Jovens x Mercado de Trabalho:
As perspectivas de trabalho
PROPOSTA ( DO SITE PROJETO DE REDAÇÃO - VISITE-O)
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos
conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre
o tema: Jovens x Mercado de Trabalho: As Perspectivas de Trabalho.
Apresente proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e
fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO 01
As empresas de um modo geral buscam por profissionais experientes para cobrir as suas vagas de trabalho, pois
afirmam que as pessoas experientes possuem mais habilidades para resolver problemas, mais bagagem técnica e são
mais fáceis de lidar ou seja, são menos rebeldes do que os jovens. E mesmo nos dias atuais continuam buscando por
profissionais que estejam dispostos a aceitar todas as imposições da empresa no que se refere ao trabalho.
Por sua vez, o sistema educacional não prepara o jovem para o mercado de trabalho – na verdade – apenas o prepara
para atender as necessidades curriculares de uma determinada profissão. De uma maneira geral os sistemas
educacionais funcionam segundo princípios de linearidade e espera-se que cada estágio evolua de maneira lógica com
relação à etapa anterior. Daí o que se espera como resultado final é que se o estudante evoluir em cada estágio, tirar
boas notas e seguir o caminho traçado pelo sistema ao concluir o ensino superior irá sair educado e preparado para ter
sucesso em tudo que o mercado colocar a sua frente.
Em suma, de uma maneira lógica e preditiva é bem similar aqueles gráficos ascendentes que as empresas
apresentavam no passado: “Hoje estamos aqui, daqui a dez anos estaremos no topo do gráfico”. Portanto, ainda
acredita-se que o jovem irá sair preparado para algo que vai acontecer depois, todavia, nem o jovem, nem o mercado
sabem exatamente para que tendência o mercado vai evoluir. Por conta , dessas incertezas é que muitas vezes os
jovens se dedicam a uma determinada carreira da “moda”, mas, para sua surpresa quando vão para o mercado o
mesmo já está saturado ou aquela oportunidade já não é a nova tendência do momento.
Disponível em
http://www.fbcriativo.org.br/pt/site/publicacoes/noticias/jovens-x-mercado-de-trabalho-perspectivas-de-trabalho/
TEXTO 2
De acordo com a PNADC, a População Economicamente Ativa (PEA) apresentou alta de 1,4% em 2016, pressionada
pelo comportamento dos declarados “não chefes de família”, em que a variação de 2,7% no período reflete o ingresso
de um ou mais membros do domicílio na força de trabalho, a fim de recompor a renda familiar perdida com o
agravamento da recessão. Na desagregação por faixa etária, nota-se que, enquanto o número de jovens de 14 a 24
anos ocupados recuou 8,4% em 2016, o contingente dos trabalhadores com mais de 59 anos cresceu 1,1%, sendo
o único segmento a apresentar variação positiva no ano passado.
De forma similar, a análise por nível de escolaridade revela que as maiores contrações do nível de emprego ocorrem
nas duas faixas que abarcam os trabalhadores com menor grau de instrução, enquanto o conjunto de trabalhadores com o ensino superior registra expansão, indicando que, mesmo durante o período mais grave da crise, a economia
brasileira conseguiu gerar postos de trabalho destinados a pessoas com maior hadores com maior escolaridade que
perderam seus empregos partiram para o empreendedorismo se tornando “por conta própria”.
Fonte: http://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/index.php/category/mercado-de-trabalho/
TEXTO 3
Fonte: http://tudibao.com.br/2010/04/ainda-sobre-o-alto-nivel-de-exigencia-para-as-vagas.html
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
-
Tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”.
- A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo.
- Apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
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