A partir da leitura dos
textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação,
redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua
portuguesa sobre o tema “Alternativas
para combater o preconceito linguístico no Brasil”,
apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos
para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO 01
O preconceito linguístico está ligado, em boa
medida, à confusão que foi criada, no curso da história, entre língua e gramática
normativa. Nossa tarefa mais urgente é desfazer essa confusão (...) O
preconceito linguístico se baseia na crença de que só existe uma única língua
portuguesa digna deste nome e que seria a língua ensinada nas escolas,
explicada nas gramáticas e catalogada nos dicionários. Qualquer manifestação linguística
que escape desse triângulo escola-gramática-dicionário é considerada, sob a
ótica do preconceito linguístico, “errada, feia, estropiada, rudimentar,
deficiente”, e não é raro a gente ouvir que “isso não é português”.
(Marcos Bagno, Doutor
em Língua Portuguesa pela USP)
TEXTO 02
TEXTO 03
A grande responsável pela disseminação do preconceito
linguístico é a mídia. Sem esquecer que nós também somos quando rimos de alguém
que usa uma linguagem mais popular. Como professor de língua portuguesa,
preciso mostrar para o aluno que, apesar da língua portuguesa ser dinâmica, ele
precisa ter domínio da norma culta, pois é considerada a de maior prestígio
social. A mídia não faz essa reflexão, ao contrário, não é raro ver notícias
nas quais os jornalistas querem “corrigir” erros gramaticais, mas eles mesmos
acabam “errando”. Uma situação assim aconteceu com um veículo de comunicação o
qual criticou a tatuagem de um assassino que escreveu em seu corpo “assacino”.
Por causa disso, o repórter esqueceu do tema da notícia e foi querer criticar a
grafia do criminoso. O problema foi que no mesmo texto no qual o jornalista
estava criticando alguém pelo “erro” de português, o agente da mídia também
escreveu uma palavra “errada”: fase, ao invés de frase.
(Alessandro Soares, professor de Língua Portuguesa).
INSTRUÇÕES
▪
O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
▪
O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30
linhas.
▪
A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número
de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em
qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
▪
Tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
▪
Fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
▪
Apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
▪
Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
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