segunda-feira, 21 de setembro de 2020

2ª ATIVIDADE REMOTA DE REDAÇÃO 3º ANO

O texto dissertativo-argumentativo deve apresentar pelo menos quatro (04) parágrafos: Um (01) para a introdução, dois (02) para o desenvolvimento e um (01) para a conclusão. A seguir, temos três exemplos de introdução, ou seja, do primeiro parágrafo de um texto. Identifique o tipo de introdução (definição, citação e pergunta retórica) que cada estudante empregou para iniciar a dissertação-argumentativa.

 

INTRODUÇÃO I:

A reforma administrativa defendida pelo governo federal realmente permitirá a geração de novos empregos no país e o crescimento da economia? De fato, o país precisa resolver algumas distorções da estrutura administrativa, todavia, não será com a elaboração de mais leis que o PIB terá um melhor desempenho, pois anos depois da reforma trabalhista, ainda é possível encontrar inúmeras pessoas em filas a fim de conseguir emprego e presenciar uma economia em recessão.

Resposta: ___________________________________________________________________________

 

 

 

 

INTRODUÇÃO II:

“É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito”. Com essa frase, Albert Einstein desvelou os entraves que envolvem o combate
às diversas formas de discriminação existentes na sociedade. Isso inclui a intolerância religiosa, comportamento frequente que deve ser erradicado do Brasil.

        

  Resposta:

___________________________________________________________________________

 

 

 

 

INTRODUÇÃO III:

 

Engenharia Genética representa o conjunto de procedimentos por meio dos quais pode-se alterar a carga genética de um ser vivo, atribuindo-lhe novas características. Isso permite ao ser humano desenvolver uma melhor resistência de vegetais ao ataque de predadores, bem como disseminar a eugenia, além de estimular o surgimento de doenças globais.

 

Resposta:

______________________________________________________________________

 

Agora é a sua vez: Espero que você esteja acompanhando os acontecimentos atuais no nosso Brasil e no mundo. É triste ver que questões como racismo, ainda que no período de pandemia, faz parte da sociedade. Mas não é só isso, temos as queimadas no nosso país, abusos de crianças e adolescentes, enfim, é uma série de problemáticas as quais deixam visíveis a necessidade de educar as pessoas e formar cidadãos mais sensíveis e conscientes do papel deles na sociedade. Nesse sentido, convido você a escrever uma introdução do tipo citação para o tema abaixo. Ela deve ter pelo menos 05 e no máximo 08 linhas. Ah! Não esqueça da TESE! Até a próxima e bons estudos!

 

TEMA: A QUESTÃO DO ABORTO NO BRASIL

1

 

2

 

3

 

4

 

5

 

6

 

7

 

8

 

 

  

2ª ATIVIDADE REMOTA DE LITERATURA

 

Leia o poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias, para responder às questões 01, 02 e 03:

 

Conheces o país onde florescem as laranjeiras?

Ardem na escura fronde os frutos de ouro...

Conhecê-lo? – Para lá, para lá, quisera eu ir.

Goethe (*)

 

CANÇÃO DO EXÍLIO



"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossas flores têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar – sozinho, à noite,

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.


Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem que ainda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."

(Gonçalves Dias)

Coimbra, julho de 1843.

Cismar: pensar com insistência.

Primor: beleza, encanto.

 

(*) A epígrafe desse poema – traduzida por Manuel Bandeira – foi retirada da balada “Mignon”, do alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749 – 1832), um dos maiores representantes do Romantismo europeu.

 

 

QUESTÃO 01 – Sobre o poema de Gonçalves Dias, é correto afirmar:

 

A) O eu lírico denuncia os problemas sociais existentes no Brasil.

B) Tanto como referem-se ao mesmo lugar.

C) A imagem do Brasil é idealizada.

D) Ao denunciar a escravidão, o poema antecipa o Realismo.

E) É uma composição que valoriza muito os países europeus, como Portugal.

 

QUESTÃO 02 – No poema de Gonçalves Dias, o exílio é voluntário. Por quê? Cite versos do poema para justificar a sua resposta.

QUESTÃO 03Ao descrever o Brasil, o eu lírico destaca que espécie de elementos: culturais, naturais ou sociais? Justifique sua resposta com elementos do texto.

 

 

QUESTÃO 04 – No Brasil, a primeira geração romântica escolheu o índio como herói, corajoso, nobre, forte, ou seja, o descreveu com uma imagem idealizada. Atualmente, a visão do índio em diversos textos pode ser tanto idealizada quanto crítica, na qual há denúncia sobre o descaso do índio no Brasil.

 

A partir dessas informações, marque somente a alternativa na qual o gênero textual reproduz uma imagem do indígena tal como os românticos da primeira geração descreviam.

 

A)  


 

 

 

B)




2ªATIVIDADE REMOTA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3ºANO

 

Texto para as questões 01 e 02


 

O novo disco de Adele é

um emotivo (e cansativo)

diário aberto

Leonardo Rodrigues

 

Após quase quatro anos na penumbra, Adele voltou explorando ao limite todos os elementos que a ajudaram a se tornar um dos maiores fenômenos recentes da música pop. Em 25, álbum que lançou nesta sexta (20), boicotando os serviços de streaming, ela capricha como nunca na potência vocal, prioriza arranjos etéreos e quase sempre grandiosos, entrega letras tão intimistas quanto as anotações de um diário de adolescente.

A proposta pode soar repetitiva e cansativa — e soa —, mas o fato é que nenhum fã terá do que reclamar. Esse é o terreno da jovem cantora, onde caminha com mais desenvoltura. Hoje com 27 anos, Adele tinha dois a menos quando começou a trabalhar nas músicas, que, segundo ela, foram compostas para “apagar o passado”, provavelmente ainda o do ex, o fotógrafo Alex Sturrock, que já fora lembrado em faixas do disco 21. Aparentemente, não o suficiente.

“Agora eu sou uma mamãe que tem muita coisa na cabeça. Tenho que limpar um monte de coisas que me prejudicam, o que é realmente terapêutico, porque eu consigo guardar rancor. A vida é muito mais fácil quando você não acumula seu passado”, disse a cantora em entrevista recente à revista à britânica i-D.

Como se quisesse ver a vida passando pelos seus olhos, Adele faz do passado o presente em quase todas as faixas de 25. Vai da infância em River lea, em que usa a metáfora do rio inglês para justificar sua personalidade, passando pelos malfadados traumas sentimentais (Hello, When we were young, Million years ago, entre outras), até desembocar em sua maior transformação até aqui, a maternidade (em Sweetest devotion).

Entre mágoas, lenços e lágrimas, o amor parece triunfar no fim. “Meu amor é tão profundo e verdadeiro pelo meu homem que me coloca em uma posição em que eu consigo finalmente estender a mão para o ex. Deixe-o saber que eu o superei”, disse esta semana em entrevista ao The Guardian.

[...]

 

etéreo: que eleva

espiritualmente; sublime,

elevado.

serviço de streaming:

plataforma conectada

à internet pela qual o

assinante pode ter acesso

a uma grande quantidade

de músicas disponíveis.

 

RODRIGUES, Leonardo. O novo disco de Adele é um emotivo (e cansativo) diário aberto. Disponível em: <musica.uol.com.br/noticias/ redacao/2015/11/20/novo-disco-de-adele-e-um-emotivo-e-cansativodiario- aberto.htm>. Acesso em: fev. 2016.

 


 


 

 

 

 

QUESTÃO 01 – O texto lido pertence ao gênero textual

 

A) Dissertação-Argumentativa.

B) Dissertação Expositiva.

C) Resenha Crítica.

D) Descrição.

E) Narração.

 

QUESTÃO 02 – O texto lido apresenta descrição de uma obra artística musical, uma série de comentários e avaliações. Marque apenas a alternativa na qual é possível observar a expressão de opinião:

 

A) Como se quisesse ver a vida passando pelos seus olhos, Adele faz do passado o presente em quase todas as faixas de 25.

B) Hoje com 27 anos, Adele tinha dois a menos quando começou a trabalhar nas músicas.

C) Adele faz do passado o presente em quase todas as faixas de 25.

D) Vai da infância em River lea, em que usa a metáfora do rio inglês para justificar sua personalidade.

E) Em 25, álbum que lançou nesta sexta (20), boicotando os serviços de streaming, ela capricha como nunca na potência vocal, prioriza arranjos etéreos e quase sempre grandiosos, entrega letras tão intimistas quanto as anotações de um diário de adolescente.

 

Texto para as questões 03 e 04

 

1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade.

2. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia.

3. A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco.

4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia.

5. Nós queremos entoar hinos

ao homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita. 6. É preciso que o poeta prodigalize com ardor, fausto e munificiência, para aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais.

MARINETTI, F. T. Manifesto futurista. In: TELES, G. M. Vanguardas europeias e Modernismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.

 

QUESTÃO 03 – O documento de Marinetti, de 1909, propõe os referenciais estéticos do Futurismo, que valorizam a

 

A) composição estática.

B) inovação tecnológica.

C) suspensão do tempo.

D) retomada do helenismo.

E) manutenção das tradições

 

QUESTÃO 04 – Marque somente a alternativa em que o fragmento de texto apresenta características defendidas pela vanguarda europeia Futurismo.

 

A) Eu não troco o berço da simplicidade
Por esse vazio da atualidade

Se eu deixo a vida me levar, perco o equilíbrio, logo vou cair
Esse mundo me oferece asas feitas de ilusões, e quem não quer subir?
Ainda bem que conheci a felicidade num papel

 

B) Podem rezar latim sobre o meu caixão, se quiserem.
Se quiserem, podem dançar e cantar à roda dele.
Não tenho preferências para quando já não puder ter preferências.
O que for, quando for, é que será o que é.

 

C) Ah, poder exprimir-me todo como um motor se exprime!
Ser completo como uma máquina!
Poder ir na vida triunfante como um automóvel último-modelo!
Poder ao menos penetrar-me fisicamente de tudo isto,
Rasgar-me todo, abrir-me completamente, tornar-me passento
A todos os perfumes de óleos e calores e carvões
Desta flora estupenda, negra, artificial e insaciável!

2ª ATIVIDADE REMOTA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2º ANO

 

 

QUESTÃO 01 – Na língua portuguesa, é comum o surgimento de dúvidas relacionadas ao uso de certos vocábulos. Isso ocorre com a palavra porque. Dependendo do contexto, pode ser empregada também como por que, porquê e por quê. De acordo com o que foi ensinado em sala de aula ou ainda por meio de pesquisas, complete o enunciado a seguir com porque, por que, por quê ou porquê:

_______________ as aulas presenciais ainda não foram retomadas? Simplesmente__________ a pandemia do novo corona vírus continua latente no país.

 

 

Leia o texto a seguir com bastante calma e atenção a fim de responder às questões 02, 03 e 04:

 


 

Prudência com a volta às aulas

 

Diante das evidências científicas disponíveis, é acertada a decisão da Prefeitura de São Paulo de adiar a volta às aulas. De acordo com as orientações do governo estadual, as escolas públicas e privadas da cidade poderiam retornar às atividades presenciais no dia 8 de setembro. No entanto, a administração municipal entendeu ser temerário reabrir as instituições de ensino no próximo mês. “Retomar as aulas nesse momento, para a prefeitura de São Paulo, significaria a ampliação do número de casos, a ampliação em consequência do número de internações e do número de óbitos”, disse o prefeito Bruno Covas. Num momento em que políticas públicas são motivadas por achismo e populismos, é alvissareiro que a Prefeitura se baseie na medicina. Sempre, as especialmente numa pandemia, a ciência é elemento necessário na identificação e realização do interesse público.

Para tomar a decisão sobre as aulas presenciais, a Prefeitura realizou inquérito sorológico com 6 mil estudantes entre 4 e 14 anos da rede municipal. O estudo identificou que 16,1% dos jovens testados têm anticorpos para o novo coronavírus. Além disso, do total dos jovens avaliados, 64,4% são assintomáticos para a covid-19. Tais percentuais revelam que eventual reabertura das escolas no próximo dia 8 de setembro representaria um risco muito alto de disseminação do novo coronavírus. Ou seja, muito do esforço que se tem feito desde março com o isolamento social poderia ser perdido, com sérios riscos para toda a população.

A Prefeitura de São Paulo anunciou que, para a definição de uma possível volta às aulas em outubro, fará mais três estudos, que incluirão também alunos de instituições privadas e da rede estadual. Nesses novos estudos, a administração municipal pretende colher informações sobre a contaminação dentro das famílias. A Prefeitura estima que 25,9% dos alunos da rede municipal (cerca de 250 mil crianças) moram com pessoas acima dos 60 anos. Com isso, a volta às aulas colocaria em perigo muitos idosos e pessoas em grupo de risco da covid-19.

Como que a corroborar o acerto da decisão da Prefeitura, a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez recentemente uma série de recomendações para o retorno ao ensino presencial, mostrando que o tema exige muito cuidado das autoridades públicas. Segundo o diretor de emergências da entidade, Michael Ryan, é necessário implementar uma política de rastreamento e isolamento das pessoas infectadas pela covid-19 e de quem esteve em contato com elas para a reabertura das escolas. “Se queremos a volta às escolas, se queremos que as sociedades voltem ao normal, precisamos pôr um foco maior em identificar e testar casos suspeitos, identificar todos que tiveram contato com esse caso e pedir que se isolem em quarentena por 14 dias”, disse.

Além da necessidade dessas medidas para o controle da transmissão do novo coronavírus, a OMS alertou que a falta de colaboração dos cidadãos em seguir as recomendações sanitárias causa aumento da taxa de infecção da doença. “Vigilância ruim e rastreamento de contatos mal feito, junto com participação da comunidade imperfeita na redução de riscos, é uma mistura muito, muito perigosa”, disse o diretor de emergências da OMS.

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (SIEEESP) criticou o adiamento das aulas presenciais e pretende contestá-lo judicialmente. Cabe ao Judiciário respeitar e proteger a decisão da Prefeitura, sem adicionar novas inseguranças a um cenário por si só já conturbado e com muitas incertezas. Além de estar baseado em evidências científicas, o adiamento é exercício responsável das competências que a Constituição de 1988 atribuiu à esfera municipal. Tal como reconheceu o Supremo Tribunal Federal (STF), o cuidado com a saúde pública é uma competência comum da União, dos Estados e dos municípios. Se a volta às aulas coloca em risco a saúde da população, o prefeito tem o dever de adiá-las. Governar é exercício de responsabilidade, exigindo não poucas vezes decisões impopulares, mas necessárias.   

PEREIRA, Antonio Carlos. Notas & informações. A3. Jornal: O Estado de S. Paulo. Sexta-feira, 21 de agosto de 2020.

 

 QUESTÃO 02 – O texto acima foi elaborado a partir de uma reportagem. Com base na leitura do texto, a decisão de adiar a volta às aulas presenciais na cidade de São Paulo foi certa ou errada, segundo o autor Carlos Pereira? Destaque uma palavra do primeiro parágrafo do texto que justifique a sua resposta.

 

QUESTÃO 03 – O substantivo é a classe de palavra que atua como a própria essência da comunicação. No texto em análise, o uso de nomes é fundamental para que o leitor identifique as instituições envolvidas na discussão sobre o retorno ou não das aulas presenciais na cidade de São Paulo. Nesse sentido, conforme o texto, identifique o nome da instituição representada pelas siglas abaixo e transcreva a opinião dessas entidades em relação ao retorno ou não das aulas presenciais.

 

I SIEEESP:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

II

STF:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

QUESTÃO 04 – Com base na leitura do texto de Carlos Pereira, bem como no seu conhecimento de mundo, escreva um parágrafo de pelo menos oito (08) linhas justificando se você é a favor ou contra o retorno das aulas presenciais em nossa cidade nesse período de pandemia.

terça-feira, 15 de setembro de 2020

ARGUMENTO DE AUTORIDADE E DADOS ESTATÍSTICOS

 Atenção, no meu canal no youtube "Prof. Alessandro", você encontra a videoaula referente a este conteúdo. Basta digitar REDAÇÃO NOTA MIL - ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS. Assista e bons estudos!

A dissertação-argumentativa deve ser escrita em pelo menos 4 parágrafos: 1 para Introdução, com a TESE obrigatória; 2 para o desenvolvimento, onde deve apresentar a argumentação e 1 para a conclusão, espaço reservado para escrever a proposta de intervenção social exequível (viável e detalhada)!. 

Professor, eu só consigo escrever em três parágrafos! É o limite. Continue lendo e praticando para que a composição tenha os quatros parágrafos, pois é o ideal para tirar notas excelentes no ENEM.

A Argumentação é tão importante para a redação do ENEM que é avaliada em duas competências. Numa, (competência II) a menção é implícita, noutra, é escancarada!

A competência II  configura o próprio gênero textual dissertação-argumentativa que está sendo avaliado. O texto tem argumento? Se sim, é uma dissertação-argumentativa. Caso não tenha, é apenas uma dissertação! Essa diferença significa muito para os avaliadores e pouco para o estudante.

Já a competência III é o uso explícito das estratégias argumentativas, bem como o detalhamento delas! Então, vale a pena demais estudar argumentação!

Veja o que está expresso no Manual de Redação do ENEM:

COMPETÊNCIA II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. 

Desenvolver o tema dentro desses limites é o texto apresentar INTRODUÇÃO COM TESE (PONTO DE VISTA), DESENVOLVIMENTO (ARGUMENTOS) E CONCLUSÃO (APENAS NO ENEM É EXIGIDA A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL).

Professor, e o que é PROSA? É escrever em parágrafos, ocupando os espaços das linhas até o limite permitido pela translineação!


Leia esse quadro quando puder!
 Professor, o meu texto deve ter todas essas estratégias argumentativas? Claro que não! Não cabe no texto de 30 linhas no máximo. Mas, se tiver duas pelo menos, e detalhadas, já pode comemorar!

COMPETÊNCIA III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Aqui, a relação entre TESE e ARGUMENTOS é explícita!

ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS MAIS USADAS POR ESTUDANTES QUE TIRAM NOTA 1000:

 

ARGUMENTO DE AUTORIDADE ( SÃO CITAÇÕES OU DEPOIMENTOS DE PESSOAS ESPECIALIZADAS NO ASSUNTO)

NÃO BASTA CITAR, TEM QUE RELACIONAR COM A TESE, O TEMA E DETALHAR:

VEJA UM EXEMPLO DO QUE VOCÊ NÃO PODE FAZER NA REDAÇÃO:



Nesse parágrafo há apenas citação! Diferente dos próximos exemplos:

EXEMPLO I: (CITAÇÃO INDIRETA)

Outro desafio enfrentado pelos portadores de deficiência auditiva é a inobservância estatal, uma vez que o governo nem sempre cobra das instituições de ensino a existência de aulas especializadas para esse grupo – ministradas em Libras – além da avaliação do português escrito como segunda língua. De acordo com Habermas, incluir não é só trazer para perto, mas também respeitar e crescer junto com o outro. A frase do filósofo alemão mostra que, enquanto o Estado e a escola não garantirem direitos iguais na educação dos surdos – com respeito por parte dos professores e colegas – tal minoria ainda estará sofrendo práticas discriminatórias.

De acordo, segundo, consoante, para o autor... são recursos linguísticos usados para introduzir a citação.

Habermas: autoridade citada, que tem relação com o tema.

(...) incluir não é só trazer para perto...outro é a paráfrase da ideia de Habermas.

A frase do filósofo alemão... é o detalhamento do argumento!

EXEMPLO II: (CITAÇÃO INDIRETA)

De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, é na infância que os indivíduos passam pelo processo de socialização, ou seja, adquirem os valores morais e éticos da sociedade em que se encontram. Se, nesse período, a criança for bombardeada por uma série de propagandas ideológicas, ela pensará que a felicidade só pode ser alcançada ao lanchar em determinado restaurante, ao adquirir determinado brinquedo ou ao vestir determinadas roupas. Há, portanto, a necessidade de banir quaisquer tipos de publicidade que utilizem a ingenuidade infantil para a obtenção de um maior mercado consumidor.




Reportagem

 GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM Olá, eu sou o professor Alessandro. Na aula de hoje vamos abordar o assunto reportagem. Reportagem é um gênero te...