Esse tipo de argumento
consiste no relato de um PEQUENO fato (real ou fictício). O exemplo dado deve
ser coerente com a realidade, ou seja, pode até ser fictício, no entanto não
pode ser inverossímil. Essa estratégia argumentativa é amplamente usada quando
a tese defendida é muito teórica e carece de esclarecimentos com mais dados
concretos. Assim, ilustram-se uma situação, um problema, um assunto, ou usam-se
exemplos pertinentes à ideia exposta. Exemplo:
O machismo e a misoginia são promovidos
pela própria sociedade. Meninas são ensinadas a aceitar a submissão ao
posicionamento masculino, ainda que estejam inclusas agressões e violência,
do abuso psicológico ao sexual. Os meninos, por sua vez, têm seu caráter
construído à medida que absorvem valores patriarcais e abusivos, os quais
serão refletidos em suas condutas ulteriores.
Observe no
parágrafo acima que a estudante sustenta a tese de o machismo e a misoginia
nascerem na própria sociedade ao usar dois exemplos de como a sociedade promove
esses tipos de comportamentos: uma ilustração para as meninas; outra, para os
meninos. Enfim, essas duas ilustrações são pertinentes e coerentes à tese
defendida ao longo do texto da estudante.
Na
argumentação por exemplo, formulamos um princípio geral a partir de casos
particulares ou da probabilidade de repetição de casos idênticos. O caso
particular serve, então, para comprovar uma tese. Temos esse tipo de
argumentação, quando, por exemplo, depois de narrar (um relato curto) que um
fiscal de arrecadação foi preso em flagrante recebendo propina, concluímos que
os fiscais são corruptos.
A proposição
geral pode aparecer no início, no final ou no meio do texto. O que importa é
que ela seja a generalização fundada numa “história de vida”. O caso concreto
deve ser narrado em poucas palavras para que a dissertação-argumentativa não
perca as suas características e não se compare com uma narração.
Constitui
defeito argumentativo dar à afirmação geral um alcance que o caso particular
não permite. Por exemplo, não se pode dizer, a partir de um único caso de
corrupção no serviço público, que todos os funcionários são corruptos. As
generalizações indevidas, as afirmações gerais que nada têm a ver com os casos
particulares relatados ou que são contrárias aos fatos narrados destroem a
argumentação baseada em fatos singulares.
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