(SAERO).
Leia o texto abaixo e responda.
Doce
bem salgado
Em
restaurantes finos, sobremesas comuns têm preço de prato principal.
Foram-se
os tempos em que quem pagava a conta no restaurante se preocupava apenas com o
preço do prato principal e da bebida. Agora, em casas elegantes do Rio de
Janeiro e de São Paulo, os doces podem ser a parte mais salgada da notinha. E
não se está falando, necessariamente, de sobremesas sofisticadas ou criações
originais dos chefs. Uma torta de morango do Massimo, em São Paulo , abocanha 17
reais do cliente. Só para fazer uma comparação que os donos de restaurante
detestam: com esse dinheiro é possível comprar onze caixas da fruta, com 330
moranguinhos. Ou um filé com fritas num restaurante médio.
No
Le Champs Elisées, no Rio, uma torta de maçã sai por 15 reais, mesmo
preço da torta de figo do Le Saint Honoré. “Nossos doces são elaborados
e não estão na geladeira há dois dias, como os de outros lugares”, justifica o chef
Alain Raymond, do Champs Elisées.
Disponível
em: <http://veja.abril.com.br/150999/p_106a.html>. Acesso em: 25 mar.
2010.
QUESTÃO 01 - No
trecho “... os doces podem ser a parte mais salgada da notinha.”,
a expressão em destaque foi utilizada no intuito de
A)
comparar os restaurantes.
B)
contradizer os chefs.
C)
dar clareza ao texto.
D)
enfatizar a ideia anterior.
E) ironizar o
preço dos doces.
(SPAECE). Leia o texto abaixo e responda.
Sinceridade
de criança
Era
uma época de “vacas magras”. Morava só com meu filho, pagando aluguel, ganhava pouco
e fui convidada para a festa de aniversário de uma grande amiga. O problema é
que não tinha dinheiro messmoooooo.
Fui
a uma relojoaria à procura de uma pequena joia, ou bijuteria mesmo, algo assim,
e pedi à balconista:
–
Queria ver alguma coisa bonita e barata para uma grande amiga!
Ela
me mostrou algumas peças realmente caras, que na época eu não podia pagar.
Então
eu pedi:
–
Posso ver o que você tem, assim... alguma coisa mais baratinha?
E
a moça me trouxe um pingente folheado a ouro... bonito e barato. Eu gostei e
levei.
Quando
chegamos ao aniversário, (eu e meu filho) fomos cumprimentar minha amiga, que,
ao abrir o presente, disse:
–
Nossa, muito obrigada!!!!! Que coisa linda!!!!!
E
meu filho, na sua inocência de criança bem pequena, sem saber bem o que
significava a expressão “baratinha” completou:
–
E era a mais baratinha que tinha!!!.
Disponível
em: <http://recantodasletras.uol.com.br/infantil/610758>. Acesso em: 22
mar. 2010.
QUESTÃO 02 - Nesse
texto, a expressão “‘vacas magras’” indica que a
narradora
A)
comprava objetos baratos.
B)
havia perdido muito peso.
C) possuía pouco dinheiro.
D)
tinha criação de gado.
E) não queria engordar.
Leia o texto abaixo e
responda.
EDUCAÇÃO DE HOJE ADIA O FIM DA ADOLESCÊNCIA
Há pouco tempo recebi uma mensagem que me provocou uma boa
reflexão. O interessante é que não foi o conteúdo dela que fisgou minha
atenção, e sim sua primeira linha, em que os remetentes se identificavam. Para
ser clara, vou reproduzi-la: “Somos dois adolescentes, com 21 e 23 anos...”.
Minha primeira reação foi sorrir: agora, os jovens acreditam que a
adolescência se estende até, pelo menos, aos 23 anos?! Mas, em seguida, eu me
dei conta do mais importante dessa história: que a criança pode ser criança
quando é tratada como tal, e o mesmo acontece com o adolescente. Os dois
jovens adultos se veem como adolescentes, porque, de alguma maneira,
contribuímos para tanto.
A adolescência tinha época certa para começar até um tempo atrás,
ou seja, com a puberdade, época das grandes mudanças físicas. E terminar
também: era quando o adolescente, finalmente, assumia total responsabilidade
sobre sua vida e tornava-se adulto. Agora, as crianças já começam a se
comportar e a se sentir como adolescentes muito tempo antes da puberdade se
manifestar e, pelo jeito, continuam se comportando e vivendo assim por muito
mais tempo. Qual é a parcela de responsabilidade dos adultos e educadores?
Fonte: Disponível em: http://www.santanna.g12.br/professores/ana_paula_port/atividade_reforco_lp_9anos.pdf.
Acesso em: 30 mai 2012. Adaptado.
QUESTÃO 03 - No primeiro parágrafo, a palavra “fisgou” tem
sentido de
A) levou.
B) indicou.
C) chamou.
D) identificou.
E) interpelou.
(SADEAM). Leia o texto
abaixo.
Faça sua parte!
Você pode ajudar a evitar o efeito estufa
O problema do aquecimento global só vai ser resolvido com mudanças de
larga escala, mas isso não quer dizer que você vai ficar parado colocando a
culpa nos outros.
Use ônibus e metrô
Aproveite as linhas de ônibus, trens e metrô da sua cidade. Substituir o
automóvel por 5 30 km mensais já reduz 1 tonelada e meia por ano de gases do
efeito estufa. Melhor ainda: se a viagem for curta, use meios de transporte
como a bicicleta ou a caminhada, o que de quebra melhora a saúde e impede o
sedentarismo.
Economia anuaI*:
de 1,5 a 12
Vá devagar
Se não puder largar o carro, use-o melhor. Andar alguns km/h abaixo do
limite de velocidade — em vez de ultrapassa-lo — economiza combustível e reduz
as emissões.
Economia anuaI*:
de 2 a 12
Pratique os 3 erres
Reduzir, reutilizar e reciclar. Reduza o consumo excessivo de produtos
(e a energia 15 gasta para produzi-los). Não podendo, reutilize - coisas como
embalagens e sacos de supermercado podem poluir um bocado. Se não, recicle:
você não economiza a energia gasta para produzir o produto, mas ao menos poupa
matéria-prima.
Economia anual*:
infinita
Adube sua horta
Cada quilo de restos de alimentos jogado no lixo produz 2 quilos de
metano - um gás 20 vezes mais destrutivo que o CO2 - depois de ser
decomposto por bactérias. Dois terços dos alimentos descartados poderiam ser
reaproveitados como adubo ou como vitamina - o que não só faz bem às plantas
como diminui as emissões.
Economia anuaI*:
até 1
*Em toneladas de
carbono por pessoa.
FEIJÓ, Bruno
Vieira. Disponivel em:
<http://super.abriI.com.br/ecoIogia/faca-sua-parte-446087.shtmI>. Acesso
em: 18 maio 2010.Fragmento.
QUESTÃO 04 - De acordo com esse
texto, o que mais evita emissões de gases no planeta é
A) adubar a horta.
B) dirigir devagar.
C) andar a pé.
D) usar ônibus e metrô.
E) praticar os três erres.
(AvaliaBH).
Leia o texto abaixo.
Dicas
para economizar água
Para
melhor entender o gasto de água, leia e se esforce para fazer sua parte.
Na
Cozinha
Lavar
a louça com a torneira da pia meio aberta durante 15 minutos consome 117
litros. Limpe os restos dos pratos e panelas com escova e jogue no lixo.
Coloque água na cuba até a metade para ensaboar e feche a torneira. O gasto
cairá para 20 litros.
No
Tanque
Lavar
a roupa por 15 minutos pode gastar 279 litros. O melhor é acumular a roupa,
colocar água no tanque para ensaboar, deixando a torneira fechada. Com uma
mangueira semi-aberta, gastam-se 560 litros para lavar o carro. Se o serviço
for feito com um balde, o consumo cai para 40 litros.
Torneira
fechada
Torneira
aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20
litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por
dia.
Disponível
em:
<http://quadrasustentavel.blogspot.com/2008/04/dicas-para-economizar-gua.html>
*Adaptado: Reforma Ortográfica.
QUESTÃO 05 - Em
“O melhor é acumular a roupa...”, a palavra sublinhada pode ser substituída, sem
alteração de sentido, por
A)
deixar.
B)
guardar.
C) fragmentar.
D) juntar.
E)
pendurar.
GABARITO
1 - E;
2 - C;
3 - C;
4 - E;
5 - D.
Que maravilha de textos! Sou professora e neste bimestre temos que levar o aluno a entender o que seria "inferir o sentido de uma palavra". Precisa falar mais alguma coisa? Obrigada.
ResponderExcluirSei como é a dificuldade para encontrar materiais sobre esses descritores, por isso os deixo à disposição. Desde já sou grato pelo comentário. Bom trabalho, professora.
ResponderExcluirParabéns excelentes textos! interpretação perfeita e ainda com gabarito! Obrigadaaaaa!
ResponderExcluirObrigado, peço que compartilhe este blog!
ExcluirNota 10
ResponderExcluir