A coesão e a coerência são dois elementos que não podem faltar em qualquer texto, ainda mais na prova de redação do ENEM. Os dois somam 400 pontos se forem bem utilizados pelo candidato, por isso, a seguir, leia e treine mais o seu texto para que fique coerente e coeso. Bons estudos!
COESÃO
E COERÊNCIA
MECANISMO
DE COESÃO TEXTUAL
Coerência sentido lógico
Coesão
encadeamento
Observe o que está escrito no manual de redação do ENEM
acerca desses dois importantes elementos para a construção de um excelente
texto:
COMPETÊNCIA 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,
fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
O terceiro aspecto a ser avaliado em seu texto
é a forma como você, em seu texto, seleciona, relaciona, organiza e interpreta
informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto de vista defendido
como tese. É preciso elaborar um texto que apresente, claramente,
uma ideia a ser defendida e argumentos que justifiquem a posição assumida por você
em relação à temática da proposta de redação.
Essa
competência trata da inteligibilidade do seu texto, ou seja, de sua coerência, da plausibilidade entre as ideias
apresentadas.
A
inteligibilidade de sua redação depende, portanto, dos seguintes fatores:
• relação de sentido entre as partes do texto;
• precisão vocabular;
• seleção de argumentos;
• progressão temática adequada ao desenvolvimento do tema,
revelando que a redação foi planejada e que as ideias desenvolvidas são pouco a
pouco apresentadas, em uma ordem lógica; e
• adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real.
• O que é coerência?
A
coerência se estabelece com base nas ideias apresentadas no texto e nos conhecimentos
dos interlocutores, garantindo a construção do sentido de acordo com as
expectativas do leitor. Está, pois, ligada à compreensão, à possibilidade de interpretação
dos sentidos do texto. O leitor poderá “processar” esse texto e refletir a
respeito das ideias nele contidas; pode, em resposta, reagir de maneiras
diversas: aceitar, recusar, questionar, até mesmo mudar seu comportamento em
face das ideias do autor, compartilhando ou não de sua opinião.
Resumindo: na organização do texto dissertativo-argumentativo, você deve
procurar atender às seguintes exigências:
• apresentação clara da tese e
seleção dos argumentos que a sustentam;
• encadeamento das ideias, de modo
que cada parágrafo apresente informações novas, coerentes com o que foi
apresentado anteriormente, sem repetições ou saltos temáticos;
• congruência entre as informações
do texto e a realidade; e
• precisão vocabular.
Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários
para a construção da argumentação
Os aspectos a serem avaliados nesta competência
dizem respeito à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A
organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si
uma relação que garanta a sequenciação coerente do texto e a interdependência
das ideias. Esse encadeamento pode ser expresso por conjunções, por determinadas
palavras, ou pode ser inferido a partir da articulação dessas ideias.
Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela
coesão do texto, porque estabelecem inter-relação de orações, frases e
parágrafos. Cada parágrafo será composto de um ou mais períodos também
articulados; cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.
Assim, na produção da sua redação, você deve
utilizar variados recursos linguísticos que garantam as relações de
continuidade essenciais à elaboração de um texto coeso. Na avaliação dessa
competência, será considerado o seguinte aspecto:
• Encadeamento textual
Para garantir a coesão textual, devem ser
observados determinados princípios em diferentes níveis:
– Estruturação dos parágrafos: Um parágrafo é
uma unidade textual formada por uma ideia principal à qual se ligam ideias
secundárias. No texto dissertativo-argumentativo, os parágrafos podem ser
desenvolvidos por comparação, por causa-consequência, por
exemplificação, por detalhamento, entre outras possibilidades. Deve haver uma articulação entre um parágrafo e outro.
– Estruturação dos períodos: Pela própria especificidade do
texto dissertativo argumentativo, os períodos do texto são, normalmente,
estruturados de forma complexa, formados por duas ou mais orações, para que se
possam expressar as ideias de causa-consequência, contradição, temporalidade, comparação,
conclusão, entre outras.
– Referenciação: As referências a pessoas, coisas, lugares,
fatos são introduzidas e, depois, retomadas, à medida que o texto vai
progredindo. Esse processo pode ser expresso por pronomes, advérbios, artigos
ou vocábulos de base lexical, estabelecendo relações de sinonímia, antonímia,
hiponímia, hiperonímia, uso de expressões resumitivas, expressões metafóricas
ou expressões metadiscursivas.
RECOMENDAÇÕES
Procure utilizar as seguintes estratégias de
coesão para se referir a elementos que já apareceram anteriormente no texto:
a) substituição de termos ou expressões por pronomes
pessoais, possessivos e demonstrativos, advérbios que indicam localização,
artigos;
b) substituição de termos ou expressões por
sinônimos, antônimos, hipônimos, hiperônimos, expressões resumitivas ou
expressões metafóricas;
c) substituição de substantivos, verbos,
períodos ou fragmentos do texto por conectivos ou expressões que resumam e
retomem o que já foi dito; e
d) elipse ou omissão de elementos que já tenham
sido citados anteriormente ou sejam facilmente identificáveis.
Resumindo: na elaboração da redação, você deve, pois, evitar:
• frases fragmentadas que comprometam a
estrutura lógico-gramatical;
• sequência justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos,
reproduzindo usos típicos da oralidade;
• frase com apenas oração subordinada, sem oração
principal;
• emprego equivocado de conector (preposição, conjunção,
pronome relativo, alguns advérbios e locuções adverbiais) que não estabeleça
relação lógica entre dois trechos do texto e prejudique a compreensão da
mensagem;
• emprego do pronome relativo sem a preposição, quando
obrigatória; e
• repetição ou substituição inadequada de palavras, sem
empregar os recursos oferecidos pela língua (pronome, advérbio, artigo,
sinônimo).
Detalhe: cada competência equivale a 200 pontos, portanto,
coesão e coerência praticamente são dois assuntos que somam quase a metade da
nota da redação do exame nacional do ensino médio, logo, vamos estudá-los.
Agora, vamos estudar mais a fundo os mecanismos que
garantem coesão textual. Inicialmente,
é importante entender que a coesão textual ocorre em vários níveis:
COESÃO
ENTRE PALAVRAS ENTRE ORAÇÕES ENTRE PERÍODOS ENTRE PARÁGRAFOS ENTRE TEXTO E CONTEXTO
São esses diferentes encadeamentos que tornam o texto coeso
e que, consequentemente, colaboram para sua coerência.
Para usar a metáfora criada por João Cabral de Melo Neto,
da mesma forma que um rio necessita de “muita água em fios/para que todos os
poços se enfrasem”, o texto precisa de mecanismos
linguísticos que mantenham as relações textuais e garantam a continuidade
de sentido.
Observe, no quadro a seguir, a síntese dos mecanismos de
coesão referentes a cada uma dessas relações textuais:
Mecanismos de coesão
|
||
Referencial
|
Recorrencial
|
Sequencial
|
1.
Substituição
1.1. Anáfora
1.2. Catáfora
1.3. Elipse
2.
Reiteração
2.1. Sinônimos
2.2. Hiperônimos
2.3. Nomes genéricos
2.4.Expressões
nominais definidas
2.5. Repetição
|
1.
Retomada de termos
2.
Paralelismo
|
1.
Correlação dos tempos verbais
2.
Conexão entre orações
3.
Conexão entre períodos e entre parágrafos
|
Na próxima publicação, detalharemos cada mecanismos de coesão listados acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário