(SAERO).
Leia o texto abaixo e responda.
Texto 1
O que é Diabetes
Existem 2 tipos básicos de diabetes:
Diabetes tipo 1 ocorre quando o sistema imunológico destrói as
células beta no pâncreas, que são as células que produzem insulina. Como
resultado, o corpo produz muito pouco ou nenhuma insulina. Pessoas com diabetes
tipo 1 devem tomar insulina diariamente. Às vezes o diabetes tipo 1 é chamado
de diabetes juvenil ou diabetes insulino-dependente.
Diabetes tipo 2 ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente
ou o corpo não pode usar adequadamente a insulina que ele produz.
Eventualmente, o pâncreas pode parar completamente de produzir insulina. O
diabetes tipo 2 pode afetar pessoas de qualquer idade. Em homens e mulheres,
quanto mais excesso de peso o indivíduo tiver, maior o risco de desenvolver o
diabetes tipo 2.
Disponível em:
<http://www.accu-chek.com.br/br/entendendo-o-diabetes/o-que-e-diabete.html>.
Acesso em: 20 dez.2011.
Fragmento.
Texto 2
Diabéticos treinados para cuidar de si próprios têm menos riscos
de sofrer complicações
[...] O autocuidado é a chave para prevenir o diabetes tipo 2, que
responde por 90% dos casos que atinge principalmente adultos. Seu
desenvolvimento está associado ao ganho de gordura abdominal, e a gordura afeta
a ação da insulina, tornando-a menos eficiente na função de transportar a
glicose do sangue para dentro das células.
Para compensar essa redução de eficiência, o pâncreas produz mais
insulina e acaba sobrecarregando suas células, que morrem precocemente. Após 10
anos, em média, o organismo perderá perto de 50% destas células e com elas a
capacidade de processar a glicose, elevando sua concentração no sangue até
caracterizar o diabetes.
NETO, Dr. Miguel Cendorógio. !n: Veja. Nov. 2010.
Fragmento.
QUESTÃO 01 - Sobre o diabetes, um aspecto comum a esses dois textos é
A) a causa e o efeito da
incapacidade de processar a glicose.
B) a destruição do sistema
imunológico.
C) a diferenciação entre os
tipos da doença.
D) a necessidade dos doentes
tomarem insulina diariamente.
E) a relação entre o tipo 2 e
o excesso de peso.
(SAEMS). Leia o texto abaixo.
Texto
1
Há
um neandertal dentro de nós
Nossos
primos mais próximos não se extinguiram por completo. Humanos e Neandertais
acasalaram. Os europeus e asiáticos são seus descendentes.
Uma das mais importantes questões da
antropologia foi respondida. Desde o século XIX se discute a identidade do
homem de Neandertal. Quem era esse nosso primo em primeiro grau na família
evolutiva humana? Os Neandertais, ou Homo neanderthalensis, eram maiores e mais fortes que os Homo sapiens, os homens modernos que evoluíram na África há 200 mil anos. Já os
Neandertais habitaram a Europa e o Oriente Médio por 300 mil anos.
Eles conheciam o fogo, caçavam mamutes com
lanças sofisticadas e se protegiam do frio com peles dos animais abatidos. Os
Neandertais eram inteligentes. Seu cérebro era maior que o nosso. Era uma
espécie magnificamente adaptada à sobrevivência nas duríssimas condições da
Europa glacial. Mesmo assim, desapareceram. Após ceder progressivamente um
continente inteiro aos invasores de nossa espécie, há 22 mil anos os últimos
bandos remanescentes refugiaram-se nas cavernas do rochedo de Gibraltar, no
extremo sul da Espanha. Era um beco sem saída. Do alto do rochedo avista-se a
África, do outro lado do estreito de Gibraltar. Só 13 quilômetros de mar
separavam os Neandertais da sobrevivência.
Mas essa não era uma opção. Eles nunca
inventaram barcos. A espécie se extinguiu.
MOON, Peter. Época: 10 maio
2010. Fragmento.
Texto
2
Hominídeos:
a família cresce
Duas descobertas recentes mostram que a
família dos hominídeos pode ser maior do que se imaginava. A ela, foi agora
acrescentado um ‘primo’ e um ‘bisavô’.
A etiqueta recomenda que comecemos pelos mais
velhos. Partes bem preservadas de dois esqueletos foram descobertas no sistema
de cavernas de Malapa (África do Sul). Os restos são de uma mulher adulta e um
jovem. Ambos foram classificados como espécimes de um novo hominídeo, batizado Australopithecus sediba, que viveu entre 1,95 milhão e 1,78 milhão de anos atrás. [...]
A segunda descoberta foi feita por um método
bem diferente. Pedaço de osso de polegar foi achado na caverna de Denisova, no
sul da Sibéria. Fragmentos dele foram moídos e tiveram seu material genético
analisado. Aí, veio a surpresa: tratava-se de nova espécie de humano. Nem era Homo sapiens, nem era neandertal.
Ciência
hoje: maio 2010, v. 45.
QUESTÃO 02 - Comparando-se esses dois textos, constata-se
que apresentam informações
A) complementares.
B) contraditórias.
C) diferentes.
D) excludentes.
E) inconsistentes.
(SAEMS). Leia o texto abaixo.
Texto
1
Achei muito interessante e de bom gosto a
edição Especial
Mulher (junho de 2007), principalmente a reportagem
“10 coisas para ter antes de morrer”. A revista novamente nos brindou com um
excelente presente. Parabéns pelo trabalho.
Marcos Cesar Mattedi, Eunápolis, BA .
Texto
2
Interessante a edição especial Mulher, com reportagens esclarecedoras e atuais, mostrando, principalmente a
quem viaja com frequência, novidades para comprar. Apenas achei as últimas páginas
desnecessárias (“10 coisas para ter antes de morrer”). Poderiam ter aproveitado
melhor o espaço. Há tantas coisas que uma mulher contemporânea gostaria de
saber e sobre as quais gostaria de ser informada.
Rosiclér Bondan, Novo Hamburgo, RS.
Disponível em:
<http://veja.abril.com.br/060607/cartas.shtml>. Acesso em: 3 fev. 2011.
QUESTÃO 03 - Sobre a reportagem “10 coisas para ter antes
de morrer”, esses textos apresentam opiniões
A) complementares.
B) divergentes.
C) idênticas.
D) incoerentes.
E) similares.
(PROEB). Leia o texto abaixo.
Projeto
de lei da pesca é aprovado e causa polêmica no MS
Lei
da Pesca libera o uso de petrechos, como redes e anzol de galho, para qualquer
tipo de pescador.
Foi aprovada na manhã desta terça-feira, 24, o
projeto de lei estadual nº 119/09, a “Lei da Pesca”, na Assembleia Legislativa
de Campo Grande. O documento concede uma série de benefícios aos pescadores de
Mato Grosso do Sul, entre eles a pesca com petrechos antes considerados
proibidos, como anzol de galho e redes, para qualquer pescador munido de carteira
profissional.
A aprovação foi quase unânime, 20 votos
favoráveis contra apenas três contrários. Mesmo assim, a “Lei da Pesca” gerou
muita polêmica entre deputados e os mais de 400 pescadores que acompanharam de
perto o plenário.
Um dos deputados opositores mais ferrenhos da
nova lei disse que a liberação da pesca com petrechos irá acelerar em poucos
meses o processo de extermínio de algumas espécies que antes podiam ser
capturadas apenas pelos ribeirinhos. Em seu discurso de defesa à proibição aos
petrechos, ele destacou que o artigo 24 da Constituição Federal diz que quando
existem conflitos entre interesses econômicos e ambientais, o ambiental deve
sempre prevalecer.
O Presidente da Associação de Pescadores de
Isca Artesanal de Miranda (MS), Liesé Francisco Xavier, no entanto, é favorável
à liberação dos petrechos. “Nós só queremos trabalhar conforme está na
Constituição Federal, que libera o uso dos petrechos nos rios”, argumenta ele.
Pesca
& Companhia. nov. 2009. Fragmento. *Adaptado: Reforma
Ortográfica.
QUESTÃO 04 - Nesse texto, as opiniões do deputado e a do
presidente da associação são
A) complementares.
B) divergentes.
C) indiferentes.
D) próximas.
E) similares.
(PROEB). Leia o texto abaixo.
Texto 1
Lixo
é Luxo
Não tem nada mais fácil que jogar coisas fora.
Um simples movimento e você já está livre
daquilo que não queria nem usava mais. É um fluxo automático: você compra, usa
e dispensa coisas tantas vezes ao dia que não se dá conta da quantidade de
resíduos que produz nem pensa no destino daquilo que joga no lixo (quando não
na rua mesmo, o que não é raro de ver por aí).
O consumo alucinado e a consequente produção
desenfreada de lixo são problemas sociais e ambientais aos quais não dá mais
para fechar os olhos. Tanto que já despertam nos jovens o desejo de buscar
alternativas de consumo, de reutilização e de reciclagem de materiais.
Cláudio Alves, 17, criou um projeto – com a
orientação da ONG Aprendiz Comgás – de reciclagem do papel dispensado por
empresas para gerar renda para moradores de rua.
Danielle Jurado, 17, confeccionou roupas
reaproveitando materiais encontrados nos lixos e nas ruas de São Paulo. Peri
Pane, 28, do grupo Refluxo, realizou uma performance artística de
conscientização de consumo na qual passou sete dias acumulando todos os resíduos
inorgânicos que produzia em uma capa especial, o parangolixo-luxo.
“O lixo é um dos grandes problemas de hoje,
tanto porque os recursos naturais da Terra estão se esgotando quanto porque não
há mais o que fazer com tanto lixo”, explica Alves.
“Precisamos tomar uma atitude que influencie
as pessoas e que minimize o problema.” [...]
Folhateen. Folha de S. Paulo. 08 set. 03, p. 6. *Adaptado: Reforma Ortográfica.
Texto
2
Lixo
gera renda no Quênia
Chinelos de borracha são usados em todo o
mundo, em alguns lugares até para ir à escola e ao trabalho. Um dia eles vão
parar no lixo ou se perdem nas ruas. As chuvas os levam para o mar e, em algum
momento, tudo vai parar numa praia. Na ilha Kiwayu, que faz parte da Reserva
Marinha Nacional de Kiunga, no Quênia, dezenas são trazidas pelas correntes
marítimas do Oceano Indico. Ninguém sabia que fim dar a tanto lixo, que prejudicava
a pesca e a postura de ovos de tartarugas. Mas os brinquedos produzidos pelas
crianças com os chinelos acabaram inspirando os adultos a fazer arte com a borracha
que se acumulava nas praias.
Nasceu assim, em 1997, o projeto FlipFlop
(sandálias de borracha em inglês). Mulheres de Kiwayu, que até então pouco
tinham a fazer na ilha além de cuidar de marido e filhos, formaram a primeira
comunidade de catadoras de chinelos e artesãs. Os homens da comunidade Bajun
continuam pescando e cultivando, mas agora há outra forma de se gerar renda.
Razão Social. O Globo. 03 nov. 2009, p. 9.
QUESTÃO 05 - Nesses dois textos, qual é o traço comum apresentado
em relação à questão da reciclagem do lixo?
A) Descartar é um fluxo contínuo.
B) Jogar coisas foras é fácil.
C) Reciclar produz lucros.
D) Reciclar gera recursos naturais.
E) Reciclar lixo é fácil.
GABARITO:
1 - E;
2 - A;
3 - B;
4 - B;
5 - C.
Gostei dos textos e das atividades. Obrigada!
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