quinta-feira, 17 de agosto de 2017

COESÃO E COERÊNCIA: MAIS 400 PONTOS NA REDAÇÃO DO ENEM

A coesão e a coerência são dois elementos que não podem faltar em qualquer texto, ainda mais na prova de redação do ENEM. Os dois somam 400 pontos se forem bem utilizados pelo candidato, por isso, a seguir, leia e treine mais o seu texto para que fique coerente e coeso. Bons estudos!

COESÃO E COERÊNCIA

MECANISMO DE COESÃO TEXTUAL
Você já sabe que um texto adequado e compreensível é aquele que tem, entre outros fatores:
 Coerência                               sentido lógico
Coesão                               encadeamento

Observe o que está escrito no manual de redação do ENEM acerca desses dois importantes elementos para a construção de um excelente texto:

COMPETÊNCIA 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

O terceiro aspecto a ser avaliado em seu texto é a forma como você, em seu texto, seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto de vista defendido como tese. É preciso elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e argumentos que justifiquem a posição assumida por você em relação à temática da proposta de redação.
Essa competência trata da inteligibilidade do seu texto, ou seja, de sua coerência, da plausibilidade entre as ideias apresentadas.
A inteligibilidade de sua redação depende, portanto, dos seguintes fatores:
• relação de sentido entre as partes do texto;
• precisão vocabular;
• seleção de argumentos;
• progressão temática adequada ao desenvolvimento do tema, revelando que a redação foi planejada e que as ideias desenvolvidas são pouco a pouco apresentadas, em uma ordem lógica; e
• adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real.

• O que é coerência?
A coerência se estabelece com base nas ideias apresentadas no texto e nos conhecimentos dos interlocutores, garantindo a construção do sentido de acordo com as expectativas do leitor. Está, pois, ligada à compreensão, à possibilidade de interpretação dos sentidos do texto. O leitor poderá “processar” esse texto e refletir a respeito das ideias nele contidas; pode, em resposta, reagir de maneiras diversas: aceitar, recusar, questionar, até mesmo mudar seu comportamento em face das ideias do autor, compartilhando ou não de sua opinião.
Resumindo: na organização do texto dissertativo-argumentativo, você deve procurar atender às seguintes exigências:
• apresentação clara da tese e seleção dos argumentos que a sustentam;
• encadeamento das ideias, de modo que cada parágrafo apresente informações novas, coerentes com o que foi apresentado anteriormente, sem repetições ou saltos temáticos;
• congruência entre as informações do texto e a realidade; e
• precisão vocabular.
Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Os aspectos a serem avaliados nesta competência dizem respeito à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta a sequenciação coerente do texto e a interdependência das ideias. Esse encadeamento pode ser expresso por conjunções, por determinadas palavras, ou pode ser inferido a partir da articulação dessas ideias. Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto, porque estabelecem inter-relação de orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto de um ou mais períodos também articulados; cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.
Assim, na produção da sua redação, você deve utilizar variados recursos linguísticos que garantam as relações de continuidade essenciais à elaboração de um texto coeso. Na avaliação dessa competência, será considerado o seguinte aspecto:

• Encadeamento textual

Para garantir a coesão textual, devem ser observados determinados princípios em diferentes níveis:
– Estruturação dos parágrafos: Um parágrafo é uma unidade textual formada por uma ideia principal à qual se ligam ideias secundárias. No texto dissertativo-argumentativo, os parágrafos podem ser desenvolvidos por comparação, por causa-consequência, por exemplificação, por detalhamento, entre outras possibilidades. Deve haver uma articulação entre um parágrafo e outro.
– Estruturação dos períodos: Pela própria especificidade do texto dissertativo argumentativo, os períodos do texto são, normalmente, estruturados de forma complexa, formados por duas ou mais orações, para que se possam expressar as ideias de causa-consequência, contradição, temporalidade, comparação, conclusão, entre outras.
– Referenciação: As referências a pessoas, coisas, lugares, fatos são introduzidas e, depois, retomadas, à medida que o texto vai progredindo. Esse processo pode ser expresso por pronomes, advérbios, artigos ou vocábulos de base lexical, estabelecendo relações de sinonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia, uso de expressões resumitivas, expressões metafóricas ou expressões metadiscursivas.

RECOMENDAÇÕES

Procure utilizar as seguintes estratégias de coesão para se referir a elementos que já apareceram anteriormente no texto:
a) substituição de termos ou expressões por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, advérbios que indicam localização, artigos;
b) substituição de termos ou expressões por sinônimos, antônimos, hipônimos, hiperônimos, expressões resumitivas ou expressões metafóricas;
c) substituição de substantivos, verbos, períodos ou fragmentos do texto por conectivos ou expressões que resumam e retomem o que já foi dito; e
d) elipse ou omissão de elementos que já tenham sido citados anteriormente ou sejam facilmente identificáveis.
Resumindo: na elaboração da redação, você deve, pois, evitar:
• frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico-gramatical;
• sequência justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos, reproduzindo usos típicos da oralidade;
• frase com apenas oração subordinada, sem oração principal;
• emprego equivocado de conector (preposição, conjunção, pronome relativo, alguns advérbios e locuções adverbiais) que não estabeleça relação lógica entre dois trechos do texto e prejudique a compreensão da mensagem;
• emprego do pronome relativo sem a preposição, quando obrigatória; e
• repetição ou substituição inadequada de palavras, sem empregar os recursos oferecidos pela língua (pronome, advérbio, artigo, sinônimo).
Detalhe: cada competência equivale a 200 pontos, portanto, coesão e coerência praticamente são dois assuntos que somam quase a metade da nota da redação do exame nacional do ensino médio, logo, vamos estudá-los.
Agora, vamos estudar mais a fundo os mecanismos que garantem coesão textual. Inicialmente, é importante entender que a coesão textual ocorre em vários níveis:





COESÃO

ENTRE PALAVRAS    ENTRE ORAÇÕES   ENTRE PERÍODOS      ENTRE PARÁGRAFOS        ENTRE TEXTO E CONTEXTO

São esses diferentes encadeamentos que tornam o texto coeso e que, consequentemente, colaboram para sua coerência.
Para usar a metáfora criada por João Cabral de Melo Neto, da mesma forma que um rio necessita de “muita água em fios/para que todos os poços se enfrasem”, o texto precisa de mecanismos linguísticos que mantenham as relações textuais e garantam a continuidade de sentido.
Observe, no quadro a seguir, a síntese dos mecanismos de coesão referentes a cada uma dessas relações textuais:
Mecanismos de coesão
Referencial
Recorrencial
Sequencial
1. Substituição
1.1. Anáfora
1.2. Catáfora
1.3. Elipse

2. Reiteração
2.1. Sinônimos
2.2. Hiperônimos
2.3. Nomes genéricos
2.4.Expressões nominais definidas
2.5. Repetição
1. Retomada de termos
2. Paralelismo

1. Correlação dos tempos verbais
2. Conexão entre orações
3. Conexão entre períodos e entre parágrafos
 Na próxima publicação, detalharemos cada mecanismos de coesão listados acima.

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