terça-feira, 16 de maio de 2017

DISSERTAÇÃO E DISSERTAÇÃO - ARGUMENTATIVA

CONCEITO

A dissertação é um texto que se caracteriza por analisar, explicar, interpretar e avaliar os vários aspectos associados a uma determinada questão. A finalidade da dissertação, portanto, é explicitar um ponto de vista claro e articulado sobre um tema específico. Em alguns casos, além da análise cuidadosa e detalhada de um tema, espera-se que o texto também apresente os argumentos para a defesa de um ponto de vista (tese). Quando isso ocorre, tem-se a dissertação-argumentativa.

CONTEXTO DE CIRCULAÇÃO

Seu contexto de produção faz com que fique restrita aos espaços escolares e universitários, onde é prioritariamente utilizada para avaliar a capacidade de exposição e argumentação dos alunos.

O LEITOR DA DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA

Pela natureza expositiva e argumentativa associada a esse gênero, espera-se que a dissertação-argumentativa tenha como interlocutor um leitor de perfil universal.
Ao escrever seu texto para um leitor universal, o autor busca garantir que o texto não seja caracterizado por uma perspectiva muito subjetiva, para não comprometer seu objetivo de fazer com que os leitores encarem a análise exposta ou defendida como uma reflexão marcada pelo bom senso e pela razão.
A dissertação-argumentativa deve apresentar um discurso generalizante dirigido a um interlocutor de perfil genérico.

ESTRUTURA


A estrutura da dissertação-argumentativa apresenta uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Na introdução, deve-se inserir a tese ou o ponto de vista. No desenvolvimento, estarão os argumentos que sustentarão o ponto de vista citado na introdução. Na conclusão, especialmente para a prova do ENEM, deve-se apresentar a proposta de intervenção social. Nesse sentido, a dissertação-argumentativa precisa ter, no mínimo, três parágrafos, para que o candidato não zere a prova de redação. O ideal, porém, é que a redação apresente mais de três parágrafos. Vamos analisar esses três componentes por meio de exemplos.

Título: opcional no ENEM. Apresentação concisa da tese a ser defendida no texto. 


LINGUAGEM

Por ser um texto que se desenvolve por meio da análise de diversos aspectos associados à questão central, a dissertação-argumentativa apresenta algumas características bem definidas em relação à linguagem.
A primeira observação a ser feita diz respeito ao uso dos verbos. O presente do Indicativo predomina em textos expositivos e argumentativos. Releia e observe.


“De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, é na infância que os indivíduos passam pelo processo de socialização, ou seja, adquirem os valores morais e éticos da sociedade em que se encontram. Se, nesse período, a criança for bombardeada por uma série de propagandas ideológicas, ela pensará que a felicidadepode ser alcançada ao lanchar em determinado restaurante, ao adquirir determinado brinquedo ou ao vestir determinadas roupas. , portanto, a necessidade de banir quaisquer tipos de publicidade que utilizem a ingenuidade infantil para a obtenção de um maior mercado consumidor.”

O presente do Indicativo não tem, no caso de uma análise ou defesa de ponto de vista, uma conotação temporal, ou seja, ele não faz referência a acontecimentos que ocorrem no momento da enunciação. Sua função é permitir a generalização própria do encaminhamento analítico. Nesse sentido, assume um valor atemporal.
Outra característica distintiva da linguagem das dissertações é a preferência por substantivos abstratos. Isso se explica pela necessidade que temos, quando analisamos, de definir, de comparar, de argumentar, sempre buscando a construção de um discurso mais generalizante.
Também como uma necessidade decorrente da construção de um discurso mais abrangente, deve-se evitar o uso das formas de 1ª pessoa no texto dissertativo-argumentativo. Esse cuidado se explica pelo desejo de fazer com que o texto seja encarado não como expressão de um olhar subjetivo, particular, mas sim como uma argumentação racional, válida para todas as pessoas.
Pelo mesmo motivo, espera-se que as dissertações sejam redigidas respeitando as regras da variedade escrita de prestígio do português.



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