalhamento do argumento!

EXEMPLO II: (CITAÇÃO INDIRETA)

De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, é na infância que os indivíduos passam pelo processo de socialização, ou seja, adquirem os valores morais e éticos da sociedade em que se encontram. Se, nesse período, a criança for bombardeada por uma série de propagandas ideológicas, ela pensará que a felicidade só pode ser alcançada ao lanchar em determinado restaurante, ao adquirir determinado brinquedo ou ao vestir determinadas roupas. Há, portanto, a necessidade de banir quaisquer tipos de publicidade que utilizem a ingenuidade infantil para a obtenção de um maior mercado consumidor.




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